sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Reflexão sobre a vida

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.

Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.

Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.

Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Anedota do dia

Maluco come borracha

Malucos

O médico de um manicómio visita os malucos e vê que um deles está cuidadosamente a comer uma borracha. O médico, admirado, pergunta:

- Porque estás a comer uma borracha?

E o maluco responde:

- Doutor, é para apagar! Acabo de engolir um lápis…

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os Professores em 2012-2013...

OS PROFESSORE​S NO PORTUGAL DE 2012/2013

Sexta feira, tarde e a más horas, lá chegaram as listas das (não) colocações dos professores.

Mário Nogueira, Secretário-geral da FENPROF iniciava a Conferência de Imprensa, dizendo: "Estamos hoje perante a primeira e grave consequência de medidas decididas pelo governo e tomadas pelo Ministério de Nuno Crato: de propósito, para despedir professores contratados; de propósito, para criar bolsa de “horários-zero” para, eventualmente, despedir a seguir"!

Total de colocações em 31 de Agosto de 2012: 7.576 professores – 4.471 para renovações de contratos (43,5% inferior a 2011) e 3105, dos quais 1523 são horários incompletos (35,7% inferior a 2011).

Perante estes resultados, não há alternativa senão a luta dos professores, pelo direito a ter direitos. Desde logo, ter direito à dignidade humana, ao emprego, a usufruir de serviços públicos de qualidade.

Nós, os professores, que "damos rosto ao" futuro", não podemos resignar-nos ao desrespeito e à desvalorização da nossa profissão.

In FENPROF
 

domingo, 2 de setembro de 2012

O significado de agumas expressões populares

  • ou vai ou racha! (pop.): exclamação que traduz a determinação de conseguir, de fazer uma coisa, independentemente dos meios, das dificuldades ou das consequências.

  • passar as raias: ir além dos limites estabelecidos; exorbitar; abusar (o mesmo que tocar as raias).

  • dar raia (pop.): cometer um erro, uma falta; proceder de maneira inconveniente ou desastrada.

  • tocar as raias (pop.): atingir os limites.

  • fechar a raia: ser o último classificado em prova desportiva.