quinta-feira, 5 de julho de 2018

Atenção à nova bandeira nas praias assinalando onde é seguro tomar banho

https://www.leca-palmeira.com

Quando formos à praia neste verão, teremos de estar mais atentos, pois existe uma nova bandeira com as cores  vermelha e  amarela! 

E para que serve?

Serve para assinalar onde é seguro tomar banho. Indica: zona recomendável para banhos.

As duas bandeiras dessa cor estarão colocadas na praia e no espaço entre elas pode tomar-se banho!

Atenção, que segundo as marés, a localização dessas duas bandeiras de duas cores poderá ser alterada. 

De preferência, as referidas bandeiras serão colocadas em zonas onde não haja agueiros; o que é um agueiro? é uma corrente forte, formada por uma massa de água trazida para a costa pelas ondas e que retorna para o mar pelo local que lhe oferece menos resistência, é uma corrente de retorno (fui ver o significado de agueiros em: infopedia.pt).

"A indicação faz parte do edital de praia - onde estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes - e significa "zona recomendável para os banhistas entrarem na água".
Ao DN, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional explicou que com esta indicação os banhistas ficam a conhecer "as zonas mais seguras para tomar banho" e que são "sugeridas pelos nadadores salvadores". 
Assim, além de ter atenção à cor da bandeira que indica se pode tomar banho - vermelha, amarela e verde -, o banhista tem de ter atenção à localização destas "balizas" que mostram as zonas onde se pode entrar na água.
O nome exato da sinalização é, segundo o Instituto de Socorros a Náufragos, "zona recomendável para os banhistas entrarem na água" e, segundo explicaram ao DN, a localização das duas bandeiras pode ser alterada de acordo, por exemplo, com as marés.
Esta é a primeira vez que está a ser utilizada esta informação gráfica nas praias - apesar de na época balnear do ano passado em alguns locais já ter sido experimentada -, o que também vai acontecer em outros países europeus que tenham adotado esta sinalização. Pretende-se, assim, que em todas as zonas balneares existam indicações uniformes."
(por Carlos Ferro in dn.pt  de 28.06.2018)

Sem comentários: