Depois de ter vencido este mesmo prémio o ano passado, Portugal volta a ganhar numa cerimónia que decorreu este sábado em Atenas, na Grécia, ficando à frente de destinos como a Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.
“Receber o ‘Óscar’ de Melhor Destino Europeu pelo segundo ano consecutivo é algo que nos enche de orgulho e prova que Portugal continua no top das preferências dos turistas internacionais. Estes resultados mostram que a nossa estratégia está claramente a dar frutos e que o mundo olha para Portugal como um exemplo, e também nos motivam para continuarmos o trabalho de qualificação da oferta e dos destinos, alargando o turismo a todo o território e ao longo de todo o ano, tornando-o cada vez mais sustentável”, afirmou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.
Concorrentes
Além desta distinção, vários outros pontos turísticos do país foram reconhecidos a nível europeu (ver caixa), a que se juntaram vários prémios nacionais. Lisboa foi distinguida, entre 12 concorrentes, como melhor cidade destino da Europa, ficando à frente de cidades como Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma, Moscovo ou Veneza.
Em comunicado enviado às redações ao final da noite de sábado, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) justifica o prémio com a “excelência da oferta turística conquistada nos últimos anos”.
Segundo o diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, a capital portuguesa está de “parabéns pelo investimento que tem vindo a fazer na requalificação do património, na disponibilização de novos equipamentos e no enriquecimento da oferta cultural e gastronómica, garantindo assim o crescimento do Turismo e a melhoria da qualidade de vida dos residentes”.
Vítor Costa acrescenta ainda que “a conquista de Melhor Cidade Destino da Europa é histórica para Lisboa, pois já recebemos inúmeros prémios, mas este ainda não tinha sido conquistado”. Para o dirigente, o “facto de estarmos a estabelecer os níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar deixa-nos muito orgulhosos do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos”.
Também o Porto de Cruzeiros de Lisboa foi considerado o melhor da Europa na sua categoria pelo terceiro ano consecutivo, isto já depois da inauguração, em novembro de 2017, do novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia.
A nova infraestrutura, que contou com um investimento de 54 milhões de euros, tem capacidade para 800 mil passageiros por ano, mais 300 mil do que antes. No passado, Lisboa recebeu 521 mil passageiros de cruzeiro.
“Relativamente a 2018”, a Administração do Porto de Lisboa – concessionária do terminal – prevê “a realização de 361 escalas e 617 mil passageiros, o que significa um crescimento face às previsões para 2017 de cerca de 8% nas escalas e de 18% no número de passageiros, fazendo de 2018 o melhor ano de sempre.”
A Madeira recebeu o prémio de Melhor Destino Insular pela terceira vez consecutiva e quinta vez no total – 2013, 2014, 2016, 2017 e 2018. A secretária regional do Turismo da Madeira, presente na gala em Atenas, congratulou-se por a região “ter conseguido manter tal reconhecimento europeu”.
Paula Cabaço atribuiu o prémio “a toda a população madeirense e porto-santense e, naturalmente, a todo o setor do turismo e a cada um dos profissionais que, diariamente, contribuem para afirmar a diferença, qualidade e identidade do destino”. Segundo a responsável, “a confiança reforça-se através da conquista de mais este galardão europeu que serve, simultaneamente, como incentivo à continuidade de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, num esforço que o Governo Regional reconhece e não pode deixar de louvar, em mais este momento que é de enorme satisfação, para todos”.
No próximo ano, a Madeira vai receber a Gala Europeia dos World Travel Awards, “numa cerimónia que se torna ainda mais impactante após a conquista de mais este galardão”.
Destaque também para a distinção dos Passadiços do Paiva como Melhor Atração Turística de Aventura da Europa e como Melhor Projeto Europeu de Desenvolvimento Turístico. “Estes prémios são o corolário de uma aposta arrojada numa estratégia que é diferenciadora a nível turístico”, resumiu a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. “A autarquia e o Geoparque tiveram a coragem e a ousadia de apostar em algo diferente e esta vitória consolida de forma inequívoca os Passadiços do Paiva como um projeto único e inovador a nível internacional, o que muito nos orgulha”, acrescentou a também presidente da Associação Geoparque de Arouca, citada pela agência Lusa.
O município português, cujo território de 329 quilómetros quadrados está classificado pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade, arrecadou pelo terceiro ano consecutivo a mais elevada distinção no que se refere a desenvolvimento turístico integrado.
A eleição resultou de uma votação partilhada entre público anónimo e profissionais do setor. Pelo mesmo processo, os Passadiços do Paiva ganharam também a categoria relativa a Turismo de Aventura.
Concorrendo em três das mais de 120 categorias da competição (que avalia segmentos tão distintos como companhias aéreas, operadoras de cruzeiros, hotéis, etc.), os Passadiços do Paiva só não ganharam na modalidade de Melhor Atração Turística da Europa. O título foi para a Acrópole de Atenas.
Segunda de 11 A entrega de prémios em Atenas foi a segunda das 11 que integram a edição de 2018 dos World Travel Awards. Depois do Médio Oriente e da Europa, ainda ficarão por divulgar os vencedores das competições respeitantes a África, Ásia, Austrália, Caraíbas, América Central, oceano Índico, América do Norte e América do Sul. Haverá ainda prémios para a categoria específica de “Tecnologia para Turismo”.
Os projetos distinguidos em cada uma dessas áreas geográficas são automaticamente selecionados para a grande final, que não faz distinção territorial e cuja cerimónia de prémios está agendada para o próximo dia 1 de dezembro, em Lisboa.
Instituídos em 1993, os World Travel Awards são considerados os “óscares do turismo” por reconhecerem a excelência entre projetos de todo o mundo no universo do setor. O selo de qualidade conferido aos galardoados é apontado como uma das mais importantes distinções mundiais na indústria do turismo."
(in: jornal i por Magalhães Afonso 02.07.2018)