sexta-feira, 10 de março de 2023

Marcelo Rebelo de Sousa deu uma entrevista à RTP e ao Jornal Público (09.03.2023 - 7 anos de Presidência)

Marcelo Rebelo de Sousa dá entrevista na RTP
imagem in atelevisao.com

Abusos na Igreja: Marcelo diz que “é óbvio” que padres suspeitos devem ser  suspensos e que posição dos bispos foi “desilusão” – Observador
imagem obtida in observador.pt

No dia em que completou 7 anos como Presidente da República Português, Marcelo concedeu uma entrevista à RTP e ao Jornal Público, dando voz e analisando os graves problemas que o nosso país atravessa.


FONTE:
in noticiasaominuto.com

"Realista" e "equilibrada". 
Que dizem partidos da entrevista de Marcelo?

O Presidente da República deu uma entrevista à RTP e ao jornal Público. 
Da Esquerda à Direita, as reações não se fizeram esperar.

10.03.2023

Marcelo Rebelo de Sousa deu uma entrevista à RTP e ao jornal Público, na noite de quinta-feira, no dia em que cumpriu sete anos na Presidência, onde fez críticas ao Governo de António Costa - que considerou tratar-se de "uma maioria requentada e cansada, que ao fim de um ano está esgotada".

Em jeito de análise sobre os primeiros meses de legislatura, o chefe de Estado apontou que, "até setembro, houve realmente um tempo perdido, que, depois, se prolongou com vicissitudes", afirmou Marcelo, lembrando as várias polémicas que afetaram já o atual Executivo.

Quanto ao pacote 'Mais Habitação, apresentado pelo Executivo socialista para fazer face à atual crise no setor, Marcelo Rebelo de Sousa frisou que "é de louvar, ao fim de sete anos de Governo, ter sido apresentado um pacote desta dimensão, para recuperar os sete anos anteriores". Pouco demorou até que várias figuras da Esquerda à Direita fizessem ouvir as suas reações às palavras do chefe de Estado.

PSD fala numa entrevista "realista"

Um dos primeiros a pronunciar-se sobre as palavras do Presidente da República foi Paulo Rangel, vice-presidente do PSD, que considerou ter sido uma entrevista "muito realista". "Mostrou, como ele disse, que estamos perante uma maioria requentada e cansada, que ao fim de um ano está esgotada", referiu o social-democrata.

Em declarações aos jornalistas, na Madeira, o responsável apontou que esta era uma crítica "fortíssima" ao Governo. "E da qual, naturalmente, o primeiro-ministro tem de tirar consequências", atirou.

Já questionado sobre Marcelo ter dito que não prescindia do "poder de dissolver" a Assembleia da República, Paulo Rangel foi assertivo: "O PSD está sempre preparado, mas não há dúvidas de que, se esse momento chegar, naturalmente, o PSD estará ainda mais preparado do que está hoje".

De lembrar que, na mesma linha, Luís Montenegro, líder do PSD, considerou, esta quinta-feira que o partido "está cada vez mais a posicionar-se como a alternativa de confiança para dar um Governo novo a Portugal". No seguimento do 1.º Encontro Interparlamentar da Madeira que decorreu no Funchal, o social-democrata argumentou que o PSD "demonstrou que, ao contrário do Governo da República, funciona de forma coesa, estruturada e coordenada".

No Encontro Interparlamentar da Madeira, o @ppdpsd demonstrou que, ao contrário do Governo da República, funciona de forma coesa, estruturada e coordenada. Somos o Partido que está cada vez mais a posicionar-se como a alternativa de confiança para dar um Governo novo a Portugal. pic.twitter.com/0PMF06XXco— Luís Montenegro (@LMontenegroPSD) March 9, 2023

PS prefere falar em "exigência" e afasta "crítica"

Pela voz do PS, a reação coube ao dirigente socialista Porfírio Silva. "Estarmos muitos anos no Governo cria novos desafios", referiu, sublinhando que, historicamente, não era uma situação muito "normal".

"Mas isso significa que os portugueses depois de terem tido muitos anos para avaliar em concreto aquilo que o Governo tinha feito, deram a resposta: 'O que queremos é que esta governação continue'", atirou, em declarações aos jornalistas, no Parlamento, em Lisboa, considerando que as palavras de Marcelo dizem mais respeito a uma "exigência" do que a uma "crítica"

Durante a sua intervenção, Porfírio Silva disse ainda que a análise feita por Marcelo foi "equilibrada". "Esperamos que possamos continuar a dar uma resposta a esta avaliação. Vamos continuar a encher o copo, vamos fazer mais para que haja mais água para mais portugueses nestas circunstâncias", vincou.

O socialista fez ainda questão de vincar o contexto atual "desafiante", lembrando a questão da guerra na Ucrânia ou da subida da inflação. "Não é uma situação fácil. Aliás, este Governo nunca teve anos fáceis desde que o primeiro-ministro António Costa entrou em funções", defendeu.

BE acusa decisões por explicar sobre a TAP

Quem também reagiu às palavras do chefe de Estado - especialmente no que toca ao 'dossier' da TAP - foi o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares. O bloquista considerou que "há decisões políticas por explicar também de Fernando Medina" e há "consequências a retirar e uma comissão de inquérito que está a começar agora".

Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, Filipe Soares deixou um aviso: "Tentar matar a comissão de inquérito é a tentativa do Governo, que aparenta ter medo dela, esperemos que não seja a posição do Presidente da República também."

PCP. Marcelo teve papel na criação da maioria absoluta

Na intervenção do PCP, proferida pela deputada Alma Rivera, os comunistas subiram o tom das críticas, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de ter tido um papel na criação da atual maioria absoluta do PS. 

Para o PCP, o Presidente da República "fala como se não tivesse alinhado com o PS na sua estratégia para obter maioria absoluta".

IL diz que chefe de Estado "põe o Governo a prazo"

Também Rui Rocha se pronunciou, na Assembleia da República, sobre a entrevista ao chefe de Estado e, na sua intervenção, o líder da Iniciativa Liberal considerou que as críticas de Marcelo Rebelo de Sousa "põe o Governo a prazo".

"Aqui, a única divergência é que consideramos que este Governo já não é de todo recuperável", disse o líder liberal, voltando a apostar numa futura moção de censura ao Governo socialista.




Uma "desilusão" chamada Conferência Episcopal Portuguesa

Sobre a crise que se tem feito sentir na Igreja Católica em Portugal, o chefe de Estado quis ressalvar que a Conferência Episcopal Portuguesa "ficou aquém ao não assumir a responsabilidade" pelos milhares de casos de abusos sexuais reportados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa - e, também, por "não tomar medidas preventivas" neste âmbito. "Foi uma desilusão a sua posição", determinou.

Considerando ser "óbvio" que os padres identificados por esta comissão deviam ser suspensos preventivamente, Marcelo Rebelo de Sousa perguntou "qual é a hesitação" da Conferência Episcopal Portuguesa, acusando-a de ter passado "ao lado" de uma série de "problemas". E acrescentou: "E isso, enquanto Presidente da República, incomoda-me imenso, porque a Igreja é uma instituição fundamental na sociedade portuguesa".

Marcelo Rebelo de Sousa argumentou ainda que se esta instituição, "de repente, sofre na sua confiabilidade, na sua credibilidade, numa questão tão básica como esta, isso depois repercute-se na vida dos portugueses".

Perante este cenário, o Presidente da República determinou que "quem falou em nome da Conferência Episcopal" falhou, ao não "agir rápido, assumir a responsabilidade, tomar medidas preventivas e aceitar a reparação", no que concerne estes casos de abuso. Aliás, aconteceu "tudo ao contrário", julgou.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu assim que se faça uma "reflexão complementar para reencontrar o caminho que se perdeu nestes 20 dias" - ou seja, desde que a comissão liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht divulgou o seu relatório sobre os casos de abusos perpetrados por membros da Igreja Católica.

Marcelo Rebelo de Sousa concedeu, esta quinta-feira, uma entrevista à RTP e ao jornal Público, no dia em que cumpre sete anos no cargo de Presidente da República, e na qual se propunha a fazer uma análise sobre o atual estado do país.

A visão do chefe de Estado foi partilhada num contexto que continua a ficar marcado pela guerra na Ucrânia, pelas dificuldades impostas pela inflação e, também, por um forte ambiente de contestação social, como é exemplo disso o setor da Educação.

Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse, para o seu primeiro mandato, a 9 de março de 2016, após ter sido eleito a 24 de janeiro do mesmo ano. Foi depois nomeado, pela nação, para um segundo mandato, numa eleição que decorreu a 24 de janeiro de 2021, segundo pode ler-se no site da Presidência da República.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Chá de HIBISCO e os seus benefícios na nossa saúde

Os chás apresentam benefícios, porque são usados como uma alternativa para 
melhorar a nossa saúde. São uma opção saudável.

Quando somos acometidos por alguns males, "fugimos" muitas vezes de usar certos medicamentos, por conterem químicos; então, tentamos procurar um chá "milagroso", uma infusão, uma tisana... de que já ouvimos alguém falar, como no caso da hipertensão, da diabetes, do colesterol, da pedra no rim... e tantos outros males de que uma ou outra pessoa padece.

É uma tentativa para nos curarmos, embora saibamos que alguns males não desaparecem só com chazinhos...

Escolhi hoje o chá de hibisco porque na verdade, a sua toma é muito agradável e tem inúmeros benefícios.

Depois de ter consultado este tema na Internet (em tuasaude.com), partilho o que li:

Chá de hibisco: 8 benefícios para a saúde e como preparar

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
fevereiro 2023

O chá de hibisco é rico em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos, que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como ajudar a controlar a pressão arterial e favorecer a perda de peso, por exemplo.

O chá é preparado com as flores de hibisco, que podem ser encontradas em supermercado, lojas de produtos naturais ou lojas online.

Para garantir os benefícios do chá de hibisco, é recomendado que seu consumo seja regular e, de preferência, orientado por um médico ou nutricionista. Além disso, é importante praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável e equilibrada.

imagem em tuasaude.com

Benefícios do chá de hibisco

Os principais benefícios do chá de hibisco são:

1. Diminuir a pressão arterial

O consumo de chá de hibisco poderia ajudar a prevenir e a controlar a hipertensão arterial leve e moderada, já que pode favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos. Acredita-se que esse efeito seja devido à presença de antocianinas em sua composição, o que garante as propriedades antioxidantes e o efeito diurético.

2. Promover a saúde do coração

Além de favorecer a diminuição da pressão arterial, o chá de hibisco também poderia ajudar a diminuir o colesterol "mau", o LDL, e os triglicerídeos, além de promover o aumento do colesterol "bom", o HDL. Essa ação pode ser devido à supressão na síntese de ácidos graxos no fígado, favorecendo a queima de gordura no organismo e a diminuição dos triglicerídeos a nível intestinal.

3. Regular o açúcar no sangue

O chá de hibisco poderia ajudar a regular o açúcar no sangue já que é capaz de inibir a atividade de algumas enzimas pancreática e intestinais que são responsável pela digestão dos carboidratos no intestino delgado, evitando, assim, picos de glicemia e uma excreção excessiva de insulina.

4. Favorecer a perda de peso

Devido à presença de polifenois, principalmente antocianinas, flavonoides e outros compostos fenólicos, como o galoil, o ácido clorogênico, a quercetina e o ácido cafeico, o consumo regular do chá de hibisco poderia favorecer a perda de peso e prevenir a obesidade. Veja mais sobre como o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer.

Acredita-se que esse efeito se deva à regulação dos níveis de açúcar no sangue, diminuição da absorção de carboidratos a nível intestinal e melhora do metabolismo das gorduras no organismo, podendo inclusive promover o controle do apetite, pois alguns estudos indicam que o hibisco pode influenciar alguns hormônios, como a grelina e a leptina, que estão relacionados com o controle do apetite.

5. Cuidar da saúde do fígado

O chá de hibisco poderia inibir a produção de ácidos graxos no fígado, o que pode representar melhora do funcionamento do fígado e promover a prevenção do fígado gordo. Além disso, poderia fornecer enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo, reduzindo, assim, o dano hepático.

6. Possui propriedades antioxidantes

O chá de hibisco possui propriedade antioxidante devido ao fato de ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas, que inibem o estresse oxidativo e evitam a formação dos radicais livres, assim como o dano que estes podem causar às células, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.

7. Ajudar no combate a bactérias

Alguns estudos indicam que o hibisco possui propriedades antimicrobianas, ajudando a inibir a atividade de bactérias como a Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.

8. Prevenir infecções urinárias

O chá de hibisco possui propriedades antimicrobianas e, de acordo com alguns estudos, é capaz de auxiliar no combate das bactérias Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, que são os principais microrganismos associados a infecções urinárias.Além disso, também possui propriedades diuréticas, ajudando a aumentar a quantidade de urina produzida, favorecendo a eliminação dessas bactérias e prevenindo o surgimento de infecções recorrentes. Acredita-se que isso aconteça devido à presença de antioxidantes que ajudam a regular a aldosterona, um hormônio que controla a produção de urina.

Como preparar o chá de hibisco

Ingredientes: 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas;
400 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Para preparar o chá, basta adicionar as flores de hibisco na água fervente e deixar cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber morno pelo menos 3 vezes ao dia. Para perda de peso, recomenda-se consumir 1 xícara de chá de hibisco após as refeições.

Para melhorar a pressão arterial, um estudo clínico indicou que tomar diariamente o chá preparado com 1 colher de sopa de hibisco (10 g) em 500 mL de fervendo, 2 vezes por dia após a refeição e durante 4 semanas poderia melhorar a tensão. No entanto, é importante que o médico seja consultado antes de iniciar o uso do hibisco.

Quando não é indicado

O consumo do chá de hibisco é considerado seguro e, até ao momento, não foram reportados efeitos secundários. No entanto o chá de hibisco não deve ser tomado em conjunto com o medicamento hidroclorotiazida ou qualquer outro diurético, pois pode interagir com o medicamento e promover a diminuição do seu efeito. Além disso, não é recomendado o seu consumo sem orientação médica em caso de gravidez, lactância materna, crianças com menos de 12 anos e pessoas com doença renal ou hepática, pois não existem estudos científicos que indiquem se é seguro ou não nesse grupo de pessoas.

No caso de pessoas com hipertensão ou diabéticas que estão fazendo uso de medicação, o ideal é que o médico seja consultado antes de ser iniciado o consumo do hibisco, pois assim é possível prevenir hipoglicemia ou hipotensão.