sábado, 31 de janeiro de 2026

Éva Le Noir: des versions nostalgiques en jazz de chansons célèbres françaises

 

Plongez dans l’univers du jazz et de la chanson française avec cette compilation de

grandes chansons romantiques intemporelles, interprétées en version jazz par 

Éva Le Noir.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

João Canijo: o cineasta português "parte" aos 68 anos

imagem in: www.ucp.pt


João Canijo (1957-2026): o adeus trágico do grande cineasta de atores e atrizes, rigor e verdade
Morreu de forma súbita, esta quinta-feira, um dos mais importantes cineastas portugueses. Ficam os filmes, de “Filha da Mãe” a “Mal Viver", numa obra que merecerá revisão e descoberta.

“Todos os meus novos filmes são melhores do que os anteriores”, dizia-nos João Canijo num jantar em Palmela, em 2023, meses depois de ter vencido o Urso de Prata de melhor realização em Berlim, e por ocasião de uma sessão no Cine-Teatro S. João do seu documentário “Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor” (2011). 

Na mesma sessão, na conversa com o público, vincou algo que dizia sempre com um sorriso característico: “cineasta de atores? Sim, mas prefiro as atrizes. Elas são muito melhores do que eles”.

Partiu, esta quinta-feira, um dos maiores cineastas portugueses, alguém com obra feita, marcada por essa ideia de crescendo. 

Filme a filme, o seu método ou processo foi ganhando novas cambiantes ...(...)... 
ler mais em:. expresso.pt

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ano de 2026 (recentemente iniciado ): qual a origem e significado da palavra "ano"?

imagem em : play.google.com

Sempre que me surge tempo para investigar o que está por "detrás" das palavras que pronunciamos milhares de vezes durante as nossas vidas, sinto uma grande curiosidade e tento "meter mãos à obra"! 

Pesquisando aqui e ali, vou tentando "descodificar" os seus imensos sentidos! Afinal, as palavras são multifacetadas! Elas fazem parte de nós e do nosso dia a dia, portanto, gosto de conhecer a sua origem, a sua história, o seu significado. 

Hoje, resolvi debruçar-me sobre a palavra ANO (uma vez que acabámos de entrar num novo). Constatei que tem origem no latim <<annus>>.

Claro que baseando-me na fonte desta pesquisa (uma vez mais no Almanaque da Língua Portuguesa, de Marco Neves), há uma explicação "linguística"; como a linguística é o estudo científico da linguagem humana, então encontramos na palavra ANO o dígrafo 'nn' (de <annus>),. Verificamos que   sofreu uma transformação em castelhano para /nh/ Assim, surge o año em espanhol. Mas o <nn> do latim, em galego e em português passou para /n/, daí ter surgido a palavra ANO.

Interessante e apaixonante!

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Janeiro - um mês de curiosidades interessantes

É muito interessante pesquisar sobre alguns aspetos que compõem a nossa vida, descobrindo como surgiram nas nossas vidas. Donde vem tudo isto?

É o que vamos ver agora em relação ao primeiro mês do ano, após a minha pesquisa sobre este mês de inverno que nos enche de frio!

imagem in: ar.pinterest.com


imagem in: www.idealista.pt

Janeiro é um dos meses do inverno português e, quando pensamos no mês, lembramo-nos de chuva, granizo, neve.. Mas no hemisfério sul do planeta, onde a língua mais falada é o português, janeiro lembra sol, praia, calor. Se o janeiro português é à volta da lareira; o janeiro brasileiro é em Copacabana.

Já agora, se for ao Rio de Janeiro, repare na baía (que afinal não é rio), descoberta em janeiro por Pedro Álvares Cabral (num janeiro muito estival, claro está).

 Repare ainda na pronúncia: ao contrário de outras zonas do Brasil os cariocas pronunciam o <s> nominal das palavras como nós, ou seja, como um /ch/ ou /j/ (se o som seguinte for uma vogal, então sim pronunciam como /z/.

Essa forma peculiar de pronunciar o <s> é tão natural para nós, portugueses, que nem notamos. 

Repare bem da próxima vez que pronunciar uma frase...

(Efetuei esta pesquisa em:

"Almanaque da Língua Portuguesa", do Professor Marco Neves, Guerra & Paz e Livros CMtv, fevereiro de 2020) "