quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Artur Jorge - Homenagem a esse grande goleador e selecionador nacional

Morreu antigo selecionador nacional Artur Jorge - Economia - Jornal de  Negócios
imagem obtida in jornaldenegocios.pt

Antigo goleador e selecionador nacional, Artur Jorge foi o primeiro treinador português campeão europeu de clubes, levando o FC Porto à conquista da principal prova de clubes da UEFA em 1987. Morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 78 anos, vítima de doença prolongada.

"É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos", lê-se no comunicado enviado pela família às redações.

Natural do Porto, Artur Jorge tornou-se uma das figuras mais proeminentes do futebol português e destacou-se como o primeiro treinador português campeão europeu de clubes, conduzindo o FC Porto à conquista da principal competição de clubes da UEFA, com a vitória frente ao Bayern de Munique, em Viena, em 1987. 

Ao serviço dos azuis e brancos, além da Liga dos Campeões, Artur Jorge arrecadou três campeonatos nacionais, três Supertaças e uma Taça de Portugal. Foi a primeira escolha de Jorge Nuno Pinto da Costa depois de o dirigente assumir a presidência do FC Porto, tendo substituído José Maria Pedroto à frente dos dragões.

Em Portugal, Artur Jorge treinou ainda outros clubes históricos como Benfica, Belenenses e Académica. 

No estrangeiro, Artur Jorge treinou o Paris Saint-Germain, ganhando um campeonato e uma Taça de França. O clube parisiense também reagiu à morte do português nas redes sociais. Artur Jorge foi selecionador nacional em duas ocasiões: primeiro em 1990, e mais tarde, a seguir ao Euro de 1996, prova em que comandou a seleção da Suíça. Orientou ainda a seleção de Camarões.

A Federação Portuguesa de Futebol, tal como a Liga portuguesa, também prestaram tributo a Artur Jorge. Como futebolista, Artur Jorge inicou o percurso no FC Porto, mudando-se de seguida para a Académica antes de se transferir para o Benfica. Foi com a camisola dos encarnados que conheceu maior sucesso. Dos 215 golos apontados na carreira, 104 foram ao serviço do Benfica, clube pelo qual venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal. 

O "Rei Artur", como ficou conhecido, representou ainda o Belenenses e os norte-americanos do Rochester Lancers. Foi 16 vezes internacional pela Seleção Portuguesa.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Artur Jorge, sublinhando que, em 1989, foi condecorado com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

Referência: pt.euronews.com