quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Agouros, superstições e outros esconjuros...Por que os usamos?


Livro das Pragas, Agouros, Rezas, Superstições e Outros Esconjuros - Livro  - Bertrand
in bertrand.pt

Tenho procurado explicação para muitas das expressões que tantas vezes utilizamos ou ouvimos no nosso dia a dia, tais como pragas, superstições, agouros, rezas...

Encontrei uma obra de muito interesse, da autoria de Guerra e Paz, Editores, Livros CMTV, de março de 2019, cujo título é: "Livro das Pragas, Agouros, Rezas, Superstições e outros Esconjuros", que explica muitos desses dizeres, chegando mesmo a afirmarem que este livro nos será útil desde que nos batizamos até morrermos...

O leitor deste post "Agora bata na madeira, diga "lagarto, lagarto, lagarto" - ou "águia, águia, águia", ou "dragão, dragão, dragão", claro, se as suas preferências desportivas  não aceitarem o "lagarto". 

O referido livro constitui "um verdadeiro e fascinante mundo enigmático", segundo a autoria do mesmo: já li uma parte dele e concordo inteiramente, pois trata-se de conhecer os meandros da nossa língua, de uma certa linguagem, o que nos leva a ficar a conhecer um "imenso património linguístico".

Um das centenas dos exemplos referidos é a palavra PRAGA que vem do latim "plaga-" e que significa "calamidade"; mas PRAGA também pode ter o sentido de "lançar uma maldição sobre alguém". Há as pragas literárias e em Portugal e arredores, os autores referem que são conhecidas "as pragas algarvias".

O leitor deste post quer decorar esta praga que se segue? Pode vir a dar jeito...

"Oh, maldeçoade!

Havias de apanhar uma depressom

tã grande ou tã pequena, 

que se nã compres este livro

vais ganhar uma micose tal

que só te c'rasses

com ossos de menhoca."

Explicação: "c'rasses" é o mesmo que "curasses" e "ossos de menhoca" são mesmo "ossos de minhoca"...

Os AGOUROS ou PRESSÁGIOS são aqueles sinais em que se conjetura sobre o que pode acontecer no futuro: "Ah, raisparta, o espelho partiu? Maldito espelho! Sete anos de azar agora".

Acho piada quando os autores referem que quando os temas são "pragas, maldições e superstições", valerá a pena utilizar umas fórmulas como "umas rezas e benzeduras" que até nos podem ser muito úteis. Têm razão, na medida em que sentimos que temos de nos "proteger contra estes maus-olhados".

Finalizando o meu post de hoje, (ressalvando que o tema tratado não se esgota aqui, é infindável nos seus mistérios, quero dizer que voltarei, sempre que me der prazer escrever sobre ele) vou escolher o vocábulo SUPERSTIÇÃO, que vem do latim "superstitio", que significa uma profecia (os autores acrescentam "ou medo excessivo dos deuses". 

As superstições estão ligadas à ideia de uma força sobrenatural que, com a sua ação, podem causar determinadas situações que, de um modo geral, deixam marcas negativas na pessoa, isto é, não lhe deixam boas recordações. Têm como base tradições populares, vindo dos primórdios da vida do HOMEM. Um exemplo de superstição: os jogadores de futebol entram em campo com o pé direito, benzem-se e tocam o relvado...

(para escrever este post, baseei-me na obra citada no 2º parágrafo).

terça-feira, 15 de agosto de 2023

"Como é a sua graça?" (origem de alguns nomes próprios)

Gênesis – Historia de Caim e Abel - Leitura da Bíblia | BÍBLIA DE ESTUDO
imagem obtida in bibliadeestudo.org
(Abel, com a ovelha ao colo; ao lado, o seu irmão Caim)

Cada nome próprio tem um significado e uma origem. 

No entanto, os estudiosos deste tema, nos seus livros, salvaguardam que a etimologia dos nomes próprios que apresentam foi a que lhes pareceu a mais provável.

Isto poderá querer significar que não há certezas absolutas. 

Temos de continuar a ler, estudar e pesquisar muito sobre as línguas e suas origens... e ao tentarmos desfazer muitos dos enigmas, mitos, mistérios que envolvem as palavras que usamos (até no nosso quotidiano), por vezes encontramos explicações simplesmente "fascinantes"!

Por exemplo: 

"ABEL - o étimo deve ser procurado no hebraico bíblico. Há anotações ou apostilas a este nome. Segundo a tradição, Abel desapareceu como um sopro e assim, significa "vão". 

Outra hipótese, mais recente, filia o antropónimo no assírio, com o significado de "filho". 

Na pesquisa que efetuei, encontrei estas explicações in "Como é a sua graça?", 

de Manuel Ramos Ribeiro (sobre a origem dos nomes próprios mais comuns), 

Clepsidra, janeiro de 1991