sábado, 21 de novembro de 2020

Jane Birkin: algumas curiosidades sobre a sua vida e obra

A Jane Birkin de outrora e a mais atual
in https://vejasp.abril.com.br/


Jane Mallory Birkin (Londres, 14 de dezembro de 1946) é uma atriz e cantora inglesa que vive na França, tendo atuado no cinema de ambos os países.

Infância e adolescência

Jane Mallory Birkin nasceu no dia 14 de dezembro de 1946 em Marylebone, Londres, Inglaterra. Sua mãe era uma atriz e seu pai era membro da Marinha Real Britânica. Ela também tem um irmão, o roteirista e diretor Andrew Birkin.
Carreira

Jane emergeu na Swinging London após aparecer no filme Blow-Up de 1966 e Wonderwall de 1968, este último que teve a trilha sonora produzida por George Harrison. Quando ela foi para a França para uma audição em 1969 conheceu Serge Gainsbourg, e a partir de então, começaram a ter várias colaborações entre os dois. Nesse mesmo ano os dois fizeram o famoso dueto "Je t'aime... moi non plus" (que originalmente, Serge Gainsbourg havia escrito para Brigitte Bardot). A música na época provocou um escândalo e foi banida em diversas rádios de diversos países.



Jane Birkin e Dirk Bogarde no tapete vermelho 
do Festival de Cannes na década de 1990.

Vida pessoal

Foi casada de 1965 a 1968 com John Barry, um compositor inglês que escreveu o tema original dos filmes de James Bond. A filha de ambos, a fotógrafa Kate Barry, nasceu em 1967 e morreu em 2013 após uma queda do quarto andar de um edifício em Paris.[1]

Jane Birkin com sua filha Charlotte Gainsbourg em 2010.


Teve uma relação muito apaixonada e criativa com o seu mentor Serge Gainsbourg - eles conheceram-se no set de Slogan e casaram-se em 1968. Tiveram uma filha, a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg, e separaram-se em 1980.

Em 1982 teve a terceira filha, Lou Doillon, de uma relação com o director Jacques Doillon.

Curiosidades

A canção Je t'aime … moi non plus foi proibida em Portugal e no Brasil na época em que foi lançada, pela sua controvérsia e por ser considerada como atentado aos costumes pelo regime salazarista e pelo governo da ditadura no Brasil, vigentes na época.

Jane Birkin é a inspiração da famosa e cobiçada Birkin bag da marca Hermès. Durante uma viagem de avião em 1980, Jane derrubou sua bolsa Kelly, caindo seus pertences no chão. O diretor da marca Hermés estava no local, e ela comentou que sua bolsa era pequena, se fosse maior não cairiam as suas coisas. O diretor da marca então propôs fazer uma bolsa que lhe correspondesse melhor. Surgiu assim a Birkin bag, que foi batizada pela empresa com o seu nome.

Discografia

1973 - Di doo dah
1987 - Lost song
1998 - Best Of
2002 - Arabesque
2006 - Fictions

(in pt.wikipedia.org)

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Algumas expressões correntes em que entra o verbo "atirar": sempre a aprender!

imagem in oglobo.globo.com


Atirado para a frente - que tem iniciativa; que vai na frente do progresso

Atirar abaixo - diz-se do professor que obriga o estudante a falhar no exame; dizer mal de alguém

Atirar à cara - acusar

Atirar ao mundo - abandonar

Atirar a pedra e esconder a mão - dissimular um mal que se fez

Atirar a primeira pedra - ser o primeiro a fazer acusações ou a impor sanções contra alguém, sem refletir nas suas próprias culpas. Provém do episódio da Bíblia em que Cristo protege uma mulher adúltera. Narra-se no Evangelho segundo S. João, 8

Atirar às bochechas - dizer francamente

Atirar às ervas - abandonar nas piores condições

Atirar às feras - acusar; abandonar nas piores condições

Atirar às malvas/atirar às urtigas - fazer por esquecer

Atirar com a albarda ao ar/atirar com os aparelhos ao ar - zangar-se; irritar-se; ficar farto

Atirar de cangalhas - atirar alguém ou algo ao chão

Atirar dinheiro pela janela fora/Atirar dinheiro para a rua - desperdiçar dinheiro

Atirar o barro à parede - sondar; usar de habilidade para conhecer as intenções de alguém

Atirar o coração ao largo - desistir, conformar-se

Atirar para o azar - causar infelicidade; ofender, magoar

Atirar para o torto - falhar; causar prejuízo, ofender, magoar

Atirar poeira aos olhos - o significado atual da expressão "iludir, confundir, enganar, perturbar" é por de mais conhecido. Literalmente, a frase tem um sentido que, depois, passou para a linguagem figurada. Mas o curioso é que a sua origem está, precisa e objetivamente , na interpretação à letra que se perdeu. Hoje, essa literalidade digamos que só é notória nas corridas de automóveis, tipo rallies ou safaris (quando disputados em estradas de macadame ou na areia). Mas outrora ligava-se às provas de atletismo, antes do tartan, do asfalto e doutros pisos sintéticos. É que nas Olimpíadas gregas os atletas corriam em caminhos arenosos. E os vencedores ou, pelo menos, aqueles que iam na frente, levantavam poeira (areia) com o movimento dos seus pés, o que, naturalmente, "confundia, perturbava" os concorrentes que lhes seguiam na peugada.

Atirar-se ao ar - enfurecer-se; zangar-se

Atirar-se como gato a bofe - com sofreguidão

Atirar-se de cabeça - enfronhar-se num assunto ou numa situação

Atirar tudo para trás das costas - não dar importância às situações

Atirar uma casca de laranja a alguém - trair; fazer que outrem fique mal colocado ou cometa uma falta; fazer uma armadilha 

(encontrei em: Dicionário de expressões correntes, de Orlando Neves, Notícias Editorial) 

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Generosidade em tempos de pandemia

Sim, temos de refletir no que podemos fazer por aqueles que necessitam da nossa ajuda e não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje.

Para isso, atentemos numa meditação de Kahlil Gibran:

"A generosidade não está em dar aquilo que temos a mais, mas sim em dar aquilo de que outros precisam mais do que nós."


br.pinterest.com

Então, mãos à obra!

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Hoje é o Dia Mundial do Mar

imagem in verdaqui.pt


Este ano o mote das Nações Unidas é o da Inovação para um Oceano Sustentável.

Celebra-se esta segunda feira (8 de junho) o Dia Mundial dos Oceanos, uma efeméride comemorada desde 1992, no seguimento da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

Pretende-se que este dia possa ser uma inspiração e uma oportunidade para celebrar os benefícios que todos nós recebemos dos oceanos, ao mesmo tempo que tomamos consciência da nossa responsabilidade enquanto sociedade e enquanto cidadãos de garantir uma utilização sustentável dos oceanos e dos seus recursos.

Sobre este tema a ZERO - ASSOCIAÇÃO SISTEMA TERRESTRE SUSTENTÁVEL identificou 5 prioridades:

Concluir o processo para ter 10 por cento de áreas marinhas protegidas

Portugal está entre os países que ainda não atingiu 10% de áreas marinhas protegidas como previsto para 2020, ficando-se por agora nos 7%. Apesar de em dezembro de 2019, através de uma Resolução de Conselho de Ministros, Portugal ter aprovado o Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional para as subdivisões Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida, que a diretiva europeia impunha concluir até 2021, falta ainda incluir as áreas marinhas dos Açores. Tal deverá ocorrer nos próximos meses. Porém, é fundamental assegurar uma gestão e uma monitorização efetivas destas áreas.

Oceanos sem plástico

Os oceanos enfrentam uma ameaça enorme e crescente pelas mais de 8 mil milhões de toneladas de plástico que chegam ao meio marinho a partir de fontes terrestres todos os anos. Tal equivale a despejar um camião de lixo cheio de plástico nos oceanos a cada minuto. À medida que o plástico continua a inundar os nossos oceanos, a lista de espécies marinhas afetadas pelos resíduos de plásticos aumenta. Os plásticos nunca desaparecem, decompondo-se em pedaços cada vez menores. Quando consumidos por peixes, alguns desses microplásticos com produtos químicos nocivos podem subir na cadeia alimentar até ao peixe que comemos. Os plásticos nos oceanos ameaçam a viabilidade de ecossistemas marinhos críticos. À escala mundial, apenas 9% de todos os resíduos de plástico gerados é reciclado. A reciclagem por si só não é suficiente para resolver a crise do plástico. Precisamos reduzir com urgência a quantidade de plástico descartável produzido, promovendo a sua menor utilização e soluções de reutilização como alternativa.

Escolher melhor o peixe que se consome

Escolher melhor o peixe que se consome
Os portugueses consomem, em média, 61,5 kg de pescado per capita, estando em primeiro lugar na União Europeia e em terceiro a nível mundial, atrás apenas da Coreia e da Noruega.Este consumo elevado pode ter impactos menos positivos em termos ambientais, caso a escolha incida mais sobre peixes de vida longa e, em particular, sobre espécies que estejam em sobrepesca, ou cujos métodos de pesca sejam mais destruidores dos fundos marinhos e menos criteriosos nas espécies e dimensões capturadas.Assim, é urgente que as políticas públicas incentivem a pesca sustentável ao mesmo tempo que se sensibiliza a população para a necessidade de integrar nos seus hábitos alimentares pescado de vida mais curta e espécies cujos stocks não estejam em sobrepesca.

Precisamos de uma área de emissões controladas no Mediterrâneo e frente a Portugal

Para as áreas costeiras e cidades portuárias, os navios são uma importante fonte de poluição do ar. A A ZERO tem proposto que o Governo inicie uma articulação com os países do Mediterrâneo, origem/destino maioritário do tráfego da zona costeira de Portugal Continental, de forma a implementar, tão rapidamente quanto possível, uma Área de Controlo de Emissões no Atlântico (ECA – Emission Control Area), para o enxofre e para o azoto, que ligue a área já existente do Mar Báltico, Mar do Norte e Canal da Mancha ao Mediterrâneo, abrangendo-o também. Estas áreas estão previstas no Anexo VI da Convenção MARPOR da Organização Marítima Internacional. Nestas áreas, o combustível a ser utilizado não pode ter mais de 0,1% de enxofre, cinco vezes menos do que o atualmente permitido. No que respeita aos óxidos de azoto, os novos navios têm de utilizar tecnologias que permitam uma redução significativa destas emissões.

Cruzeiros – abastecimento de eletricidade é apenas um bom começo

No que respeita à poluição por navios de cruzeiros nas cidades portuárias, a ZERO mostra a sua satisfação face ao anúncio efetuado na sexta-feira de que passará a estar disponível para os navios de cruzeiros, a partir de 2022, uma ligação elétrica para funcionamento enquanto estão no porto. Tal decisão, comunicada com dois anos de antecedência, deve ser uma exigência e navios de cruzeiro sem essa capacidade não deverão poder escalar a capital a partir da data em que o sistema estiver instalado. Os grandes navios de cruzeiros, nomeadamente em Lisboa, causam elevadas emissões de enxofre, azoto e principalmente partículas, muitas delas de maior toxicidade por serem ultrafinas, tendo vários estudos apontado para consequências graves em termos de saúde pública noutros portos. Vários estudos indicam que o uso de gás natural como alternativa ao fuel não reduz significativamente as emissões de dióxido de carbono pelo que são necessários investimentos noutras tecnologias como motores elétricos alimentados por baterias ou através de células de combustível a hidrogénio e medidas como a redução de velocidade dos navios e, de forma global, a redução do próprio tráfego que tem vindo sempre a aumentar.

encontrei in:  verdaqui.pt