sexta-feira, 2 de junho de 2023

A Fundação Calouste Gulbenkian presta homenagem a Paula Rego


Como um anjo que vinga e que perdoa | PÚBLICO
imagem obtida in publico.pt
(ANJO)


Turkish Bath [O Banho Turco] - Centro de Arte Moderna
imagem obtida in gulbenkian.pt
Turkish Bath (O Banho Turco)
Centro de Arte Moderna

Com a devida vénia, partilho aqui o momento importante de cultura que a Fundação Calouste Gulbenkian se prepara para apresentar:

EXPOSIÇÃO


8 jun a 24 jul, Zona de Congressos, Entrada livre

A Fundação Gulbenkian homenageia Paula Rego, no primeiro aniversário da sua morte, expondo duas das suas aquisições mais recentes: Anjo e O Banho Turco. Estas pinturas, que vão ficar no espaço público da Fundação, vêm enriquecer o núcleo do CAM dedicado à artista, que conta já com 37 obras, fazendo da Fundação Gulbenkian a instituição privada com a maior e a mais significativa coleção de obras de Paula Rego.

08 jun – 24 jul 2023 10:00 – 18:00 

Local
Zona de Congressos

Fundação Calouste Gulbenkian

Preço
BILHETE  Entrada Livre 
O CAM homenageia uma das artistas portuguesas com maior reconhecimento internacional mostrando duas das aquisições mais recentes – «Angel» e «Turkish Bath».

No primeiro aniversário da morte de Paula Rego (8 de junho de 2022), o CAM homenageia uma das artistas portuguesas com maior reconhecimento internacional: duas das aquisições mais recentes – Angel [Anjo] e Turkish Bath [O Banho Turco] – são mostradas na zona de congressos da Fundação Calouste Gulbenkian. A aquisição destas duas obras faz da Fundação Gulbenkian a instituição privada com a maior e mais significante coleção de obras da artista, reunindo 37 peças, que incluem pintura, desenho e gravura.

TEXTOS DOS CURADORES / ARTISTAS

FONTE: in gulbenkian.pt

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Festeja-se hoje o Dia Mundial da Criança

Especial Dia da Criança - RTP Ensina
imagem obtida in dia da criança rtp ensina

É com a devida vénia que transcrevo de dia da criança rtp ensina (pesquisa google in google.com)

Portugal celebra o Dia da Criança em 1 de junho. Outros países celebram este dia em 20 de novembro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por ser o aniversário da aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças (1959) e a Convenção dos Direitos das Crianças (1989).

As datas da comemoração podem variar, mas o objetivo é o mesmo: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam. Para marcar este dia, o ENSINA sugere alguns conteúdos para os mais novos despertarem a sua curiosidade e aprenderem de forma lúdica. A escolha é sua, basta clicar no título!

duArte

O duArte é mudo, mas fala com o corpo, com as formas geométricas. Passeia-se num museu, que considera seu, e visita e apresenta uma obra de arte em cada viagem que faz.

Pulga atrás da Orelha

A Pulga é um programa de animação que procura responder a questões de temas tão diversos com ciência, história ou cidadania, num minuto.

Mãos à Obra

Aprende a pintar, desenhar e construir com esta série do Zig Zag.

Histórias do Lucas

O Lucas e os seus amigos, Cometa, Vasco e Violeta, vivem algumas histórias que ajudam a descobrir o mundo e como os outros podem ser tão importantes como eles mesmos. O ensino da cidadania para os mais novos.

TEMAS
ARTES
CIÊNCIAS NATURAIS
CIDADANIA
DIREITOS HUMANOS

TÓPICOS
Dia da Criança


FONTE: RTP ensina - especial dia da criança