sábado, 27 de outubro de 2012

Subsídios de desemprego mais baixos sofrem cortes

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=OE13_V2
Austeridade
Subsídios de desemprego mais baixos vão (mesmo) sofrer cortes


O valor mínimo do subsídio de desemprego vai ser reduzido em 6% e não em 10%, como previa a proposta do Governo, e será aplicado a todos os beneficiários, incluindo os que já começaram a receber o apoio. A informação foi avançada pelo secretário-geral da UGT, João Proença, depois de uma reunião com o ministro da Solidariedade e Segurança Social.

Pouco depois de o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, ter anunciado um recuo do Governo na proposta que prevê uma série de cortes nos apoios sociais, nomeadamente no subsídio de desemprego, o secretário-geral da UGT, João Proença, esclareceu o que significa este suposto retrocesso.
“Vai haver um recuo no subsídio de desemprego e no subsídio social de desemprego. No subsídio social eliminam-se os 10%, enquanto o subsídio de desemprego será sujeito aos 6% da Taxa Social Única”, baixando dos actuais 419,22 euros para 394,1 euros, explicou João Proença ao Jornal de Negócios.

Assim sendo, cai a salvaguarda prevista na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2013, que protegia os limites mínimos da nova contribuição de 6% para a Segurança Social. Segundo dados avançados pela CGTP, a medida afectará 150 mil desempregados que recebem o valor mínimo do subsídio de desemprego (419,22 euros).

O jornal adianta que a taxa de 6% será aplicada a todas as prestações, incluindo as que já começaram a ser atribuídas.

PUB

João Proença revelou ainda que o Governo vai introduzir uma cláusula que prevê que o valor do subsídio social de desemprego não possa superar o valor do subsidio de desemprego, o que implica que esta última prestação também sofrerá um corte.

Sobre os restantes cortes nas prestações sociais (Rendimento Social de Inserção, complemento solidário para idosos e subsídio por morte) apresentados pelo Governo, não houve qualquer indicam por parte do Executivo ou dos parceiros sociais de que não seriam aplicado

http://www.noticiasaominuto.com/economia/16709/subs%c3%addios-de-desemprego-mais-baixos-v%c3%a3o-mesmo-sofrer-cortes

Um Pensamento de Nelson Mandela

http://moralheroes.org/nelson-mandela
"Acima de tudo, espero que as crianças não percam nunca a capacidade de alargarem os horizontes do mundo em que vivem através da magia das histórias."

NELSON MANDELA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Darcy Ribeiro: 90 anos!


2012 Darcy Ribeiro 90 anos!


Nascia em Montes Claros/MG, no dia 26 de outubro de 1922, o etnólogo, antropólogo, professor, educador, ensaísta, romancista, e político Darcy Ribeiro.

Minhas Peles

Darcy Ribeiro, (...).

“'Quem sou eu?' Às vezes me comparo com as cobras, não por serpentário ou venenoso, mas tão-só porque eu e elas mudamos de pele de vez em quando. Usei muitas peles nessa minha vida já longa, e é delas que vou falar.

A primeira de minhas peles que vale a pena ser recordada é a do filho da professora primária, Mestra Fininha, de uma cidadezinha do centro do Brasil.

Outra saudosa pele minha foi a de etnólogo indigenista. Vestido nela, vivi dez anos nas aldeias indígenas do Pantanal e da Amazônia.

Não os salvei e esta é a dor que mais me dói. Apenas consolam algumas poucas conquistas, como a criação do Parque Indígena do Xingu e do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

Pele que encarnei e encarno ainda, com orgulho, é a de educador, função que exerço há quatro décadas. Essa, de fato, foi minha ocupação principal desde que deixei etnologia de campo.

Eu investia contra o analfabetismo ou pela reforma da universidade com mais ímpeto de paixão que sabedoria pedagógica. Não me dei mal. Acabei ministro de educação de meu país e fundador e primeiro reitor da Universidade de Brasília.

Outra pele que ostentei e ostento ainda é a de político. Sempre fui, em toda a minha vida adulta, um cidadão ciente de mim mesmo como um ser dotado de direitos e investido de deveres. Sobretudo o dever de intervir nesse mundo para melhorá-lo.

Com a pele de político militante fui duas vezes ministro de Estado, mas me ocupei fundamentalmente foi na luta por reformas sociais, que ampliassem as bases da sociedade e da economia, a fim de criar uma prosperidade generalizável a toda a população.

Darcy Ribeiro, (...).

Fracassando nessa luta pelas reformas, me vi exilado por muitos anos e vivi em diversos países. Minha pele de proscrito foi mais leve do que poderia supor.

Meu ofício naqueles anos foi de professor de antropologia e, principalmente, reformador de universidades. Disto vivi.

No exílio, devolvido a mim, me fiz romancista, cumprindo uma vocação precoce que me vem da juventude.

Só no meu exílio, nos seus longos vagares, tive ocasião e desejo de novamente romancear.

De volta do exílio, retomei minhas peles todas. Hoje estou no Brasil lutando pelas minhas velhas causas: salvação dos índios, educação popular, a universidade necessária, o desenvolvimento nacional a democracia, a liberdade. No plano político, fui eleito vice-governador do Rio de Janeiro e depois senador da República.

Essas são as peles que tenho para exibir. Em todas e em cada uma delas me exerci sempre igual a mim, mas também variando sempre.”

Texto extraído: RIBEIRO, Darcy. O Brasil como Problema. Editora Siciliano, São Paulo: 1990.

Um retrato demolidor de Portugal (crónica satírica de Lobo Antunes)









Em abril de 2012, na revista VISÃO, Lobo Antunes resolveu escrever sobre o estado em que se encontra e
sta "Nação valente e imortal"...

O pessimismo dos portugueses, hoje, ainda é maior. As medidas de austeridade estão imparáveis, não há dia nenhum dia que não sejamos surpreendidos com mais uma...! E não nos queixemos da variedade em todos os domínios ...

Vamos então refletir sobre o que Lobo Antunes escreveu na citada revista.

"Agora, sol na rua a fim de me melhorar a disposição, me reconciliar com a vida.

Passa uma senhora de saco de compras: não estamos assim tão mal, ainda compramos coisas, que injusto tanta queixa, tanto lamento.

Isto é internacional, meu caro, internacional e nós, estúpidos, culpamos logo os governos.

Quem nos dá este solzinho, quem é? E de graça. Eles a trabalharem para nós, a trabalharem, a trabalharem e a gente, mal agradecidos, protestamos.

Deixam de ser ministros e a sua vida um horror, suportado em estóico silêncio. Veja-se, por exemplo, o senhor Mexia, o senhor Dias Loureiro, o senhor Jorge Coelho, coitados. Não há um único que não esteja na franja da miséria. Um único. Mais aqueles rapazes generosos, que, não sendo ministros, deram o litro pelo País e só por orgulho não estendem a mão à caridade.

O senhor Rui Pedro Soares, os senhores Penedos pai e filho, que isto da bondade as vezes é hereditário, dúzias deles.

Tenham o sentido da realidade, portugueses, sejam gratos, sejam honestos, reconheçam o que eles sofreram, o que sofrem. Uns sacrificados, uns Cristos, que pecado feio, a ingratidão.

O senhor Vale e Azevedo, outro santo, bem o exprimiu em Londres. O senhor Carlos Cruz, outro santo, bem o explicou em livros. E nós, por pura maldade, teimamos em não entender. Claro que há povos ainda piores do que o nosso: os islandeses, por exemplo, que se atrevem a meter os beneméritos em tribunal.

Pelo menos nesse ponto, vá lá, sobra-nos um resto de humanidade, de respeito.

Um pozinho de consideração por almas eleitas, que Deus acolher decerto, com especial ternura, na amplidão imensa do Seu seio. Já o estou a ver:

- Senta-te aqui ao meu lado ó Loureiro

- Senta-te aqui ao meu lado ó Duarte Lima

- Senta-te aqui ao meu lado ó Azevedo

que é o mínimo que se pode fazer por esses Padres Américos, pela nossa interminável lista de bem-aventurados, banqueiros, coitadinhos, gestores que o céu lhes dê saúde e boa sorte e demais penitentes de coração puro, espíritos de eleição, seguidores escrupulosos do Evangelho. E com a bandeirinha nacional na lapela, os patriotas, e com a arraia miúda no coração. E melhoram-nos obrigando-nos a sacrifícios purificadores, aproximando-nos dos banquetes de bem-aventuranças da Eternidade.

As empresas fecham, os desempregados aumentam, os impostos crescem, penhoram casas, automóveis, o ar que respiramos e a maltosa incapaz de enxergar a capacidade purificadora destas medidas. Reformas ridículas, ordenados mínimos irrisórios, subsídios de cacaracá? Talvez. Mas passaremos semdificuldade o buraco da agulha enquanto os Loureiros todos abdicam, por amor ao próximo, de uma Eternidade feliz. A transcendência deste acto dá-me vontade de ajoelhar à sua frente. Dá-me vontade? Ajoelho à sua frente indigno de lhes desapertar as correias dos sapatos.

Vale e Azevedo para os Jerónimos, já!

Loureiro para o Panteão já!

Jorge Coelho para o Mosteiro de Alcobaça, já!

Sócrates para a Torre de Belém, já! A Torre de Belém não, que é tão feia. Para a Batalha.

Fora com o Soldado Desconhecido, o Gama, o Herculano, as criaturas de pacotilha com que os livros de História nos enganaram.

Que o Dia de Camões passe a chamar-se Dia de Armando Vara. Haja sentido das proporções, haja espírito de medida, haja respeito.

Estátuas equestres para todos, veneração nacional. Esta mania tacanha de perseguir o senhor Oliveira e Costa: libertem-no. Esta pouca vergonha contra os poucos que estão presos, os quase nenhuns que estão presos como provou o senhor Vale e Azevedo, como provou o senhor Carlos Cruz, hedionda perseguição pessoal com fins inconfessáveis.

Admitam-no. E voltem a pôr o senhor Dias Loureiro no Conselho de Estado, de onde o obrigaram, por maldade e inveja, a sair.

Quero o senhor Mexia no Terreiro do Paço, no lugar D. José que, aliás, era um pateta. Quero outro mártir qualquer, tanto faz, no lugar do Marquês de Pombal, esse tirano. Acabem com a pouca vergonha dos Sindicatos. Acabem com as manifestações, as greves, os protestos, por favor deixem de pecar.

Como pedia o doutor João das Regras, olhai, olhai bem, mas vêde. E tereis mais fominha e, em consequência, mais Paraíso. Agradeçam este solzinho.

Agradeçam a Linha Branca.

Agradeçam a sopa e a peçazita de fruta do jantar.

Abaixo o Bem-Estar.

Vocês falam em crise mas as actrizes das telenovelas continuam a aumentar o peito: onde é que está a crise, então? Não gostam de olhar aquelas generosas abundâncias que uns violadores de sepulturas, com a alcunha de cirurgiões plásticos, vos oferecem ao olhinho guloso? Não comem carne mas podem comer lábios da grossura de bifes do lombo

e transformar as caras das mulheres em tenebrosas máscaras de Carnaval. Para isso já há dinheiro, não é? E vocês a queixarem-se sem vergonha,e vocês cartazes, cortejos, berros. Proíbam-se os lamentos injustos.

Não se vendem livros? Mentira. O senhor Rodrigo dos Santos vende e, enquanto vender o nível da nossa cultura ultrapassa, sem dificuldade, a Academia Francesa.

Que queremos? Temos peitos, lábios, literatura e os ministros e os ex-ministros a tomarem conta disto.

Sinceramente, sejamos justos, a que mais se pode aspirar?

O resto são coisas insignificantes: desemprego, preços a dispararem não haver com que pagar ao médico e à farmácia, ninharias. Como é que ainda sobram criaturas com a desfaçatez de protestarem? Da mesma forma que os processos importantes em tribunal a indignação há-de, fatalmente, de prescrever. E, magrinhos, magrinhos mas com peitos de litro e beijando-nos uns aos outros com os bifes das bocas seremos, como é nossa obrigação, felizes."

CRISE É UMA COISA QUE NOS ACONTECE OU QUE AJUDAMOS A CONSTRUIR?

                        Visão - Homepage

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Assim vai o país...


"Um mês de pensão de Jardim Gonçalves sustentava creche durante 17 anos

21 Out, 2012, 09:26 / atualizado em 21 Out, 2012, 09:32

A pensão do fundador do Banco Comercial Português continua a causar reacções de indignação. Jardim Gonçalves recebe uma reforma mensal de 175 mil euros, com direito a motorista, guarda-costas e avião privado. Frei Fernando Ventura diz que apenas um mês dessa reforma dava para sustentar uma creche durante 17 anos"

Ler mais em:

Frei Fernando Ventura
                          

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Um artigo de opinião, de Baptista Bastos, no DN

Gostaria de partilhar este texto, para sormos muitos a tomar conhecimento dele e para refletirmos sobre tudo o que está a acontecer neste país...:


"Opinião

A dívida infame

por BAPTISTA BASTOS

Maria do Céu Guerra, a grande actriz Maria do Céu Guerra, uma das duas ou três nossas maiores, esteve, na segunda-feira, no programa da SIC Querida Júlia com mais três convidados.

Depuseram acerca do triste tempo português, onde o infortúnio cauteriza feridas e os desgostos sobrepõem-se aos desgostos. O programa de Júlia Pinheiro, sobre ser de entretenimento, não sustenta, apenas, uma futilidade imbecil. Ali se fala de crime sem castigo, das dores do viver português, e, até, numa rubrica de economia, comentada por uma mulher jovem, indignada e fervorosa, das mentiras e fraudes dos diversos poderes. Esses "espaços" colocam em evidência um certo modo de interrogação do presente, habitado pela suspeita, pela dúvida e pelo desespero.

Ao usar da palavra, Céu Guerra, sob a clara definição de uma figura unívoca, disse, da "dívida", ser uma "dívida infame", da qual não somos responsáveis. Explicou que a contraconduta em que sobrevivemos é-nos aplicada como um castigo insuportável, por uma gente que está "do outro lado"; quer dizer: uma gente inacabada e irresolvida. Céu Guerra não cultiva a neutralidade de espírito, e o fervor com que diz o que tem a dizer empolga-nos e avisa-nos de que está "do nosso lado." Sempre esteve.

Os efeitos do domínio que "eles" exercem em nós, e do medo inculcado, levaram a actriz a afirmar que esta autoridade arbitrária acentuou nos portugueses a chaga da culpa. Somos "culpados" de querer ser felizes, de ambicionar viver melhor, de existir com dignidade e decência, de ter possibilidades de escolhas afirmativas. Esta nossa educação para o remorso é um dos graus da servidão exercida pelos dominantes e associa-se ao conceito religioso do pecado, que nos persegue e manieta.

Foi um momento de luz oferecido por uma mulher intrinsecamente ligada ao nosso tempo. A recusa da obediência pertence ao próprio desejo de liberdade que o homem acalenta. Há anos, em Santiago de Compostela, assisti, num teatro apinhado, a uma plateia que, de pé, e durante muitos minutos, aplaudiu a figura franzina da portuguesa, terminada a interpretação genial de uma peça cerzida por Hélder Costa de textos de Gil Vicente. Nessa mesma noite, durante uma homenagem a Manuel Maria, na presença, entre outros, de Mendez-Ferrín, o poderoso autor de Bretanha Esmeraldina, Céu Guerra recitou o poema dedicado a Camões por Sophia. "Vais ao Paço pedir a tença/ E pedem-te paciência [...] Este país te mata lentamente." Inesquecível.

Ao vê-la e ao ouvi-la, como tantas e tantas vezes a vi e ouvi em palco e nos grupos das afinidades electivas, dando asas à esperança sequestrada, ora uma face sombria ora iluminada, ora terna ora colérica, recordei tudo isto, para vos lembrar de que a força da razão impõe-se sempre à brutalidade do capricho e às veleidades da prepotência."

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sub-região ou subregião?

A palavra sub-região escreve-se com hífen ou toda junta?

Considera-se como forma correta sub-região, porque "nas palavras formadas com um elemento não autónomo terminado em b ou d, este liga-se por hífen ao elemento seguinte, se começado por r e não ligado foneticamente ao b ou d anterior." (RTP Bom PORTUGUÊS, Porto Editora)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


"Confiar significa ligar com fio. Atar. Fazer uma aliança , ambos fortes, ambos firmes, ambos seguros." Calunga
imagem conseguida em http://blogdatani.wordpress.com/2011/04/18/laco-forte/