sábado, 1 de outubro de 2022

Dia Mundial da Música - Baú de canções antigas

Neste dia, apeteceu-me recordar algumas músicas antigas e, por isso, fui procurar alguma música guardada no meu "baú".

E vou ouvir com muita atenção, principalmente o "Cha Cha Cha D'Amor", de Dean Martin. A sua voz é simplesmente inesquecível e que pede para se acompanhar, dançando! 


Dia Nacional da ÁGUA - "É responsabilidade de todos"

Dia Mundial da Água: monitorização das águas subterrâneas é insuficiente
imagem obtida in industriaeambiente.pt


"Marcelo defende que a continuidade do acesso à àgua 

"O Presidente da República defendeu hoje, a propósito do Dia Nacional da Água, que garantir a continuidade do acesso e a sustentabilidade dos recursos hídricos é "responsabilidade de todos", e alertou para a necessidade de uma "gestão mais eficiente".

FONTE: in lusa.pt

Estou completamente de acordo com o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, pois a  água é um recurso natural valiosíssimo. 

Este "dia nacional da água" tem como objetivo alertar as populações para a necessidade de se poupar água, que começa a escassear em alguns pontos do planeta. 

Poupá-la e preservá-la, é uma obrigação de todos nós.

Os recursos de água têm de ser bem geridos, pois são um elemento fundamental em vários setores do nosso quotidiano: na nossa alimentação, na nossa saúde, na indústria e, não menos importante, num ambiente mais sustentável. 

Temos de valorizar mais a água e dizer "não" ao desperdício!

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Pedido da Ucrânia de aceleração da adesão à NATO

Rússia vai anunciar anexação de quatro áreas da Ucrânia em cerimônia em  Moscou | Jornal Nacional | G1
g1.globo.com


Partilho uma notícia importante de hoje, que li na newsletter da Euronews 
(versão on-line), refletindo bem a situação de conflito intenso que se vive entre a Rússia e a Ucrânia. 

Parece não estar à vista tão cedo, um entendimento entre os dois Presidentes. 


Após a anexação dos territórios a Ucrânia pediu a adesão acelerada à NATO 

De Euronews • 

Últimas notícias: 30/09/2022 - 19:03

Em reação à anexação dos territórios do leste da Ucrânia, Voldymyr Zelenskyy anunciou que o país pede a adesão acelerada à NATO. 

O presidente ucraniano disse também que "a Ucrânia não negociará com a Rússia enquanto Vladimir Putin for presidente".

Zelensky reagiu imediatamente a seguir à cerimónia realizada no Kremlin, durante a qual os líderes nomeados pela Rússia, assinaram com o presidente russo os documentos de anexação dos territórios. 

Antes da assinatura, Vladimir Putin proferiu um longo discurso onde atacou ferozmente o ocidente, voltou a acusar a Ucrânia de ter iniciado a guerra e apelou a conversações de paz. 

"Instamos o regime de Kiev a cessar imediatamente o seu fogo, todas as ações militares, a parar a guerra que começou em 2014, e a renovar as negociações. Estamos prontos para isso [negociações]. Dissemos isto muitas vezes. Mas a escolha que o povo de Donetsk, Luhansk, Zaporíjia, e Kherson fez não está sujeita a discussão. Esta escolha foi feita. E a Rússia não a trairá".

O discurso de Zelenskyy foi proferido numa rua no centro de Kiev e o presidente da Ucrânia justificava assim o pedido de adesão à NATO: "Somos aliados de facto. Já conseguimos isso. Hoje a Ucrânia está a pedir a adesão de direito. Sabemos que isso é possível. Vimos como a Finlândia e a Suécia seguiram o caminho sem um plano prévio para se tornarem membros da Aliança e isso é justo e será justo também para a Ucrânia".

Antes mesmo da formalização da anexação, o presidente ucraniano já tinha considerado o processo inútil e dado a entender que não queria Putin como interlocutor para eventuais conversações.

"Todos no mundo compreendem bem o que uma tal tentativa de anexação significaria na realidade. Não significará o que o Kremlin espera (...)" "Mas para impedir isto, teremos de impedir aquele que na Rússia quer mais a guerra do que a vida, a sua vida, a dos cidadãos da Rússia", disse, referindo-se ao presidente russo.

A anexação formal seguiu-se aos chamados referendos realizados em Luhansk, Kherson, Donetsk e Zaporíjia, regiões onde a guerra continua. Os resultados anunciados pela Rússia foram rejeitados por quase toda a comunidade internacional.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Fruta da Europa contaminada com pesticidas: uma notícia preocupante

Quando lia algumas notícias on-line, eis que me deparei com uma, deveras preocupante e que partilho aqui, pois é um alerta para a nossa saúde, obrigando-nos a estar mais atentos ao que comemos e como comemos.

A FONTE é: 
https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/09/27


Fruta de outono "altamente contaminada" com pesticidas perigosos
in noticiasaominuto.com


A fruta do outono na Europa, a portuguesa incluída, está "altamente contaminada" com pesticidas perigosos, indica um relatório da organização não-governamental "Pesticides Action Network Europe" (PAN Europa), divulgado esta terça-feira.

Com base em dados oficiais, o relatório indica que grande parte de peras europeias (49%), uvas de mesa (44%), maçãs (34%), ameixas (29%) e framboesas (25%) foram vendidas com resíduos de pesticidas ligados ao aumento do risco de cancro, deformidades congénitas, doenças cardíacas e outros problemas graves de saúde.

A organização nota mesmo que a maior parte dos pesticidas em causa é uma ameaça ainda que em doses muito baixas.

Do documento, intitulado "Pesticide Paradise", salienta-se que as peras portuguesas eram das mais contaminadas (68%), atrás das belgas (71%) e neerlandesas (70%). Entre as menos contaminadas estavam as romenas, letãs e suecas.

Em relação às maçãs, eram as neerlandesas as mais contaminadas, quase três quartos (71%), seguidas das gregas (54%). No caso das maçãs portuguesas, metade delas (50%) estavam contaminadas. Sem pesticidas estavam as norueguesas, eslovenas e suecas.
ONG analisou 44.137 amostras de frutas frescas

No caso das framboesas, Portugal estava bem melhor posicionado do que o pior classificado, a Noruega, com 61% de contaminação. O valor para as framboesas portuguesas era de 11%.

Ainda de acordo com os dados da PAN Europa quase metade das ameixas húngaras e gregas estavam contaminadas, enquanto as uvas gregas e italianas eram as mais poluídas (56% e 47% respetivamente). Sobre Portugal, em relação a estes frutos, faltaram dados para uma "visão geral fiável da possível contaminação".

A PAN Europa analisou 44.137 amostras de frutas frescas testadas pelos governos entre 2011 e 2020 e concluiu que a situação em relação aos pesticidas se agravou, e que a contaminação de maçãs, peras e ameixas quase duplicou desde 2011, aumentando 110%, 107% e 81%, respetivamente.

Em 2020, um terço (33%) de todos os frutos testados estavam contaminados, quando em 2011 o valor não ia além de 20%.

No documento lembra-se que a União Europeia aprovou duas leis em 2009, para eliminar gradualmente os pesticidas mais tóxicos e levar os agricultores a usarem alternativas, e acrescenta-se que a "eliminação progressiva dos pesticidas falhou" porque os governos seguem diretrizes que foram escritas em parceria com as grandes empresas químicas, que "conseguem o oposto do que a lei pretendia", promovendo os pesticidas dessas empresas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Conhecendo a "história" da palavra "morcão", muito usada no Porto

morcão - Dicionário Online Priberam de Português
morcão - imagem in Dicionário on line Priberam de Português

É verdade! No Porto, "usa-se e abusa-se" deste termo...

Então, é assim: Portugal é pequeno territorialmente, mas tem uma língua riquíssima e muito diversificada. Temos palavras ou expressões que pertencem mais a uns grupos de falantes do que a de outros; sabemos disso, constatando-o em muitas situações do nosso quotidiano.

Há conjuntos de palavras que são faladas e usadas por portugueses de uma certa área específica do país e que noutras são completamente desconhecidas (são os regionalismos ou provincialismos).

Ora, tendo pesquisado sobre esta palavra e consultando o livro do professor e escritor João Carlos Brito, Em português nos (des)entendemos, as melhores expressões regionais da língua portuguesa (Ideias de Ler, 2020), encontrei esta explicação:

MORCÃO 

estúpido - lorpa 

Morcão" é a forma pejorativa de se referir a alguém lorpa ou aparvalhado. A primeira explicação tem origem na zoologia, pois trata-se de uma larva de inseto, um ser desprovido de cérebro, muito pouco inteligente. A comparação é evidente. A palavra tem origem no castelhano morcón e designa um tipo de enchido ou de carne de porco tradicional de algumas regiões de Espanha, que é recheado com o intestino grosso. Ou seja, remete para a tripa e, atendendo à alcunha dos portuenses, "tripeiros", é possível que tenha havido uma relação com o sentido que hoje a maioria dos falantes lhe atribui. Há aqui uma falha histórica, pois os portuenses assumem-se como tripeiros com muita honra e vaidade, mas esse é um sentimento que só quem é do Porto sabe explicar." 

O Morcão (@morcaoportugues) / Twitter
 
imagem obtida in O Morcão (@morcaoportugues)

twitter.com

terça-feira, 27 de setembro de 2022

"Falar à Porto"...

Este texto "delicioso", cujo título é PORTO, diz o seguinte: 

"A cidade onde o griso contrasta com o calor humano, não havendo chuço que abrigue a paixão nem aloquete que prenda o amor e orgulho tripeiro, carago! Nestas contas à moda do Porto, só se arriscam a ficar a falar para a central os morcões que se julgam finos como um alho. Se dizem que uma cruzeta é um cabide ou se chamam papo-seco a um molete, há resposta na ponta da língua: "Bai-te quilhar e põe-te na alheta, trengo do caraças!". A ponte de Dom Luís é a serventia da casa..."

FONTE: João Carlos Brito, Em português nos (des)entendemos, as melhores expressões regionais da língua portuguesa, Ideias de Ler, 2020


O que o Porto tem de bom – Jornal Universitário do Porto
imagem in juponline.pt

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Extrema-direita vence eleições em Itália

Itália. Resultados finais confirmam maioria da coligação de Direita
imagem in noticiasaominuto.com
(Giorgia Meloni)

Itália. Resultados finais confirmam maioria da coligação de Direita

O partido de extrema-direita Irmãos de Itália (FdI), de Giorgia Meloni, venceu as eleições de domingo com 26 por cento dos votos, e a coligação que lidera obteve uma maioria clara no parlamento, segundo resultados finais publicados hoje.

A Liga, de Matteo Salvini, conseguiu 8,8% dos votos (contra 13% em 2018), e a Força Itália, do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, 8,1% (14% em 2018), de acordo com os números do Ministério do Interior, citados pela agência francesa AFP.

A coligação destes três partidos e de uma formação mais pequena com menos de 01% obteve 43,8% dos votos.

Estes resultados da coligação liderada por Meloni traduzem-se em 237 dos 400 lugares na Câmara dos Deputados, e em 115 dos 200 lugares no Senado.
O Partido Democrata (PD), de centro-esquerda, foi o segundo mais votado, com 19% dos votos nas eleições legislativas antecipadas.

Em conjunto com os seus aliados verdes e de esquerda, terá 84 lugares na Câmara dos Deputados e 44 no Senado.

O Movimento 5-Estrelas obteve 15,4% dos votos, o que lhe vale 52 lugares na Câmara dos Deputados e 28 no Senado.

A aliança centrista Azione conseguiu 7,8% dos votos e ocupará 21 lugares na Câmara dos Deputados e nove no Senado.

Os lugares restantes serão distribuídos por partidos mais pequenos.


FONTE: noticiasaominuto.com