sexta-feira, 8 de abril de 2022

Parabéns à Rádio Renascença: comemora os seus 85 anos a 10 de abril de 2022!

imagem in gruporenascencamultimedia.com


Para assinalar o 85º aniversário, a Renascença antecipa o dia de aniversário que se comemora a 10 de abril e junta-se a outra grande “instituição” portuguesa, o Navio-Escola Sagres, que curiosamente também celebra os seus 85 anos de existência.

Hoje, sexta-feira, 8 de abril, As Três da Manhã estiveram em direto a partir das 7h00 para todo o país, a bordo do Navio-Escola Sagres. Nesta emissão especial que contou com a presença do presidente do Grupo Renascença Multimédia e Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, com o músico Dino d’Santiago e muitos outros convidados, Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques trouxeram muitas histórias da rádio e de personalidades que marcaram a vida dos portugueses e do país.No âmbito do seu aniversário, o site da Renascença disponibiliza vários conteúdos sobre a constante renovação da rádio, a sua atualidade e o seu futuro. São histórias, contadas na primeira pessoa, de profissionais que ao longo dos anos têm testemunhado momentos únicos, mas também dos mais jovens, que agora chegam à redação da Renascença e que asseguram a passagem de testemunho de várias gerações de grandes jornalistas e de uma Informação sempre independente.

A Renascença que iniciou as suas emissões a 10 de abril de 1937, é uma importante referencia da cultura portuguesa. Através das emissões da Renascença, muitos portugueses viveram de forma próxima e ao minuto os momentos mais marcantes da nossa história do último século.

A rádio sonhada e concretizada por Monsenhor Lopes da Cruz tem-se renovado permanentemente e integra hoje o Grupo Renascença Multimédia, de que também fazem parte a RFM, a MEGA HITS, bem como diversas webrádios e recentemente a nova plataforma multimédia POPCASTS. A plataforma POPCASTS tem por objetivo ser o maior agregador nacional de podcasts e videocasts.

Ao longo deste ano de comemoração que agora se inicia haverá vários momentos especiais que serão anunciados em breve.

Encontrei esta notícia 
in https://gruporenascencamultimedia.com/2022/04/08

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Dia Mundial da Saúde

imagem in calendarr.com


O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril. Em 2022, o tema é "Nosso planeta, nossa saúde".

O principal objetivo desta data é consciencializar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2021, o tema escolhido foi "Construindo um mundo mais justo e saudável".

Em anos anteriores, outros temas foram:

"Saúde para todos", em 2018, cujo tema resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.

"Vamos conversar", em 2017, que trouxe o tema da depressão. O objetivo era consciencializar as pessoas sobre a necessidade de prevenção dessa doença, uma vez que ela pode trazer diversas consequências graves.

Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através da promoção de palestras e atividades instrutivas e educacionais.

...(...)...

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mas a data é comemorada oficialmente a 7 de abril desde 1950.

A iniciativa surgiu da preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas e da necessidade de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

A OMS define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


(in calendarr.com)

terça-feira, 5 de abril de 2022

Bucha e Mariupol (Ucrânia) - as notícias são chocantes!

imagem in bbc.com


Massacre de Bucha é "apenas a ponta do iceberg" 

A comunidade internacional está chocada com as imagens de Bucha, na Ucrânia. Ruas cheias de cadáveres de civis, alegadamente assassinados pelos soldados russos durante a invasão...São centenas...

Os apelos para a adoção de sanções mais duras contra a Rússia são cada vez mais audíveis. A Comissão Europeiaanunciou a abertura de uma investigação e o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, deve ser julgado por crimes de guerra.

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, afirma que o massacre de Bucha é apenas a ponta do iceberg.

"Os horrores que vimos em Bucha são apenas a ponta do iceberg de todos os crimes que foram cometidos pelo exército russo no território da Ucrânia, até agora. Posso dizer-vos, sem exagero, mas com grande tristeza: a situação em Mariupol é muito pior", afiança.

O Kremlin mantém a mesma posição, continuando a negar quaisquer responsabilidades. Nas Nações Unidas, o embaixador russo afirmou que esta é mais uma campanha para desacreditar a Rússia e apontou o dedo às autoridades de Kiev e ao Ocidente.

"Desde o início, ficou claro que isto não tem sido senão mais uma provocação encenada com o objetivo de desacreditar e desumanizar os militares russos e nivelar a pressão política sobre a Rússia. Temos evidências factuais que provam este ponto. Tencionamos apresentá-las no Conselho de Segurança, o mais rapidamente possível, para que a comunidade internacional não seja enganada pela falsa narrativa promovida por Kiev e pelos seus patrocinadores ocidentais", assegura Vassily Nebenzia.

O exército russo tem recuado, nos últimos dias de várias áreas da Ucrânia, estando a concentrar esforços na região oriental do Donbass.

O Kremlin fez um ultimato às forças ucranianas para que saiam de imediato da cidade portuária de Mariupol.

Encontrei esta notícia 
in https://pt.euronews.com
/2022/04/05