quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Conhecendo a "história" da palavra "morcão", muito usada no Porto

morcão - Dicionário Online Priberam de Português
morcão - imagem in Dicionário on line Priberam de Português

É verdade! No Porto, "usa-se e abusa-se" deste termo...

Então, é assim: Portugal é pequeno territorialmente, mas tem uma língua riquíssima e muito diversificada. Temos palavras ou expressões que pertencem mais a uns grupos de falantes do que a de outros; sabemos disso, constatando-o em muitas situações do nosso quotidiano.

Há conjuntos de palavras que são faladas e usadas por portugueses de uma certa área específica do país e que noutras são completamente desconhecidas (são os regionalismos ou provincialismos).

Ora, tendo pesquisado sobre esta palavra e consultando o livro do professor e escritor João Carlos Brito, Em português nos (des)entendemos, as melhores expressões regionais da língua portuguesa (Ideias de Ler, 2020), encontrei esta explicação:

MORCÃO 

estúpido - lorpa 

Morcão" é a forma pejorativa de se referir a alguém lorpa ou aparvalhado. A primeira explicação tem origem na zoologia, pois trata-se de uma larva de inseto, um ser desprovido de cérebro, muito pouco inteligente. A comparação é evidente. A palavra tem origem no castelhano morcón e designa um tipo de enchido ou de carne de porco tradicional de algumas regiões de Espanha, que é recheado com o intestino grosso. Ou seja, remete para a tripa e, atendendo à alcunha dos portuenses, "tripeiros", é possível que tenha havido uma relação com o sentido que hoje a maioria dos falantes lhe atribui. Há aqui uma falha histórica, pois os portuenses assumem-se como tripeiros com muita honra e vaidade, mas esse é um sentimento que só quem é do Porto sabe explicar." 

O Morcão (@morcaoportugues) / Twitter
 
imagem obtida in O Morcão (@morcaoportugues)

twitter.com

Sem comentários: