sábado, 6 de janeiro de 2024

Dia de Reis - é festejado hoje - 6 de janeiro de 2024

A Casa da Mariquinhas: PORQUE HOJE É DIA DE REIS…
imagem obtida in https://acasadamariazita.blogspot.com
(com a devida vénia)


Receita de Bolo Rei Tradicional
imagem obtida in mulherportuguesa.com
(Bolo-Rei tradicional português)

O DIA DE REIS também é celebrado como o Dia da Epifania!

Este dia homenageia Jesus, o maior símbolo do catolicismo. 

Os três Reis Magos do Oriente - Gaspar, Baltazar e Belchior, fugiam do rei Herodes; e ao serem guiados por uma estrela, esta levou-os até Jesus, que se encontrava num estábulo, com Maria e José. Foi assim que visitaram O Menino recém-nascido em Belém, e lhe oferecera presentes como: ouro, incenso e mirra.

Pesquisa:

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Histórico

A data, marca para os católicos, o dia da veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Tradições

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.


La galette des Rois
 (Bolo de Reis em França)
imagem in pt.wikipedia.org

No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões e até o ano de 1967, era um feriado nacional por ser considerado dia santo. Sob uma nova legislação sobre o tema, o Dia de Reis e outras comemorações católicas deixaram de existir no calendário de feriados oficiais. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.

Na França e no Quebec (no Canadá), come-se La Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

Referências:
 in pt.wikipedia.org
(com pequenas adaptações para o português de Potugal)

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

PROFESSOR é a palavra do ano - é a vencedora eleita pelos portugueses

FENPROF volta a saudar todos os Professores e Professoras - FENPROF
imagem obtida in fenprof.pt


Os Professores Portugueses e o Legado Político (2005-2022) - SUDOESTE  Portugal
imagem obtida in swportugal.pt

Muitos PARABÉNS! PROFESSOR é a palavra eleita do ano em 2023!

Sinto-me feliz por ter sido eleita a palavra que corresponde à minha profissão -
ser professora! 

O papel importante que os professores desempenham na sociedade, foi reconhecido pelos portugueses, e isso é muito significativo! 

Baseando-me no e-mail que recebi da Porto Editora, e com a devida vénia, faço a transcrição do seu conteúdo.

Os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país.

As palavras candidatas eram: clima, conflitos, demissão, habitação, inflação, inteligência artificial, jornada, médico, navegadores

Sobre a iniciativa

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas onlinedos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site  www.palavradoano.pt.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Papa Francisco - Citações importantes para nelas refletirmos

Papa Francisco – Wikipédia, a enciclopédia livre
imagem obtida in pt.wikipedia.org

"Não deixem para outros o ser protagonista da mudança" 

Papa Francisco - JMJ - Rio de Janeiro 2013

"Somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade"

Papa Francisco - JMJ - Rio de Janeiro -2013

"Afeiçoarmo-nos à tristeza é um vírus que infeta e bloqueia tudo, que fecha todas as portas, que impede de reiniciar a vida, de recomeçar" 

Papa Francisco - JMJ Cracóvia 2016

"Damos provas de que abraçamos a vida, quando acolhemos tudo o que não é perfeito, tudo o que não é puro nem destilado, mas não menos dignos do amor"

Papa Francisco - JMJ Panamá 2019

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

1 de janeiro - Dia Mundial da Paz!


"As aplicações técnicas mais avançadas não devem ser utilizadas para facilitar a resolução violenta dos conflitos, mas para pavimentar os caminhos da paz."
Papa Francisco
imagem obtida in vaticannews.va

Dia Mundial da Paz: a súplica do Papa por um mundo mais solidário, justo e pacífico

"Que o rápido desenvolvimento de formas de inteligência artificial não aumente as já demasiadas desigualdades e injustiças presentes no mundo, mas contribua para pôr fim às guerras e conflitos e para aliviar muitas formas de sofrimento que afligem a família humana", é o apelo do Papa em sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz.

Vatican News 

Paz é a primeira palavra a ressoar no Ano Novo e na mensagem que o Papa escreveu para 1º de janeiro de 2024, o 57º Dia Mundial da Paz. Uma palavra e, ao mesmo tempo, um desejo para um mundo dilacerado por conflitos, que Francisco confia indissoluvelmente à Virgem Maria, que é Mãe e compartilha o sofrimento humano.

"Volte seu olhar misericordioso para a família humana, que preferiu Caim a Abel, interceda por nosso mundo em perigo e tumulto", rezou o Papa em 27 de outubro de 2023 na Basílica do Vaticano, junto com os padres sinodais. "Sozinhos, não podemos fazer nada", disse na ocasião, e isso é demonstrado pelas notícias que ainda chegam da "amada" Síria e da "martirizada" Ucrânia, da Terra Santa e da Armênia, do Sahel e do resto do continente africano. Isso é demonstrado pela obstinação dos governos que não encontram soluções, pelo comércio de armas, pela sede de poder, pela brutalidade do terrorismo que faz vítimas em um silêncio e em uma aparente incapacidade de reagir.

Súplica pela paz

Mas a força "mansa e santa" dos que creem para "se opor ao ódio da guerra" é a oração e, por isso, Francisco convida todos a se voltarem incansavelmente para a Rainha da Paz e para o "Filho de Deus, humilde Criança". Ao longo do ano, ao rezar o Rosário, ao falar aos fiéis nas Audiências Gerais e na recitação do Ângelus, nos encontros e tantas outras atividades, o Papa pediu e continua pedindo ajuda para que, na "noite dos conflitos, se abram lampejos de luz", para que Maria, "Terra do céu", "possa trazer de volta ao mundo a harmonia de Deus":

"Mãe de Deus e nossa, vimos até Vós, buscamos refúgio no vosso Coração Imaculado. Imploramos misericórdia, Mãe da misericórdia; paz, Rainha da paz! Movei o íntimo de quem está preso no ódio, convertei quem alimenta e excita conflitos. Enxugai as lágrimas das crianças – nesta hora, choram tanto! –, assisti os idosos que estão sozinhos, amparai os feridos e os doentes, protegei quem teve de deixar a sua terra e os afetos mais queridos, consolai os desanimados, despertai a esperança."

Tecnologia em prol da fraternidade humana


A paz não pode ser alcançada se não refletirmos sobre o "sentido do limite", enfatiza o Papa em sua Mensagem para o 57º Dia Mundial da Paz, na qual adverte tanto contra o risco de que os "algoritmos" minem os "valores essenciais da compaixão, da misericórdia e do perdão", quanto contra os perigos do "uso bélico da inteligência artificial", que exige uma formação adequada quanto ao uso das novas tecnologias.

"O mundo", escreve o Papa em sua Mensagem, "não precisa realmente que as novas tecnologias contribuam para o iníquo desenvolvimento do mercado e do comércio das armas, promovendo a loucura da guerra. Ao fazê-lo, não só a inteligência, mas também o próprio coração do homem, correrá o risco de se tornar cada vez mais artificial. As aplicações técnicas mais avançadas não devem ser utilizadas para facilitar a resolução violenta dos conflitos, mas para pavimentar os caminhos da paz”.

"Espero que esta reflexão encoraje a fazer com que os progressos no desenvolvimento de formas de inteligência artificial sirvam, em última análise, a causa da fraternidade humana e da paz. Não é responsabilidade de poucos, mas da família humana inteira. De facto, a paz é fruto de relações que reconhecem e acolhem o outro na sua dignidade inalienável, e de cooperação e compromisso na busca do desenvolvimento integral de todas as pessoas e de todos os povos."

PESQUISA:
in vaticannews.va