| imagem em : play.google.com |
Sempre que me surge tempo para investigar o que está por "detrás" das palavras que pronunciamos milhares de vezes durante as nossas vidas, sinto uma grande curiosidade e tento "meter mãos à obra"!
Pesquisando aqui e ali, vou tentando "descodificar" os seus imensos sentidos! Afinal, as palavras são multifacetadas! Elas fazem parte de nós e do nosso dia a dia, portanto, gosto de conhecer a sua origem, a sua história, o seu significado.
Hoje, resolvi debruçar-me sobre a palavra ANO (uma vez que acabámos de entrar num novo). Constatei que tem origem no latim <<annus>>.
Claro que baseando-me na fonte desta pesquisa (uma vez mais no Almanaque da Língua Portuguesa, de Marco Neves), há uma explicação "linguística"; como a linguística é o estudo científico da linguagem humana, então encontramos na palavra ANO o dígrafo 'nn' (de <annus>),. Verificamos que sofreu uma transformação em castelhano para /nh/ Assim, surge o año em espanhol. Mas o <nn> do latim, em galego e em português passou para /n/, daí ter surgido a palavra ANO.
Interessante e apaixonante!
Sem comentários:
Enviar um comentário