![]() |
imagem obtida in https://acasadamariazita.blogspot.com |
(com a devida vénia)
![]() |
imagem obtida in mulherportuguesa.com |
(Bolo-Rei tradicional português)
O DIA DE REIS também é celebrado como o Dia da Epifania!
Este dia homenageia Jesus, o maior símbolo do catolicismo.
Os três Reis Magos do Oriente - Gaspar, Baltazar e Belchior, fugiam do rei Herodes; e ao serem guiados por uma estrela, esta levou-os até Jesus, que se encontrava num estábulo, com Maria e José. Foi assim que visitaram O Menino recém-nascido em Belém, e lhe oferecera presentes como: ouro, incenso e mirra.
Pesquisa:
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro.
A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Histórico
A data, marca para os católicos, o dia da veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Tradições
Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.
![]() |
La galette des Rois (Bolo de Reis em França) imagem in pt.wikipedia.org |
No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões e até o ano de 1967, era um feriado nacional por ser considerado dia santo. Sob uma nova legislação sobre o tema, o Dia de Reis e outras comemorações católicas deixaram de existir no calendário de feriados oficiais. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.
Na França e no Quebec (no Canadá), come-se La Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.
Referências:
in pt.wikipedia.org
(com pequenas adaptações para o português de Potugal)