sábado, 5 de abril de 2014

Para os nativos de abril...

As mulheres, sempre apaixonadas e lutadoras, vão superar as amarguras da vida ao lado dos seus amantes.

Os homens, não menos apaixonados e lutadores, vão ter neste ano a glória que tanto desejam alcançar neste mundo terreno.

Incensos - Lavanda
Pedra: Rubi
Metal: Ferro
Cor: Vermelha

www.tvi24.iol.pt
Tudo isto, segundo "O Verdadeiro Almanaque BORDA D'ÁGUA para 2014"!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Aria de Amor - Tosca

Duas versões um pouco diferentes, mas ambas com arranjos muito bem conseguidos, sem alterar o original:




O poder das nozes...

iscador.blogspot.com
A semente desse fruto de casca dura é a parte comestível que os antigos chineses já recomendavam para fazer bem ao organismo Elas têm cara de Natal. E é mesmo um presente para o paladar e para a saúde. Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células. Com tantas qualidades, desses frutos de casca dura, e põe dura nisso, o que se come é a semente e elas podem e devem entrar no cardápio todos os outros dias do ano. Mas qual é a melhor: a pecã, nacional, ou a importada? Saiba que as duas são iguais. A noz importada da Europa e da América do Norte e a pecã brasileira (aquela mais comprida e de casca lisa) têm praticamente os mesmos valores nutricionais. Na verdade, a maior parte das mudas de nogueira pecã trazidas para o Brasil nos anos 70 vieram do sul dos Estados Unidos. Elas são tão poderosas que a ingestão diária dessas `cápsulas de saúde´, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar - acredite! - até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória.

Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Mais: contêm fósforo e potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco. Os chineses sempre souberam das vantagens desse alimento. Como a nogueira é originária da Ásia, não é de se estranhar que um milenar ditado da região recomende comer uma noz ao dia para beneficiar o coração. Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogênios - aqueles encontrados também na soja - reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes. Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra no alimento um grande aliado. Os antioxidantes presentes nas nozes melhoram a resistência pulmonar e reduzem os danos das toxinas inaladas. Essas substâncias aumentam ainda as defesas contra doenças, segundo pesquisa feita na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. E não acabou: ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6. Só o gérmen de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão, ganham da noz nesse quesito. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos. Mas ela engorda? Só para quem exagera no consumo. Para ter todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 193 calorias, o que é igual a duas barras de cereais. Você pode saboreá-las no café da manhã, com cereais e frutas ou batidas com leite; no almoço ou jantar, picadas na salada verde, sobre risotos, massas e molhos. No lanche, experimente misturá- las a frutas secas. É difícil encontrar outro alimento tão versátil! 
http://www.sitemedico.com.br/site/qualidade-de-vida/alimentacaosaudavel/6308-o-poder-das-nozes
Fonte: Revista Viva Saúde

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O político...

"O mágico fez um gesto e desapareceu a fome, 

fez outro e desapareceu a injustiça, 

fez um terceiro e desapareceram as guerras. 

O político fez um gesto e desapareceu o mágico." WOODY ALLEN

quarta-feira, 2 de abril de 2014

"Ser Esfíngico...", o que significa?

Segundo o que ouvi hoje na antena 1 no programa "lugares comuns", de Mafalda Lopes da Costa, "ser esfíngico" refere-se a uma pessoa misteriosa, enigmática e impenetrável

Tem origem na mitologia grega e egípcia e diz respeito a uma criatura com corpo de leão e cabeça humana que vivia junto a terras castigada por Hera... vivia à beira da estrada e fazendo perguntas enigmáticas aos transeuntes devorando-os quando não sabiam a resposta.

Terá perguntado a Édipo: "qual o animal que tem 2, 3 e 4 pés e tanto mais fraco é quanto mais pés tem?" Este respondeu-lhe: "É o homem na idade madura, na velhice e na infância. 

A tal criatura terá ficado furiosa por Édipo saber responder, tendo-se suicidado, logo de seguida!

Uma outra versão, embora muito semelhante:
"ESFINGE
Símbolo muito popular,  de origem egípcia e babiolônica. A esfinge tem normalmente o corpo de um leão e uma cabeça humana. A esfinge grega era um monstro feminino que devorava quem por ela passasse e não soubesse decifrar o seu enigma. Em diferentes culturas, ela simboliza o governante, a sabedoria e o enigmático." http://www.tattoors.com.br/historia/significados/
http://www.tattoors.com.br/historia/significados/

segunda-feira, 31 de março de 2014

Estar no meu corpo...

"Estar no meu corpo é estar em casa. O meu corpo é um lugar onde posso relaxar e estar em paz aqui e agora." Louise L. Hay
www.trackandfield.com.br    

domingo, 30 de março de 2014

Avignon: antiga residência dos Papas

www.google.pt
 Avignon é uma cidade do sul  de França. Situa-se cerca de 650 km a sudeste de Paris e 80 km a noroeste da cidade de Marselha. Fica na margem esquerda do rio Ródano (Departamento de Vaucluse) e tem aproximadamente 95 000 habitantes.

Durante muitos anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica.
dicasparisalacarte.com
Outrora, ter-se-á chamado Avénio (do latim Avenio). O Centro Histórico de Avignon  e o Palais des Papes são consideradas das mais importantes construções de arquitetura gótica da Europa. Fazem parte da lista da UNESCO (dos Patrimónios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Avignon foi habitada no tempo dos Celtas, tendo ficado famosa por se tornar a residência dos Papas em 1309, na altura em que os reis da Sicília governavam (Casa de Anjou). Em 1348  a cidade era pertença da rainha Joana I da Sicília tendo sido nessa altura adquirida pelo Papa Clemente VI; é de notar que assim permaneceu, como propriedade papal até 1791, até ser englobada ao resto da França, durante a Revolução Francesa.

Entre os anos de 1309 e 1377 (período conhecido pelo Papado de Avignon), os 7 Papas que ali residiram foram : Papa Clemente V, Papa João XXII,  Papa Bento XII, Papa Clemente VI, Papa Inocêncio VI, Papa Urbano V, Papa Gregório XI. 

Em 1377, o trono de São Pedro em Roma foi recuperado pelo Papa Gregório XI, pensando este que, com isso, unificava o Papado; mas aconteceu  o contrário, e com esta opção, provocou uma enorme crise que ficou conhecida pelo Grande Cisma do Ocidente (havia, ao mesmo tempo, mais de dois papas em Roma e em Avignon...). A crise só seria ultrapassada por volta de 1417.

Avignon foi sede episcopal desde o ano 70, mas passou a Arcebispado em 1476. O Papa Bonifácio VIII fundaria a Universidade de Avignon em 1303 que se manteve de grande importância  até à Revolução Francesa, devido à grande qualidade de ensino dos cursos de direito.

As muralhas que envolvem a cidade encontram-se bem conservadas, e é de notar que a sua construção é do tempo dos Papas que mudaram de residência para este local.  

Há um outro ponto de interesse para quem queira visitar esta bela e antiga cidade: é a ponte sobre o rio Ródano, que inicialmente tinha 22 arcos tendo agora só 4 quatro arcos dos 22 que inicialmente tinha. A ponte, construída entre 1171 e 1185, tornou-se famosa pela conhecida canção infantil francesa "Sur le pont d'Avignon" tendo já sido reconstruída inúmeras vezes.

www.hotel-mistral-avignon.com
Em 1660, o rio Ródano sofreu uma forte enchente e a ponte sofreu alguns danos, sendo assim que ela se apresenta ainda hoje.  

Por fim, resta dizer que desde 1947 a cidade de Avignon assiste anualmente a um importante festival de teatro que atrai um grande número de admiradores.
(Pesquisa efetuada na http://pt.wikipedia.org/ e por mim resumida e adaptada).