sexta-feira, 17 de maio de 2024

Como vai a nossa saúde? Hoje é o dia da Hipertensão Arterial!

Como medir a pressão arterial corretamente - Tua Saúde
imagem obtida in tuasaude.com

Uma vez que não tenho qualquer competência para falar deste tema tão sério como é a Hipertensão Arterial, cabe à Organização Mundial de Saúde, aos médicos  e cientistas fazê-lo.  

Por isso, decidi procurar informação, e, assim,  partilho neste meu post o que encontrei: um artigo importante, mas "preocupante", baseado em Estudos Científicos, sobre a Hipertensão.

Um apelo: olhemos por nós, "pela nossa rica saúde"! 

Vamos lá medir, regularmente, a nossa tensão arterial!

Segue o artigo dLauren Chadwick em 17.05.2024 e que é uma transcrição das notícias que consultei em pt.euronews.com


O "assassino silencioso" da Europa: 

Qual é o país com a tensão arterial mais elevada e como podemos evitá-la?

A hipertensão, embora comum, pode levar a doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais se não for gerida, o que leva os médicos a referirem-se frequentemente a ela como um "assassino silencioso".

A hipertensão, também conhecida como pressão arterial elevada, é uma doença comum que afeta cerca de uma em cada três pessoas em todo o mundo, mas que, se não for tratada, pode levar a ataques cardíacos e derrames.

É um número que duplicou nas últimas duas décadas, sendo que quase metade das pessoas com esta doença não a conhecem, afirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano passado.

"É preocupante porque se trata de uma doença potencialmente fatal e que, em grande parte, passa despercebida porque, quando se tem pressão arterial elevada, raramente se tem sintomas", disse Julie Ward, enfermeira cardíaca sénior da British Heart Foundation (BHF), à Euronews Health.

"Pode haver uma ou outra dor de cabeça, um pouco de tonturas ou uma visão turva, mas isso acontece normalmente se a tensão arterial elevada for muito grave", acrescentou. 

Na sexta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão, em que os especialistas procuram sensibilizar as pessoas para a forma como podem prevenir e gerir a doença.

O que é a hipertensão?

A tensão arterial elevada ocorre quando a "força do sangue a empurrar as paredes dos vasos sanguíneos é consistentemente demasiado elevada", de acordo com a Associação Americana do Coração.

É registada com dois números que medem a pressão sistólica e a pressão diastólica.

A pressão sistólica, o número mais elevado, é a pressão nas artérias quando o coração bombeia sangue, enquanto a pressão diastólica, o número mais baixo, é a força quando o coração relaxa entre os batimentos cardíacos.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde de Portugal, a hipertensão arterial (HTA) caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica. Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgo 9).
Quais são os fatores de risco da tensão arterial elevada?

Alguns fatores de risco comuns para a hipertensão incluem a idade avançada, a existência de familiares com hipertensão e o excesso de peso.

Também pode ser condicionada por fatores relacionados com o estilo de vida, como fumar, beber demasiado álcool, comer demasiado sal ou não fazer exercício físico suficiente.

Ricardo Ladeiras Lopes, cardiologista e professor auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, refere que o stress é outro fator de risco comum para a hipertensão.

As doenças crónicas, como a diabetes e a doença renal, também podem aumentar o risco de hipertensão.

Segundo o National Institute for Health and Care Excellence do Reino Unido, a hipertensão pode afetar de forma desproporcionada as pessoas de origem negra africana ou caribenha.

Que problemas de saúde pode causar?

A maioria das pessoas com tensão arterial elevada não apresenta quaisquer sintomas, mas o excesso de pressão nas artérias pode danificar os órgãos.

"De facto, a pressão arterial elevada é responsável por quase metade dos ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais no Reino Unido. Trata-se de um problema muito significativo", afirmou Ward.

Ladeiras Lopes, médico cardiologista e membro da Sociedade Europeia de Cardiologia, afirma que a hipertensão é "um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, incluindo os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais".

"Também pode levar a outros problemas de saúde graves, como insuficiência renal, perda de visão, insuficiência cardíaca. O problema da hipertensão é que também é vulgarmente designada por "assassina silenciosa", porque pode existir sem sintomas visíveis durante anos e pode levar a complicações graves se não for tratada", acrescentou.

Quantas pessoas na Europa têm tensão arterial elevada?

Cerca de um quarto das pessoas na União Europeia sofre de tensão arterial elevada, de acordo com os dados do Eurostat, o serviço de estatística do bloco.

De acordo com os últimos dados disponíveis, o número de pessoas com tensão alta varia consoante os países da UE, oscilando entre 37% das pessoas na Croácia e 12% na Irlanda.

De acordo com os dados, para além de ser o país mais atingido, a Croácia também registou um grande aumento no número de pessoas com hipertensão entre 2014 e 2019.

"Embora não possamos ter a certeza das razões exatas para o aumento dos dados de hipertensão comunicados para a Croácia entre 2014 e 2019, a hipertensão é um dos problemas de saúde pública mais significativos na Croácia", disse Ana Ivičević Uhernik, do Instituto Croata de Saúde Pública, referindo-se ao aumento da pressão arterial elevada comunicada, mostrado no Inquérito Europeu de Saúde por Entrevista.

Um estudo liderado por Ivičević Uhernik e publicado no ano passado concluiu que havia uma elevada prevalência de hipertensão na Croácia e "uma proporção significativa, embora menor do que o esperado, de hipertensão não diagnosticada".

"Devido ao envelhecimento da população croata e ao aumento da prevalência da obesidade, esperamos que a prevalência da hipertensão aumente ainda mais no futuro", disse à Euronews Health.

Entretanto, de acordo com a Blood Pressure UK, cerca de um em cada três adultos tem pressão arterial elevada em Inglaterra, o que corresponde à média mundial.
O que é que as pessoas podem fazer para tratar ou prevenir a hipertensão?

"Há muitas coisas que se podem fazer e, normalmente, estão relacionadas com o estilo de vida", diz Ward, acrescentando, no entanto, que as pessoas "não podem evitá-la totalmente porque todas as pessoas com mais de 65 anos podem potencialmente ter pressão arterial elevada porque é uma doença do envelhecimento".

Mudanças no estilo de vida, como não fumar, reduzir o consumo de álcool, não adicionar mais sal aos alimentos e adotar uma dieta saudável com alimentos frescos podem ajudar.

Estudos demonstraram também que uma dieta de estilo mediterrânico, rica em legumes frescos, gorduras saudáveis e peixe, pode reduzir o risco de hipertensão. Os especialistas dizem que as pessoas também devem fazer exercício e manter um peso saudável.

"A gestão do stress na nossa vida quotidiana agitada é muito importante", acrescentou Ladeiras Lopes, bem como a monitorização regular.

Capacitar os doentes

Ward, que também responde a perguntas como parte da linha de apoio da British Heart Foundation, disse que recebem uma "quantidade muito significativa de perguntas sobre a tensão arterial elevada".

"Tentamos dar aos doentes a possibilidade de a gerirem eles próprios em casa", disse ela, por exemplo, adquirindo um aparelho de medição da tensão arterial e mantendo um diário para ver quando sobe, bem como falando com um médico para falar sobre possíveis mudanças no estilo de vida.

Existem também medicamentos disponíveis para ajudar as pessoas a gerir a tensão arterial elevada.

O mais importante é "conhecer os seus números", afirmou.

Ladeiras Lopes afirma que se trata de uma "preocupação global", acrescentando que as directrizes sobre hipertensão da Sociedade Europeia de Cardiologia deverão ser actualizadas este ano.

"O envelhecimento é um fator de risco. É também importante considerar a urbanização e as alterações do estilo de vida. Porque conduzem a uma redução da atividade física e a um aumento do consumo de alimentos processados, bem como a níveis mais elevados de stress", disse, que devem ser abordados.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Origem e significado da palavra TANGERINA

Mandarinas, tangerina ou clementina com folhas verdes como backg — Foto ©  Zakharova #278088976
in depositphotos.com

Pesquisa feita sobre este fruto e que achei muito interessante, pois há várias versões e cito aqui duas delas:


Pergunta:

'A famosa tangerina pode ser considerada uma laranja (ou uma espécie)? '

Resposta: 

'A tangerina é o fruto da tangerineira (também chamada bergamota ou vergamota), sendo que a árvore é considerada uma espécie de laranjeira. Diferencia-se da laranja «por ser mais pequena, mas de feitio um tanto achatado e muito aromático», segundo a abonação do dicionário Aulete. 

À laranjeira também se chama bergamoteira ou vergamoteira. 

N.E.– Depois desta resposta, recebemos o seguinte esclarecimento do consulente Jorge Garrrido, engenheiro agrónomo: «A tangerineira não é uma laranjeira. São duas espécies diferentes do género Citrus. Laranjeira: "Citrus sinesis". Tangerineira: "Citrus reticulata", "Citrus deliciosa", "Citrus unshiu"».

José Mário Costa 30 de junho de 2004'


in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tangerina/12812 [consultado em 17-05-2024]


-------------------------------------------------------------------------------------


Outra pesquisa que efetuei: in https://agrosaber.com.br 

É TANGERINA, MEXERICA, BERGAMOTA OU PONKAN? SABE A DIFERENÇA? 

Saiba distinguir as principais variedades da fruta que é a ancestral da laranja

...(...) Afinal, qual a diferença ou o que a tangerina, a mexerica, a bergamota e a ponkan têm em comum? Primeiro, já vamos acertar a grafia de uma delas – é ponkan ou poncã? Apesar da versão aportuguesada do nome ‘poncã’ e que está até nos dicionários brasileiros, a agrônoma Marinês Bastianel, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, indica que o nome correto é ‘ponkan’.

“Trata-se um nome próprio para a fruta e nome próprio não se muda”, explica Bastianel, que é mestre em Fitotecnia e doutora em Genética e Biologia Molecular.

...(...)... um debate sobre o nome certo das frutas em questão: aqui no Brasil, sejam elas, ponkan, mexerica, mimosa, bergamota, tangerina-cravo, todas são tangerinas, e saíram da espécie de fruta cítrica conhecida por biólogos por Citrus reticulata ...(...)...

Origem

A origem da fruta é asiática, e desde que começou a ser domesticada pela humanidade, foi ganhando novos territórios, deixando muitos descendentes, gerando mutações naturais e ganhando muitos nomes.

Apesar de atualmente estar em menor número no mundo, sabia que a tangeria é a ‘mãe’ ou o ‘pai’ das laranjas? Essa história vem do cruzamento de algumas espécies de citrus, segundo explica Bastianel.

“Isso foi comprovado com estudos recentes de sequenciamento de DNA. Antes dos estudos, muitos pesquisadores já desconfiavam que a laranja seria então uma espécie híbrida. E a resposta se deu com os testes de DNA”, explica.

Uma fruta, vários nomes

Tangerina tornou-se um nome central da espécie. Vem de ‘laranja de Tânger’ (cidade ao norte do Marrocos). 

Mas há denominações como mandarina, palavra de origem espanhola, e bergamota, da expressão turca beg armudi que quer dizer “pera do príncipe”. Há até a palavra ‘vergamota’, em países que a sonoridade da letra ‘B’ é a da letra ‘V’. No Brasil há ainda nomes como mimosa e fuxiqueira.

Mas dá para classificar, por favor?

Para colocar ordem na casa e explicar a diferença entre as variedades mais comuns de tangerinas, a especialista do IAC faz uma lista das variedades mais comuns com as quais todo mundo já se deparou nos sacolões. Para ela, é possível dividir em 5 grupos mais comuns: tangerinas comuns, clementinas, satsumas, mexericas e tangores.

Tangerina Ponkan

Tangerina Mexerica-Tardia

Tangerina-Cravo

Tangerina Japonesa Satsuma

Tangerina Tangor Murcott

quarta-feira, 15 de maio de 2024

O que é um insulto?

20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes - O nosso idioma -  Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/
El fino arte de insultar – Reporte Catolico Laico
in  https://reportecatolicolaico.com


Todos sabemos que o insulto tem como objetivo "atingir" ou "injuriar" alguém!

Aquele (a) que está a agredir o outro (a), normalmente, profere palavras caluniosas, tentando "ofender", "atacar".

Um insulto, ofensa, xingamento, injúria, agravo, ultraje ou afronta é uma forma de violência verbal em que, geralmente, o agressor se utiliza de palavras - verdadeiras, com exageros ou não - com o propósito de humilhar de alguma forma ou atingir um ponto fraco da vítima. ) in Wikipédia (pt. wikipedia.org)

Baseando-me também no livro de Sérgio Luís de Carvalho - Dicionário de Insultos, Estranhas Origens e Bizarras Histórias dos Insultos Portugueses, do Grupo Planeta Manuscrito, de 2014 - resolvi escolher um deles e contar "outros modos de apoucar quem nos azucrina".

O autor nasceu em 1959 e é licenciado em História, tendo um mestrado em História Medieval.

Por exemplo, Sérgio de Carvalho considera que o insulto impertinente é um grande chato, "incomoda e encanzina, fala e age a despropósito, chegando a ser malcriado". 

A origem do termo designava aquilo que estava desajustado, não tinha propriamente uma forte vertente de má educação. 

Impertinens (do latim) era o contrário de pertinens, é um antónimo (in+pertinens); assim pertinens tinha o sentido daquilo que era correto, ajustado.

O autor refere ainda que o verbo latino tenere é o étimo mais "distante" de pertinens/impertinens e que aquele terá originado vocábulos, como conter, reter, ter, pertencer, obter, pertinaz...etc!

Dicionário de Insultos de Sérgio Luís de Carvalho - Livro - WOOK
imagem encontrada in wook.pt

E acrescenta: "Assim sendo, o impertinente romano era o que não tinha ajuste ou enquadramento. O ator Luís Aleluia interpretou exemplarmente um miúdo impertinente. Quem não se lembra do programa da televisão portuguesa "O Menino Tonecas?

Morreu Luís Aleluia. Adeus, menino Tonecas! – Notícias de Coimbra
imagem in: noticiasdecoimbra.pt


Agora, na versão do https://ciberduvidas.iscte-iul.pt

'« [...] Os insultos são impropérios ditos ou vociferados com o intuito de magoar, humilhar ou achincalhar o destinatário. [...]»

O insulto é uma forma de violência verbal a que o ser humano recorre com mais frequência que o desejável. A integração da vida em sociedade fica sempre menos saudável quando estamos no trânsito ou a ver futebol e nos deixamos levar pelas emoções e libertamos uma enxurrada de insultos.

Os insultos são impropérios ditos ou vociferados com o intuito de magoar, humilhar ou achincalhar o destinatário. Ao dizermos algo ofensivo, grosseiro ou indecente, estamos a insultar alguém a quem pretendemos roubar a dignidade e assaltar ou lesar a sua honra.

A etimologia da palavra insulto revela muito do que a palavra representa ainda hoje. A origem das palavras assalto e insulto é similar. Em latim, insultare significa, literalmente, «saltar para cima».

Sinónimos

Existem diferentes palavras que podem ser entendidas como sinónimos da palavra insulto. Ofensa, xingamento, injúria, agravo, ultraje ou afronta são alguns deles.

20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes

1. Abécula
É um idiota, um azelha, um palerma. Pessoa lenta ou pouco inteligente; desajeitada ou que se desorienta facilmente.

2. Abentesma
Pessoa pouco inteligente, incompetente. É um cretino, imbecil, burro, badameco, besta.

3. Achavascado
Pessoa mal-educada, bruta, rude, ignorante.

4. Alimária
Animal irracional, pessoa estúpida.

5. Andrajoso
Pessoa mal arranjada; esfarrapado.

6. Barregã
Usado para insultar de forma violenta alguém do sexo feminino que vive de expedientes, que não tem objetivos, que vive da prostituição.

7. Biltre
Pessoa que se comporta de maneira vil; que gosta de praticar canalhices. Aquele que é um patife, um canalha.

8. Cacóstomo
Aquele que tem mau hálito.

9. Cuarra
Usado para insultar de forma violenta alguém do sexo feminino que vive de expedientes, que não tem objetivos, que vive da prostituição.

10. Estólido
Pessoa desprovida de inteligência e/ou de discernimento. Estúpido, parvo, tolo. Pessoa que mostra falta de bom senso ou de sensatez.

11. Estroso
Parvo, idiota.

12. Estultilóquio
Que faz tolices, disparates. Com discurso néscio. Razão de tolo.

13. Nefelibata
Pessoa que «vive ou anda nas nuvens». Aquele que é muito distraído. Aluado; sonhador que foge frequentemente da realidade. Escritor excêntrico que não cumpre regras literárias.

14. Néscio
Ignorante, inepto, estúpido. Pessoa que não sabe ou não é muito inteligente. Alguém que não é sensato ou prudente; irresponsável.

15. Pechenga
Usado para insultar de forma violenta alguém do sexo feminino que vive de expedientes, que não tem objetivos, que vive da prostituição.

16. Sevandija
Pessoa sem escrúpulos que explora outra financeiramente. Aquele que vive à custa alheia. Pessoa de baixos valores morais, desprezível, ignóbil. Aquele que humilha sem ressentimentos. Repugnante e parasita. Nome comum de todos os vermes imundos ou insetos parasitas.

17. Somítico
Pessoa que é muito apegada ao dinheiro e não gosta de o gastar; quando dá ou partilha, fá-lo com pouca generosidade. Sovina, avarento, forreta.

18. Tatibitate
Pessoa que tem dificuldade em falar ou pronunciar bem as palavras. Aquele que gagueja. Um gago, um palerma, parvo. Que tem pouca inteligência.

19. Xexé ou Cheché
Pessoa mentalmente senil ou gagá. Pessoa ou coisa considerada ridícula.

20. Xexelento
Pessoa ou coisa que tem pouco valor; não tem qualidade. Que não tem beleza ou possui aspeto desagradável. Pessoa ou coisa feia. Algo ou alguém que tem o hábito de implicar ou incomodar.

Este artigo visa somente estimular a paixão pela língua portuguesa. Levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.

Fonte:
Artigo publicado no magazine digital Ncultura no dia 6 de fevereiro de 2022.

Sobre o autor
José Ferreira
Professor de Português. Colabora no magazine digital NCultura.'

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/20-insultos-pouco-conhecidos-e-inconvenientes/4802 [consultado em 18-05-2024]

terça-feira, 14 de maio de 2024

Cyril interpreta "Stumblin'in" - uma canção muito divulgada nas rádios portuguesas (inclui letra em inglês e português)


Sim, pessoalmente, acho-a uma canção com uma melodia maravilhosa, cantada com ternura e, ao mesmo tempo, bem ritmada.

Convida a ouvir várias vezes, cantando e dançando:

E a momentos de descontração (para quem gostar)!


Letras em inglês e português do Brasil

Letras

Stumblin'in 
Our love is alive, and so we begin
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in
Our love is a flame, burning within
Now and then, firelight will catch us stumblin' in
Wherever you go, whatever you do
You know these reckless thoughts of mine are following you
I've fallen for you, whatever you do
'Cause baby, you've shown me so many things that I never knew
Whatever it takes, baby, I'll do it for you
Our love is alive, and so we begin
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in
Our love is a flame, burning within
Now and then, firelight will catch us stumblin' in
You were so young, oh, and I was so free
I may have been young, but baby, that's not what I wanted to be
Well, you were the one, oh, why was it me?
'Cause baby, you've shown me so many things that I'd never see
Whatever you need, baby, you got it from me
Our love is alive, and so we begin
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in
Our love is a flame, burning within
Now and then, firelight will catch us stumblin' in
Stumblin' in, stumblin' in
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in

Fonte: Musixmatch


Letra traduzida para português do Brasil

Tropeçando (cambaleando)

Nosso amor está vivo, e então começamos 
Our love is alive, and so we begin 

Tolamente colocando nossos corações na mesa, tropeçando 
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in 

Nosso amor é uma chama, queimando por dentro 
Our love is a flame, burning within 

De vez em quando, a luz do fogo nos pegará tropeçando
Now and then, firelight will catch us stumblin' in
Onde quer que você vá, o que quer que você faça 
Wherever you go, whatever you do 

Você sabe que esses meus pensamentos imprudentes estão seguindo você 
You know these reckless thoughts of mine are following you 

Eu me apaixonei por você, faça o que fizer 
I've fallen for you, whatever you do 

Porque querida, você me mostrou tantas coisas que eu nunca soube 
'Cause baby, you've shown me so many things that I never knew 

Custe o que custar, amor, eu farei isso por você
Whatever it takes, baby, I'll do it for you
Nosso amor está vivo, e então começamos 
Our love is alive, and so we begin 

Tolamente colocando nossos corações na mesa, tropeçando 
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in 

Nosso amor é uma chama, queimando por dentro 
Our love is a flame, burning within 

De vez em quando, a luz do fogo nos pegará tropeçando
Now and then, firelight will catch us stumblin' in
Você era tão jovem, ah, e eu era tão livre 
You were so young, oh, and I was so free 

Eu posso ter sido jovem, mas querida, não era isso que eu queria ser 
I may have been young, but baby, that's not what I wanted to be 

Bem, foi você quem, oh, por que fui eu? 
Well, you were the one, oh, why was it me? 

Porque querida, você me mostrou tantas coisas que eu nunca veria 
'Cause baby, you've shown me so many things that I'd never see 

Tudo o que você precisa, querida, você conseguiu de mim
Whatever you need, baby, you got it from me
Nosso amor está vivo, e então começamos 
Our love is alive, and so we begin 

Tolamente colocando nossos corações na mesa, tropeçando 
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in 

Nosso amor é uma chama, queimando por dentro 
Our love is a flame, burning within 

De vez em quando, a luz do fogo nos pegará tropeçando
Now and then, firelight will catch us stumblin' in
Tropeçando, tropeçando 
Stumblin' in, stumblin' in 

Tolamente colocando nossos corações na mesa, tropeçando
Foolishly laying our hearts on the table, stumblin' in

Fonte: Musixmatch

domingo, 12 de maio de 2024

Israel sacrifica inocentes - uma guerra sangrenta

Cerca de milhão e meio de palestinianos estão refugiados em Rafah









                                              imagem in pt.euronews.com

imagem obtida in pt.euronews.com

Israel obriga dezenas de milhares de pessoas a deixar Rafah

De  Euronews com AP  a 11/05/2024 


A ofensiva terrestre limitada na cidade do sul da Faixa de Gaza está a obrigar dezenas de milhares de palestinianos a regressar ao norte do território, devastado pela guerra.
Israel ordenou novas evacuações na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, este sábado, forçando dezenas de milhares de pessoas a deslocarem-se. As forças israelitas preparam-se para expandir a operação terrestre em curso e estão também a deslocar-se para uma área no norte da Faixa de Gaza onde o Hamas se reagrupou.
Israel já evacuou o terço oriental de Rafah, empurrando a operação para os limites da área central, densamente povoada, embora a entrada de Israel na cidade tenha sido, até agora, inferior à invasão em grande escala que tinha sido planeada e que muitos temeram que viesse a ser concretizada, com a comunidade internacional a pressionar fortemente Israel para que não a realizasse.
Mais de 1,4 milhões de palestinianos - metade da população de Gaza - têm estado abrigados em Rafah, na maioria depois de terem fugido das ofensivas de Israel noutros locais.
FONTE: in pt.euronews.com