quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

China não faz tenções de enviar armas para a Rússia

UE já advertiu China que fornecimento de armas à Rússia seria “linha  vermelha” – Observador
in observador.pt


Josep Borrell revela que China não vai enviar armas à Rússia

A China não irá enviar armas para a Rússia. A garantia foi dada pelo chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, na sequência de uma conversa com o seu homólogo do Partido Comunista Chinês, Wang Yi:

"Tive uma conversa com ele e manifestei a minha preocupação sobre o possível envio de armas chinesas para a Rússia. Pedi-lhe para não o fazer, partilhando a nossa preocupação e dizendo que seria ultrapassada uma linha vermelha na nossa relação. Disse-me que não o vão fazer e que não têm planos para o fazer, mas nós vamos permanecer vigilantes."

A revelação de Borrell foi feita na chegada a Bruxelas para mais um encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

Em cima da mesa estará o reforço da ajuda militar à Ucrânia, com o responsável pela política externa da UE a alertar para a falta de munições entre as forças ucranianas.

O 10.º pacote de sanções também será discutido entre a diplomacia europeia, centrado num maior controlo das exportações e no combate às formas de contornar as sanções.

O objetivo passa por alcançar um acordo até sexta-feira, dia em que se assinala o aniversário da invasão russa.

In pt.euronews.com  20.02.2023

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

A Quaresma: mensagem com palavras sábias do Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 21 fev 2023 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai iniciar esta quarta-feira o tempo da Quaresma, de preparação para a Páscoa, este ano em ligação ao processo sinodal lançado por Francisco, que pede abertura à “novidade”.

“O caminho sinodal está radicado na tradição da Igreja e, ao mesmo tempo, aberto para a novidade. A tradição é fonte de inspiração para procurar estradas novas, evitando as contrapostas tentações do imobilismo e da experimentação improvisada”, escreve, na sua mensagem para o novo tempo litúrgico, com o tema ‘Ascese quaresmal, itinerário sinodal’.

Francisco aponta a uma “transfiguração, pessoal e eclesial”, na preparação para a Páscoa e no Sínodo 2021-2024.

“É preciso pôr-se a caminho, um caminho em subida, que requer esforço, sacrifício e concentração, como uma excursão na montanha. Estes requisitos são importantes também para o caminho sinodal, que nos comprometemos, como Igreja, a realizar. Far-nos-á bem refletir sobre esta relação que existe entre a ascese quaresmal e a experiência sinodal”, apela.

A mensagem pede atenção particular aos “rostos e vicissitudes daqueles que precisam de ajuda”.

A escuta de Cristo passa também através da escuta dos irmãos e irmãs na Igreja; nalgumas fases, esta escuta recíproca é o objetivo principal, mas permanece sempre indispensável no método e estilo duma Igreja sinodal”.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início com a celebração de Cinzas (22 de fevereiro, em 2023), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 9 de abril).

O Papa sugere uma maior atenção, neste período, para a leitura da Bíblia e a celebração litúrgica.

“Se não pudermos participar sempre na Missa, ao menos leiamos as Leituras bíblicas de cada dia valendo-nos até da ajuda da internet”, recomenda.

Francisco alerta para os perigos de uma “religiosidade feita de acontecimentos extraordinários”, que ignora a vida quotidiana.


imagem obtida em: https://agencia.ecclesia.pt/


“Para aprofundar o nosso conhecimento do Mestre, para compreender e acolher profundamente o mistério da salvação divina, realizada no dom total de si mesmo por amor, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades”, acrescenta.

Numa reflexão sobre a vivência espiritual da Quaresma, o Papa sustenta que “tanto no itinerário litúrgico como no do Sínodo, a Igreja não faz outra coisa senão entrar cada vez mais profunda e plenamente no mistério de Cristo Salvador”.

“Podemos dizer que o nosso caminho quaresmal é ‘sinodal’, porque o percorremos juntos pelo mesmo caminho, discípulos do único Mestre”, realça.

Também o processo sinodal se apresenta árduo e por vezes podemos até desanimar, mas aquilo que nos espera no final é algo, sem dúvida, maravilhoso e surpreendente, que nos ajudará a compreender melhor a vontade de Deus e a nossa missão ao serviço do seu Reino”.

Na sequência de uma inédita consulta global às comunidades católicas, lançada pelo Papa em outubro de 2021, sete assembleias continentais acontecem entre fevereiro e março, com a seguinte divisão: África e Madagáscar (SECAM), América Latina e Caraíbas (CELAM), América do Norte (EUA/Canadá), Ásia (FABC), Europa (CCEE), Médio Oriente (com a contribuição das Igrejas Católicas orientais) e Oceânia (FCBCO).

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

OC

FONTE: in https://agencia.ecclesia.pt/portal/quaresma-mensagem-do-papa-liga-preparacao-para-a-pascoa-ao-sinodo-pedindo-abertura-a-novidade/

domingo, 19 de fevereiro de 2023

"Adesão" ou "Aderência"? Porque confundimos os dois termos?

É comum sentirmos algumas vezes por parte das pessoas uma certa confusão no uso de uma palavra ou doutra. 

Quem é que não hesita perante tanta palavra que nos oferece dúvidas? Talvez só os especialistas do estudo da Língua! E é com eles que temos de aprender.

Como gosto muito de pesquisar sobre os "enigmas" que cada língua oferece, desta vez resolvi debruçar-me sobre a diferença entre adesão e aderência.

Para isso, consultei a obra de Marco Neves e Sam The Kid (Samuel Mira), Assim ou Assado da Oficina do Livro (100 perguntas sobre a língua portuguesa, Baseado no podcast com o mesmo nome).

Assim ou Assado de Marco Neves e Sam The Kid - Livro - WOOK
imagem in hook.pt

Qual é a diferença entre "adesão" e "aderência"?

Esta é a forma como a maior parte das vezes se explica a diferença entre as duas palavras:"aderência" é para materiais e "adesão" para pessoas.

Se formos pesquisar o uso das palavras ao longo do tempo no português escrito, percebemos que há uma tendência para que as pessoas que escrevem usem a palavra desta forma - mas esta tendência não é assim tão antiga. As palavras já vinham misturadas do latim, com origens muito próximas,, e continuaram ligadas pela história da língua fora. No entanto, ao longo dos séculos, criou-se este hábito de usar "adesão" quando estamos a falar de pessoas e "aderência" quando estamos a falar de coisas.

Agora, claro, o significado destas palavras é próximo e a distinção, embora seja feita muitas vezes, não é absoluta. Não é uma distinção fundamental, muitas línguas próximas não a têm e nós próprios só a fazemos há relativamente pouco tempo. As distinções são criadas pelos próprios falantes. Se os falantes sentem necessidade dessas distinções, elas criam-se. Se não sentem, elas desaparecem e podemos usar outras palavras para fazer a distinção quando ela é necessária.

Qual é a origem de "aderência" e de "adesão"? 

As duas palavras vêm do verbo latino adhaesio, que já significava colar na origem. Quando passou para o português, os falantes deram uma volta às palavras muito própria. Durante muito tempo, "aderência" significava "favor, favorecimento, valimento, proteção"..."Aderência" acabou por voltar a ter um significado mais parecido com o original, talvez por influência das outras línguas europeias. 

O uso dests palavras acabou por se distinguir com o tempo, tendencialmente, tal como vimos acima. No entanto, nunca se desligaram completamente. Nunca perderam a aderência...

O que dizem os dicionários sobre "adesão" e "aderência"?

Se formos olhar para os dicionários, vemos que as duas palavras têm sentidos muito parecidos. Se um marciano aterrasse e consultasse dicionários de português, não encontraria grandes diferenças entre as palavras. A tal regra é, na verdade, uma tendência do uso. É uma regra de etiqueta da língua.

Tendências

A palavra "tendência" é importante nestas questões da língua. Há uma tendência para usar "aderência" em determinados contextos e "adesão" noutros.

...(...)...Não devemos tentar impor uma lógica de fora, que é uma lógica que acaba por prender a língua. Temos de ter algum respeito pelos falantes e pela comunidade de falantes ao longo dos anos. Os falantes tendem a separar "adesão" e "aderência" - mas é apenas isso: uma tendência. Nunca criaram uma regra absoluta. 

SAMUEL 

Uma outra questão... Se, quando pensam em "aderência", pensam em cola, porque é que não aceitam "aderência" com o sentido figurativo da palavra? Ou seja, se eu disser "Estou mesmo colado a esta série de televisão", ninguém questiona. Não, porque é um sentido figurativo. Porque é que as pessoas se pensam que "aderência" é cola, não questionam quando estou "colado" a uma série?

MARCO 

Tens razão. Para ser sincero, o que acontece aqui é que se criam certas ideias que depois ganham a sua força e, de repente, precisamente porque as pessoas têm medo que se lhes diga que estão a usar a palavra de forma errada, o medo é tanto que nem sequer se atrevem a usar a palavra de forma metafórica.

SAMUEL

Exatamente, é o que acontece aqui. Por isso insisto: não se esqueçam que esta palavra tem um sentido metafórico como "apoio"; apego a uma ideia ou líder".

...(...)...

Uma distinção confortável 

A distinção é confortável: "Olha, temos de usar assim e assim é que é correto porque acho que é mais fácil de entender a língua assim. Esquece lá o assado. Mas, quando olhamos para a realidade da língua, não é bem assim. Aliás, "aderência" supostamente é para coisas e não para pessoas, mas os físicos, quando falam da junção de átomos, usam a palavra "adesão". Essa é a palavra correta para aquele contexto. Não estamos aqui perante duas palavras que sejam absolutamente distintas. Depende do uso e das tendências desse uso e do contexto em que estamos.

Como saber a melhor aderência da fita adesiva - APLASTEC
aderência - imagem obtida em aplastec.com.br

Plano PME – Qualicorp
(adesão)
imagem obtida em https://qualicorpcorretor.com.br