É comum sentirmos algumas vezes por parte das pessoas uma certa confusão no uso de uma palavra ou doutra.
Quem é que não hesita perante tanta palavra que nos oferece dúvidas? Talvez só os especialistas do estudo da Língua! E é com eles que temos de aprender.
Como gosto muito de pesquisar sobre os "enigmas" que cada língua oferece, desta vez resolvi debruçar-me sobre a diferença entre adesão e aderência.
Para isso, consultei a obra de Marco Neves e Sam The Kid (Samuel Mira), Assim ou Assado da Oficina do Livro (100 perguntas sobre a língua portuguesa, Baseado no podcast com o mesmo nome).
imagem in hook.pt |
Qual é a diferença entre "adesão" e "aderência"?
Esta é a forma como a maior parte das vezes se explica a diferença entre as duas palavras:"aderência" é para materiais e "adesão" para pessoas.
Se formos pesquisar o uso das palavras ao longo do tempo no português escrito, percebemos que há uma tendência para que as pessoas que escrevem usem a palavra desta forma - mas esta tendência não é assim tão antiga. As palavras já vinham misturadas do latim, com origens muito próximas,, e continuaram ligadas pela história da língua fora. No entanto, ao longo dos séculos, criou-se este hábito de usar "adesão" quando estamos a falar de pessoas e "aderência" quando estamos a falar de coisas.
Agora, claro, o significado destas palavras é próximo e a distinção, embora seja feita muitas vezes, não é absoluta. Não é uma distinção fundamental, muitas línguas próximas não a têm e nós próprios só a fazemos há relativamente pouco tempo. As distinções são criadas pelos próprios falantes. Se os falantes sentem necessidade dessas distinções, elas criam-se. Se não sentem, elas desaparecem e podemos usar outras palavras para fazer a distinção quando ela é necessária.
Qual é a origem de "aderência" e de "adesão"?
As duas palavras vêm do verbo latino adhaesio, que já significava colar na origem. Quando passou para o português, os falantes deram uma volta às palavras muito própria. Durante muito tempo, "aderência" significava "favor, favorecimento, valimento, proteção"..."Aderência" acabou por voltar a ter um significado mais parecido com o original, talvez por influência das outras línguas europeias.
O uso dests palavras acabou por se distinguir com o tempo, tendencialmente, tal como vimos acima. No entanto, nunca se desligaram completamente. Nunca perderam a aderência...
O que dizem os dicionários sobre "adesão" e "aderência"?
Se formos olhar para os dicionários, vemos que as duas palavras têm sentidos muito parecidos. Se um marciano aterrasse e consultasse dicionários de português, não encontraria grandes diferenças entre as palavras. A tal regra é, na verdade, uma tendência do uso. É uma regra de etiqueta da língua.
Tendências
A palavra "tendência" é importante nestas questões da língua. Há uma tendência para usar "aderência" em determinados contextos e "adesão" noutros.
...(...)...Não devemos tentar impor uma lógica de fora, que é uma lógica que acaba por prender a língua. Temos de ter algum respeito pelos falantes e pela comunidade de falantes ao longo dos anos. Os falantes tendem a separar "adesão" e "aderência" - mas é apenas isso: uma tendência. Nunca criaram uma regra absoluta.
SAMUEL
Uma outra questão... Se, quando pensam em "aderência", pensam em cola, porque é que não aceitam "aderência" com o sentido figurativo da palavra? Ou seja, se eu disser "Estou mesmo colado a esta série de televisão", ninguém questiona. Não, porque é um sentido figurativo. Porque é que as pessoas se pensam que "aderência" é cola, não questionam quando estou "colado" a uma série?
MARCO
Tens razão. Para ser sincero, o que acontece aqui é que se criam certas ideias que depois ganham a sua força e, de repente, precisamente porque as pessoas têm medo que se lhes diga que estão a usar a palavra de forma errada, o medo é tanto que nem sequer se atrevem a usar a palavra de forma metafórica.
SAMUEL
Exatamente, é o que acontece aqui. Por isso insisto: não se esqueçam que esta palavra tem um sentido metafórico como "apoio"; apego a uma ideia ou líder".
...(...)...
Uma distinção confortável
A distinção é confortável: "Olha, temos de usar assim e assim é que é correto porque acho que é mais fácil de entender a língua assim. Esquece lá o assado. Mas, quando olhamos para a realidade da língua, não é bem assim. Aliás, "aderência" supostamente é para coisas e não para pessoas, mas os físicos, quando falam da junção de átomos, usam a palavra "adesão". Essa é a palavra correta para aquele contexto. Não estamos aqui perante duas palavras que sejam absolutamente distintas. Depende do uso e das tendências desse uso e do contexto em que estamos.
aderência - imagem obtida em aplastec.com.br |
(adesão) imagem obtida em https://qualicorpcorretor.com.br |
Sem comentários:
Enviar um comentário