in depositphotos.com |
Pesquisa feita sobre este fruto e que achei muito interessante, pois há várias versões e cito aqui duas delas:
'A famosa tangerina pode ser considerada uma laranja (ou uma espécie)? '
Resposta:
'A tangerina é o fruto da tangerineira (também chamada bergamota ou vergamota), sendo que a árvore é considerada uma espécie de laranjeira. Diferencia-se da laranja «por ser mais pequena, mas de feitio um tanto achatado e muito aromático», segundo a abonação do dicionário Aulete.
À laranjeira também se chama bergamoteira ou vergamoteira.
N.E.– Depois desta resposta, recebemos o seguinte esclarecimento do consulente Jorge Garrrido, engenheiro agrónomo: «A tangerineira não é uma laranjeira. São duas espécies diferentes do género Citrus. Laranjeira: "Citrus sinesis". Tangerineira: "Citrus reticulata", "Citrus deliciosa", "Citrus unshiu"».
José Mário Costa 30 de junho de 2004'
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tangerina/12812 [consultado em 17-05-2024]
-------------------------------------------------------------------------------------
Outra pesquisa que efetuei: in https://agrosaber.com.br
É TANGERINA, MEXERICA, BERGAMOTA OU PONKAN? SABE A DIFERENÇA?
Saiba distinguir as principais variedades da fruta que é a ancestral da laranja
...(...) Afinal, qual a diferença ou o que a tangerina, a mexerica, a bergamota e a ponkan têm em comum? Primeiro, já vamos acertar a grafia de uma delas – é ponkan ou poncã? Apesar da versão aportuguesada do nome ‘poncã’ e que está até nos dicionários brasileiros, a agrônoma Marinês Bastianel, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, indica que o nome correto é ‘ponkan’.
“Trata-se um nome próprio para a fruta e nome próprio não se muda”, explica Bastianel, que é mestre em Fitotecnia e doutora em Genética e Biologia Molecular.
...(...)... um debate sobre o nome certo das frutas em questão: aqui no Brasil, sejam elas, ponkan, mexerica, mimosa, bergamota, tangerina-cravo, todas são tangerinas, e saíram da espécie de fruta cítrica conhecida por biólogos por Citrus reticulata ...(...)...
Origem
A origem da fruta é asiática, e desde que começou a ser domesticada pela humanidade, foi ganhando novos territórios, deixando muitos descendentes, gerando mutações naturais e ganhando muitos nomes.
Apesar de atualmente estar em menor número no mundo, sabia que a tangeria é a ‘mãe’ ou o ‘pai’ das laranjas? Essa história vem do cruzamento de algumas espécies de citrus, segundo explica Bastianel.
“Isso foi comprovado com estudos recentes de sequenciamento de DNA. Antes dos estudos, muitos pesquisadores já desconfiavam que a laranja seria então uma espécie híbrida. E a resposta se deu com os testes de DNA”, explica.
Uma fruta, vários nomes
Tangerina tornou-se um nome central da espécie. Vem de ‘laranja de Tânger’ (cidade ao norte do Marrocos).
Mas há denominações como mandarina, palavra de origem espanhola, e bergamota, da expressão turca beg armudi que quer dizer “pera do príncipe”. Há até a palavra ‘vergamota’, em países que a sonoridade da letra ‘B’ é a da letra ‘V’. No Brasil há ainda nomes como mimosa e fuxiqueira.
Para colocar ordem na casa e explicar a diferença entre as variedades mais comuns de tangerinas, a especialista do IAC faz uma lista das variedades mais comuns com as quais todo mundo já se deparou nos sacolões. Para ela, é possível dividir em 5 grupos mais comuns: tangerinas comuns, clementinas, satsumas, mexericas e tangores.
Tangerina Ponkan |
Tangerina Mexerica-Tardia |
Tangerina-Cravo |
Tangerina Japonesa Satsuma |
Tangerina Tangor Murcott |
Sem comentários:
Enviar um comentário