La Chandeleur
Há uma tradição em França: festeja-se 40 dias após o Natal, La Chandeleur, a Festa da Apresentação de Jesus no Templo, e da Purificação da Virgem, celebrada a 2 de fevereiro. LA CHANDELEUR (vem do nome Chandelle, candeia, vela) -"Le 2 février, c’est la Chandeleur, appelée aussi la Fête des Chandelles".
Manda a tradição que neste dia se cozinhem crêpes, fazendo-os saltar, e para serem degustados com a família e os amigos.
"A festa da Apresentação de Jesus no Templo também conhecida como festa da Candelária ou Festa da Purificação da Virgem celebra um episódio da vida de Jesus. Na Igreja Católica Romana, a apresentação é uma festa celebrada em 2 de fevereiro e é o quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário. Na Igreja Ortodoxa Oriental, é uma das doze Grandes Festas, e é muitas vezes chamada Hypapante (lit., 'Encontro'). Em muitas igrejas de litúrgia ocidental a festa da "Apresentação" marca o fim da época da Epifania. Na Igreja da Inglaterra, a "Apresentação de Cristo no Templo" (Candelária) é a principal festa celebrada quer, em 2 de fevereiro ou no domingo entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro.
Na Igreja Católica, com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, esta festa tem sido referida como a festa da "Apresentação do Senhor".
Seu nome é formal a "Festa da Purificação da Virgem" (no rito uniata ritos da Igreja Católica) ou a "Apresentação de Jesus no Templo" (especialmente no rito latino da Igreja Católica). Na Igreja Ortodoxa é conhecido como "Festa da Apresentação de Nosso Senhor e Salvador no Templo", e em Igrejas Anglicanas é conhecido por vários nomes."
"Evento
O evento é descrito no Evangelho de Lucas 2:22-40. Segundo o Evangelho, Maria e José levaram o Menino Jesus ao Templo em Jerusalém quarenta dias após seu nascimento, para dedicá-lo a Deus, em consonância com a lei judaica da época.
Após trazer Jesus ao templo, a família encontrou Simeão; o evangelho registrou as palavras de Simeão que disse que lhe tinha sido prometido que veria o Menino antes de morrer (Lucas 2:26) Simeão rezou a oração que se tornaria conhecido como o Nunc Dimittis, ou Cântico de Simeão, e profetizou quanto a Jesus e que uma espada trespassaria o Coração de Maria. A profetisa Anna, foi também ao templo, e ofereceu orações e louvores a Deus por Jesus.
Tradicional Candelária
Tradicionalmente Candelária era a última festa do ano liturgico datada por referência ao Natal; antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II a Candelária marcava o fim do Natal e da Epifania. O atual calendário romano substituiu o sábado antes do Batismo do Senhor pelo o último dia da temporada litúrgica do Natal.
O termo "Candelária" refere-se a práticas encontradas em antigos missais romanos na qual um sacerdote em 2 de fevereiro abençoava as velas de cera com um aspergilium para uso durante o ano. Esta prática é assim chamada no Missal Romano, para a cerimônia em que velas são abençoados, algumas das quais são distribuídos aos fiéis para usar em casa. Na Polónia a festa é chamada de "Matka Boska Gromniczna" ( "Matka Boska" = "a Mãe de Deus" + "Gromnica" = "vela de cera de abelhas"). Também na antiga Escócia que permitia levar dinheiro aos professores para que pudessem comprar doces para os seus alunos.
Em Portugal
Em Portugal festeja-se no dia 2 de Fevereiro a festa da Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora das Candeias. Na tradição popular, o estado do tempo neste dia condiciona o tempo para o resto do inverno. Dizendo-se "Nossa Senhora a rir, está o Inverno para vir. Nossa Senhora a chorar está o Inverno a passar." Quer isto dizer que se no dia estiver sol, ainda virá muito "Inverno", se no dia estiver chuva, o inverno já passou.
Curiosamente esta tradição é semelhante ao Dia da marmota, que se comemora nos Estados Unidos no mesmo dia."
"http://pt.wikipedia.org/wiki/Purifica%C3%A7%C3%A3o_da_Virgem
Receita básica de crêpes
http://mileumpecados.blogs.sapo.pt/28719.html
Ingredientes
•100 gr de farinha
•1 pitada de sal
•50 gr de margarina
•3 ovos
•2,5 dl de leite
Coloque numa tigela a farinha juntamente com a pitada de sal.Abra uma cova ao meio e deite aí os ovos e o leite. Mexa muito bem até obter uma massa lisa e espessa (caso fique com pequenos "grunhos" utilize a farinha mágica até os desfazer).
Derreta a margarina e junte-a à massa. Misture.
Aqueça bem a frigideira (que deve ser sempre a mesma, ou seja, guarde-a exclusivamente para a confecção de crepes) onde derreteu a margarina e deite-lhe dentro uma concha pequena de massa.
Incline a frigideira para todos os lados de forma a cobrir o fundo da mesma com a massa.
Deixe o crepe cozer de um dos lados e vire-o com a ajuda de uma espátula ou de outra frigideira (ou, caso tenha jeito, com um toque de pulso bem firme faça o movimento de forma que o creme vire no ar e "aterre" de novo na frigideira, do lado correcto).
Deixe cozer do outro lado e o crepe está feito. Para a confecção dos restantes crepes não necessita de adicionar margarina na frigideira, a massa tem a suficiente para que os crepes não se peguem ao fundo da frigideira.
Dicas:
Os crepes podem ser recheados ou cobertos com com compotas variadas, mel, frutas, natas, chocolate, chantilly, caramelo, groselha, bebidas licorosas (ginga, porto,...), rum, vodka, gelado,ou mesmo com recheios salgados tipo:queijo e fiambre, atum, frango, camarões, cogumelos, etc...
http://mileumpecados.blogs.sapo.pt/28719.html