domingo, 1 de julho de 2018

Portugal perdeu frente ao Uruguai e foi eliminado do Mundial 2018

in: https://www.record.pt
As notas dos jogadores que foram menos Portugal que o Uruguai conseguiu ser
Perdemos porque Cavani foi mais Ronaldo que Ronaldo. O Uruguai não teve medo de criar infelicidade, de mostrar quão ilógica é a vontade de viver. 
As notas do Portugal-Uruguai... com muito humor.
Como adepto tanto de café como de sofá estou sempre certo, é impressionante mas é verdade. Quando perdemos é porque não prestaram atenção à minha sabedoria; quando ganhamos é porque o caos não deu ouvidos à minha insensatez. Estou sempre certo – e se a realidade me contraria isso só demonstra o mau feitio dessa senhora de má fama.
Mas desta vez era razoavelmente óbvio: desde o início do Mundial que carecíamos de negatividade; já não impelíamos os adversários ao suicídio; por vezes eles pareciam acreditar que poderiam, e até com justiça, ganhar. Não foi o que aconteceu: o Uruguai ganhou com injustiça, ou como se diz desde o Europeu: à portuguesa.
Perdemos porque Cavani – e todo o homem aspira a ser Cavani, lindo, esbelto, de cabelo rebelde, eficiente mas também romântico – foi mais Ronaldo que Ronaldo. O Uruguai não teve medo de criar infelicidade, de mostrar quão ilógica é a vontade de viver.
Nós, esquecendo a lição do Euro (não fazer nada, deixar que o adversário se auto-destrua) acreditámos que poderíamos ser felizes num mundo justo, em que os Bernardos recebem com elegância, os Quaresmas cruzam de trivela e os Andrés, além de serem lindos, cabeceiam para o fundo das redes. Esquecemo-nos de Godin – e todo o homem, em não sendo Cavani, aspira a ser Godin, feio, duro, mas a pôr o pão na mesa para alimentar as crianças . Godin foi mais Pepe que Pepe e o Uruguai foi mais Portugal que Portugal. O talento, o empreendedorismo não compensam – pelo menos no Campeonato do Mundo.
(João Bonifácio in observador.pt  01 julho 2018)

Sem comentários: