sábado, 10 de dezembro de 2022

Fernando Pádua - o médico do coração. Homenagem ao Professor

imagem obtida in lifestyle.sapo.pt




Presto a minha sentida homenagem a uma grande figura pública: a um Médico e Professor, que tanto lutou pelos bons hábitos de vida saudáveis dos portugueses. 

No fundo, a luta era para que tivéssemos uma boa qualidade de vida e, por isso, 

temos de lhe estar todos muito agradecidos! 

Quando se falava dele, ouvia-se as pessoas dizerem: "O Dr Fernando Pádua? Ah! Aquele médico do coração que anda sempre de lacinho"...

Ficará eternamente conhecido por tudo isso!

Morreu Fernando de Pádua, cardiologista pioneiro na medicina preventiva em Portugal

O profissional sempre defendeu uma visão preventiva para evitar a doença, através da divulgação de hábitos de vida saudáveis.

texto
Patrícia Santos

Fernando de Pádua, conhecido pelas lutas que empreendeu contra o tabagismo e o abuso do sal, morreu esta quinta-feira, 8 de dezembro, aos 95 anos de idade.

“É com enorme tristeza e consternação, que comunicamos a ‘partida’ do nosso muito querido professor! Deixou-nos hoje ao amanhecer. As palavras são poucas para agradecer o tanto que fez pelos Corações de todos nós! Lutou incansavelmente até ao fim dos seus dias para a melhor saúde e melhor qualidade de vida de cada um”, lê-se na nota da Fundação Professor Fernando de Pádua, aqui citada pelo “Jornal de Notícias”.

O profissional, conhecido como “professor do coração” ou “médico do lacinho”, pelo acessório que sempre usava, defendeu, incansavelmente, uma visão preventiva para evitar a doença, através da divulgação de hábitos de vida saudáveis e bem-estar.

Ao longo da carreira, o professor catedrático jubilado e presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva foi fundador da Fundação Portuguesa de Cardiologia e cofundador da Sociedade Internacional de Eletrocardiografia. A Medalha de Ouro por Serviços Distintos, que recebeu em 1997 pelas mãos de Maria de Belém Roseira, então ministra da Saúde, e o Grande Colar de “Oficial da Ordem de Santiago da Espada”, atribuído em 2005 por Jorge Sampaio, Presidente da República na altura, são algumas das distinções conquistadas por Pádua.

Em 2007, o especialista foi agraciado com o Prémio Nacional de Saúde, como reconhecimento do seu “pioneirismo” e “dedicação do trabalho de promoção e prevenção”.

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, já reagiu à perda. “Foi com profunda consternação que recebi a notícia do falecimento do professor Fernando de Pádua”, começa por dizer Pizarro, citado pelo “Notícias ao Minuto”. Este destacou ainda o papel “absolutamente pioneiro” do cardiologista na prática e divulgação da prevenção, assim como na educação para a saúde, “sempre em prol do bem-estar e da saúde dos portugueses”.

“Conciliou sempre as suas qualidades humanas, próximo, alegre e disponível, com a excelência profissional, ao dedicar uma parte substancial da sua vida à promoção de hábitos de vida saudáveis”, acrescentou, antes de concluir que o legado do profissional se perpetuará “no enorme lastro” do trabalho que deixa e na missa da fundação homónima.

FONTE: in nit.pt

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Rainha e Padroeira de Portugal: a Imaculada Conceição! Hoje, 8 de dezembro é feriado!

Imaculada Conceição rege Portugal desde 1646
imagem em odigital.sapo.pt


Partilho aqui a explicação que encontrei nas minhas pesquisas sobre este dia feriado, 8 de dezembro.

Sabe porque é feriado no dia 8 de dezembro?

08-12-2022 09:46 | País

Mafalda Miranda

O feriado do dia 8 dezembro assinala o dia da Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma da religião católica no dia 8 de dezembro de 1854. Assim sendo, esta é uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Muito antes de ser considerado um dogma, a celebração da data universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV. A 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal a Espanha, data que se assinalou na passada quinta-feira, a 1 de dezembro.

De seguida, foi até à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e declarou-a padroeira e rainha de Portugal. Desde essa altura que mais nenhum rei português usou a coroa na cabeça, pois era um privilégio que estava disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Ao longo de muitos séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro. No entanto, a data de comemoração foi alterada e, atualmente, é celebrada no mês de maio por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

FONTE: in portocanal.sapo.pt

domingo, 4 de dezembro de 2022

Bacalhau da Consoada

Esta é uma receita do Pingo Doce:


imagem in pingodoce.pt
 
Bacalhau da Consoada

50 min

Fácil

6 pessoas

4.0Preserve as tradições da cozinha simples e cheia de sabores antigos. Este bacalhau da Consoada é um segredo que se reinventa à mesa dos portugueses todos os natais. 



Passo 1
Disponha os lombos de bacalhau num tacho, cubra-os com água, junte um dente de alho esborrachado e a folha de louro. Tempere com uma colher de chá de sal e reserve.
Passo 2
Entretanto, separe as folhas de couve, elimine o talo central e coza-as em água a ferver até estarem tenras.
Passo 3
Coloque os ovos e as batatas descascadas noutro tacho, cubra com água e tempere com uma colher de chá de sal. Passados 10 minutos de a água estar a ferver retire os ovos e deixe cozer as batatas por mais 15 minutos ou até estarem tenras.
Passo 4
Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa frigideira larga antiaderente, junte os restantes dentes de alho picados e as cenouras já descongeladas. Salteie durante 15 minutos sobre lume moderado.
Passo 5
Ao mesmo tempo, escorra muito bem as folhas de couve e leve o bacalhau ao lume, deixando ferver suavemente durante cerca de 8 minutos, ou até começar a abrir em lasca.
Passo 6
Pique a couve grosseiramente em tiras e adicione-a às cenouras. Tempere com o restante sal e pimenta moída na altura e salteie, mexendo ocasionalmente, até as cenouras estarem tenras. Junte as batatas escorridas e envolva delicadamente.
Passo 7
Coloque os legumes na travessa de serviço e por cima disponha os lombos de bacalhau, sem pele e limpos das espinhas maiores. Regue com o restante azeite e decore com os ovos cozidos cortados ao meio.

Resumo nutricional
Por dose e por % do VDR*
Energia
353 Kcal
18%
Gordura
13 g
19%
Gorduras saturadas
2,5 g
12%
* Valor Diário de Referência: Adulto

Encontrei esta receita em pingodoce.pt