terça-feira, 9 de maio de 2023

Dia da Europa comemora-se hoje, a 09 de maio

Pesquisando na NET sobre este dia, para ficar mais elucidada, encontrei informação privilegiada e é com a devida vénia que o vou aqui partilhar:

Dia da Europa: o que é?
"Unidos na Diversidade" - "in uno plures"

Um dos símbolos europeus - porquê 9 de maio e o enquadramento jurídico

O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.


Símbolo europeu

Inicialmente dirigido, em particular, à comunidade escolar, o Dia da Europa é um dos símbolos da União Europeia (UE) e constitui o mote para a dinamização de atividades que procuram aproximar a Europa dos cidadãos.

Porquê dia 9 de maio?

Dia 9 de maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a UE.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Em 2020, esta declaração comemorou o seu 70.º aniversário

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

Enquadramento jurídico



Neste contexto, alguns Conselhos Europeus em destaque: 


O Conselho Europeu considerou que a Comunidade devia responder às expectativas dos Cidadãos Europeus, adotando medidas para promover a sua identidade e imagem para os seus cidadãos e para o resto do mundo. Assim, foi criado um Comité ad hoc para preparar e coordenar esta ação.


Apresentado o relatório interino de acordo com o convite feito em Fontainebleau, foi decidido publicar este documento e agendar, para o conselho de março de 1985, a preparação de um 1.º relatório, que seria submetido a considerações preliminares, e um 2.º relatório, que seria apresentado no conselho de junho de 1985.


Foram aceites as propostas do 1.º relatório para implementação imediata. O Conselho Europeu solicitou: a) ao Conselho de Ministros, que analisasse as decisões no âmbito da sua esfera de atuação e apresentasse o seu relatório no Conselho de junho de 1985; b) à Comissão, que colocasse em prática as propostas; c) aos Estados-Membros, que implementassem as propostas da sua área de atuação.


“Dia da Consciência Europeia” – foi manifestada abertura por parte do Conselho de Ministros para a instituição dessa data comemorativa, que já se celebrava em algumas escolas (conforme sugestão feita no Conselho de Ministros de 4 de junho de 1984), desde que a decisão fosse tomada à luz de um esforço mais abrangente, com o mesmo objetivo e seguindo a programação do Comité ad hoc.


Foram aprovadas as propostas contidas no relatório do Comité Ad hoc – “A Europa das Pessoas", em particular a proposta contida no ponto 5.5 – "A imagem europeia na educação" do segundo relatório, onde se sugere que se confirme a data de 9 de maio de cada ano como o “Dia da Europa”:

«[Propõe-se] confirmar o dia 9 de maio de cada ano como o Dia da Europa, com vista a criar consciência e dar informação nas escolas, em particular, mas também na televisão e outros órgãos de comunicação social. O dia 9 de maio porque é de grande significado para a Comunidade, será preenchido com iniciativas similares às realizadas pelo Conselho da Europa». (tradução CIEJD)

Relatório do Comité Ad hoc – “A Europa das Pessoas”, aprovado no Conselho Europeu de Milão, em 1985

FONTE: https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/dia-da-europa-o-que-e

segunda-feira, 8 de maio de 2023

O abacate e as suas vantagens nutricionais

Logo em pequenos, aprendemos que devemos comer fruta, porque ela é muito importante para a nossa saúde.

Cada uma delas tem as suas propriedades e vantagens nutricionais específicas, e as vitaminas que nos fornecem, protegem o nosso organismo de alguns males.

Como gosto muito de abacate, pesquisei sobre o tema para ficar mais informada, e encontrei em lusiadas.pt o seguinte artigo, que partilho:


Abacate: já conhece as suas vantagens nutricionais?

O abacate ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos e é um bom protetor cardiovascular, explica Ana Rita Lopes, coordenadora da unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

O abacate ou pera abacate, como também pode ser designado, é o fruto do abacateiro, oriundo da América do Sul. Apesar de necessitar de um clima subtropical para se desenvolver, o seu consumo em Portugal já é possível durante todo o ano devido à existência de plantações no sul do país.

Este fruto tem gerado muita curiosidade para os consumidores devido a todas as suas propriedades nutricionais, tendo sido notado o aumento do seu consumo. Tendo em conta a sua composição nutricional, o abacate pode integrar variadas dietas, desde dietas hipocalóricas para perda de peso a dietas hipercalóricas para ganho de peso ou adaptadas à prática desportiva.

Principais propriedades e benefícios para a saúde

O abacate é conhecido por ser maioritariamente composto por gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras saudáveis para o organismo e que produzem vários benefícios para a saúde. Entre eles destacam-se os benefícios ao nível da redução dos níveis de colesterol e triglicéridos, revelando-se um bom protetor cardiovascular.

O abacate é um fruto nutricionalmente rico em vitaminas e minerais, das quais se destacam as vitaminas A, C, B6 e E. Estas vitaminas intervêm ao nível da função imunitária, protegendo o organismo contra agentes externos, atuam ao nível do desenvolvimento ósseo, participam na síntese de colagénio ao nível da pele e tecidos e contêm propriedades antioxidantes. Ao nível dos minerais presentes no abacate, destacamos ainda o potássio e o magnésio que desempenham funções importantes no organismo como, por exemplo, ao nível do metabolismo e do controlo da pressão arterial.

Como consumir o abacate?

A porção de abacate a consumir é de cerca de 160g. Esta fruta é apreciada devido a todas as suas propriedades nutricionais, pelo seu sabor suave e textura cremosa, destacando-se também pela sua versatilidade de utilização.

O abacate é consumido habitualmente cru, mas também pode ser cozinhado. Existem diversas formas distintas de o integrar nas refeições, desde cortado em cubos misturado com massas e saladas, a ingerido sob forma de pasta (como guacamole) com tostas ou pão, em molhos, batidos ou até mesmo sopas ou sobremesas.

Conheça as vantagens nutricionais do abacate
imagem obtida in lusiadas.pt