sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Dia Internacional Da Fraternidade Humana - celebra-se hoje, a 4 de fevereiro!

ONU marca Dia Internacional da Fraternidade Humana celebrando cultura de paz 

Data foi estabelecida em resolução da Assembleia Geral, adotada em dezembro de 2020; Nações Unidas estão preocupadas com aumento de atos de intolerância, discurso de ódio e desrespeito da diversidade à medida que o mundo responde à crise causada pela pandemia. 

Neste 4 de fevereiro, a ONU marca o Dia Internacional da Fraternidade Humana, criado pela Assembleia Geral no primeiro ano da crise global de saúde, gerada pela Covid-19. 

Para as Nações Unidas, em tempos de necessidade, como o vivido agora, é importante mais do que nunca reconhecer a contribuição valorosa das pessoas de todos os credos e religiões para a humanidade e o diálogo, que pode ser feito, para melhorar a percepção dos valores comuns. 
Pandemia 

A ONU está preocupada com atos de discursos de ódio religioso que minam o espírito da tolerância e do respeito pela diversidade. Essas ações são ainda mais graves num momento em que o mundo responde à pandemia. 

O próprio secretário-geral da organização, António Guterres, ressaltou, em várias ocasiões, a necessidade de união, solidariedade e de um compromisso renovado com a cooperação multilateral para vencer a crise. 

ONU defende que o espírito de harmonia, compreensão e solidariedade são elementos chave na resolução de conflitos
Neste Dia Internacional da Fraternidade Humana, as Nações Unidas buscam sublinhar a importância de compreensão de diferentes culturas, religiões, credos e da promoção da tolerância que inclui a aceitação social do que é diferente. 

Para a organização, a educação nas escolas deve ajudar a combater a discriminação baseada na religião. 
Papa e Imã 

Em sua resolução sobre o Dia Internacional, a Assembleia Geral citou o encontro do Papa Francisco com o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad al-Tayyib em 4 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, que resultou na assinatura do documento “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e para a Coexistência.” 

A ONU lembra que após a destruição da Segunda Guerra Mundial, a organização nasceu para salvar gerações vindouras do flagelo de uma guerra e com o objetivo de fomentar o diálogo e o entendimento entre os povos. 

Para a organização, o espírito de harmonia, compreensão e solidariedade são elementos chave na resolução de conflitos e desafios globais.

FONTE: in https://news.un.org/pt


(Vatican News)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Nossa Senhora das Candeias celebra-se hoje, 2 de fevereiro

O Dia de Nossa Senhora das Candeias comemora-se a 2 de fevereiro.

Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são outros nomes atribuídos à Santa Maria celebrada neste dia.

História de Nossa Senhora da Luz

A data celebra-se a 2 de fevereiro, no dia da Apresentação do Senhor ao Templo, quarenta dias após o seu nascimento.

Este foi também o dia de purificação de Nossa Senhora. Segundo a lei de Moisés, após darem à luz, as mulheres ficavam impuras, devendo visitar o templo de Jerusalém somente quarenta dias após o parto. Nesse dia se deviam apresentar perante o sacerdote e realizar um sacrifício para se purificarem. 

Foi com base na apresentação do Menino Jesus pela Virgem Maria e por São José, diante do profeta Simeão, que nasceu a celebração do Dia de Nossa Senhora das Candeias. Jesus seria a luz que iluminaria o mundo.

As festas do dia começaram a ser celebradas com uma procissão de velas no século X, a recordar esse aspeto. 




Devoção à Senhora das Candeias

Nossa Senhora das Candeias é a santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária. Ela terá aparecido em 1400 numa praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, em Espanha.

Em Portugal, onde se realizam muitas procissões em sua honra, a santa é o orago de dezenas de freguesias com o nome de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Purificação.

A santa começou a ser especialmente venerada em Portugal no século XV. Quando se descobriu uma imagem da Mãe de Deus entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, em Lisboa, fundou-se ali um convento e uma igreja dedicada à santa. Com a expansão marítima de Portugal, o culto da santa foi espalhado pelo mundo, com especial relevo no Brasil.

Crença popular relacionada com Nossa Senhora das Candeias

Várias tradições populares estão ligadas à Nossa Senhora das Candeias, tradicionalmente invocada pelos cegos.

Uma crença popular está relacionada com o estado do tempo: "se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir; se estiver a chorar, está o Inverno a passar". Ou seja, se o tempo estiver de sol no Dia da Senhora das Candeias, o inverno está a chegar, mas se chover nesse dia, o inverno está a acabar.


(REFERÊNCIA Á FONTE: in calendarr.com)