sábado, 17 de julho de 2021

A expressão idiomática "...ficar a ver navios..." e o que pode significar


imagem em ensina.rtp.pt


A língua portuguesa tem muitas expressões interessantes e curiosas e esta é mais uma delas!

Interessantes, porque podemos investigar as sua origens e podemos ler detalhadamente as variadas explicações apresentadas pelos estudiosos da Língua!

Curiosas, porque verificamos que as expressões idiomáticas carregam consigo uma dimensão popular que, com o passar do tempo, acrescenta algo, prestando-se a várias interpretações. 

E não menos importante, as expressões idiomáticas contribuem para o enriquecimento do nosso património linguístico.

No "Novo Dicionário de Expressões Idiomáticas", de António Nogueira Santos, Edições João Sá da Costa, 1990, encontrei a expressão popular ficar a ver navios que diz que significa não ser contemplado, beneficiado, sofrendo uma decepção. 

É o mesmo que ficar a apitar, também outra expressão popular que significa, não ser contemplado, beneficiado, ficando dececionado, desiludido...dizendo-se muitas vezes "assobiar às botas", "ver Braga por um canudo", "ver por um canudo", "ficar a chuchar/chupar no dedo", "ver por um óculo", "ficar-se em trinta", "ficar à acha", "morrer sem ser vovó", "estar/ficar a zero"

Uma outra explicação encontrada para esta expressão em: 
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, 
(https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ficar-a-ver-navios/15080) 
[consultado em 17-07-2021]:

«Ficar a ver navios» – ou «estar a ver navios», como também se usa – significa «algo que não vem», «não conseguir o que se deseja», «sofrer uma deceção» , «não obter o que desejava», «ser ludibriado», «enganado».

Quanto à origem da expressão, Orlando Neves, no seu Dicionário de Expressões Correntes Editorial Notícias, 2.ª edição, 2008, regista o seguinte:

«Esta expressão tem dado origem a várias interpretações. No seu Glossário Crítico de Dificuldades do Idioma Português, Vasco Botelho de Amaral resumiu as mais razoáveis: 'Antenor Nascentes explica a origem da expressão ficar a ver navios, como alusão aos armadores portugueses que nos séculos das conquistas ficavam no alto de Santa Catarina, em Lisboa, esperando as caravelas que vinham das Índias, da África ou do Brasil. Indica ainda a hipótese de certo milionário portuense que, da Torre da Marca, viu afundarem-se todos os navios da sua frota, por mor de violento temporal. Esta segunda hipótese é menos provável do que a primeira, mas caso é que há ainda outra, não referida por Nascentes: a do sebastianismo. Quando os Franceses dominaram Portugal, diz-se que os homens a que poderei chamar da resistência iam para o alto de Santa Catarina, em Lisboa, a ver os navios que trouxessem o Desejado. E da vanidade da espera haverá nascido a expressão ficar a ver navios.»
...(...)...
«"Estar a ver navios" (...) remete para o facto de alguém estar a ver as suas expectativas frustrarem-se. Dizia-se que, após a morte de D. Sebastião, na batalha de Alcácer-Quibir (1578), muitos foram os que se recusaram a aceitar este triste fim. Tornou-se então comum os "sebastianistas" deslocarem-se ao Alto de Santa Catarina para ver chegar o navio com o regressado rei a entrar na barra de Lisboa. Daí que, na sua génese, a expressão completa fosse: "Estar a ver navios no Alto de Santa Catarina. Mas não nos parece impossível que haja outra origem para esta expressão. Não raro, os proprietários dos navios que se dedicavam ao comércio postavam-se no Alto de Santa Catarina para ver chegar os seus barcos. Há ainda outras explicações. Uma remete para a expulsão dos judeus de Portugal, em 1497. Segundo o édito de D. Manuel, os judeus que se não convertessem ao cristianismo teriam de abandonar o país. Contudo, devido ao facto de não haver navios para todos, cerca de vinte mil foram baptizados "à força" defronte do palácio dos Estaus, em Lisboa, onde mais tarde seria a sede da Inquisição, e onde hoje se ergue o Teatro Nacional D. Maria II. Segundo a voz do povo, aqueles infelizes ficaram "a ver navios". Por fim, poderá esta expressão ter a sua origem aquando da primeira invasão francesa, em 1807. Quando as tropas de Junot entraram em Lisboa, a 30 de Novembro, não conseguiram capturar a família real, que horas antes embarcara para o Brasil. Os franceses teriam ficado apenas a "ver navios" saírem da barra do Tejo.»«Ficar a ver navios» – ou «estar a ver navios», como também se usa – significa «algo que não vem», «não conseguir o que se deseja» conforme a abonação do Dicionário de Expressões Correntes de Orlando Neves, significa «não conseguir o que se deseja». Ou «algo que não vem» Quanto à origem, acrescenta o seguinte:

«Esta expressão tem dado origem a várias interpretações. No seu Glossário Crítico de Dificuldades do Idioma Português, Vasco Botelho de Amaral resumiu as mais razoáveis: 'Antenor Nascentes explica a origem da expressão ficar a ver navios, como alusão aos armadores portugueses que nos séculos das conquistas ficavam no alto de Santa Catarina, em Lisboa, esperando as caravelas que vinham das Índias, da África ou do Brasil. Indica ainda a hipótese de certo milionário portuense que, da Torre da Marca, viu afundarem-se todos os navios da sua frota, por mor de violento temporal. Esta segunda hipótese é menos provável do que a primeira, mas caso é que há ainda outra, não referida por Nascentes: a do sebastianismo. Quando os Franceses dominaram Portugal, diz-se que os homens a que poderei chamar da resistência iam para o alto de Santa Catarina, em Lisboa, a ver os navios que trouxessem o Desejado. E da vanidade da espera haverá nascido a expressão ficar a ver navios.»
Carlos Marinheiro 18 de janeiro de 2001
Campos Linguísticos: Expressões idiomáticas

in https://historiaschistoria.blogspot.com
Vista geral da cidade de Lisboa durante a época
dos Descobrimentos em 1572
 (col. priv.)

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Como vai a vacinação (básica, normal) das crianças por esse mundo fora...

imagem obtida em sns24.gov.pt

Com a pandemia, toda a nossa vida se atrasou em relação àquilo que deveríamos fazer normalmente. 

Nós, os adultos, fomos obrigados a adiar tudo o que nos dizia respeito; automaticamente, as nossas crianças também foram prejudicadas, não só a nível social, como de aprendizagens, e mais grave ainda, no plano da sua vacinação individual.

A OMS, preocupada com esta situação, considera-a uma "catástrofe absoluta", tendo já lançado um veemente alerta que decidi aqui partilhar:

Atrasos na vacinação de crianças pode criar "catástrofe absoluta" 

A Organização Mundial da Saúde alerta que se o atraso, causado pela pandemia, na vacinação das crianças não for recuperado eleva risco de "catástrofe absoluta".

A Organização Mundial da Saúde alertou esta quinta-feira para um risco de “catástrofe absoluta” se o perigoso atraso na vacinação das crianças devido à pandemia de Covid-19 não for recuperado e se as restrições de saúde forem levantadas muito rapidamente.“Em 2021, temos potencial para se produzir uma catástrofe absoluta”, avisou a diretora do Departamento de Vacinação da Organização Mundial de Saúde, em Genebra.

A pandemia obrigou a desviar recursos e pessoal para a luta contra a Covid-19, com muitos serviços de saúde a encerrarem ou reduzirem horários. As pessoas tornaram-se também reticentes em deslocarem-se com receio de se contagiarem, quando as medidas de confinamento já não as impediam.

As crianças não protegidas e um levantamento muito rápido das restrições sanitárias contra a Covid-19 – que protegiam também, em parte, de algumas doenças infantis – estão já a revelar efeitos, por exemplo, com surtos de sarampo no Paquistão, sublinhou a responsável da OMS. Estes dois fatores combinados são “a catástrofe absoluta” contra a qual soa o alarme agora: “Temos de agir imediatamente para proteger estas crianças”, frisou. Em 2020, 23 milhões de crianças escaparam pelas fissuras e não receberam as primeiras três doses da vacina contra a difteria, o tétano e ou DPT3, que serve de medida de referência, segundo os números publicados hoje pela OMS e pela UNICEF. É o número mais elevado desde 2009 e afeta 3,7 milhões de crianças a mais do que em 2019.

Mais grave ainda aos olhos destas duas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), 17 milhões de crianças – que vivem na maior parte em zonas de conflito ou em bairros de lata privados de infraestruturas de saúde – não receberam qualquer dose no ano passado.

Os números são “um sinal de alarme claro da pandemia de Covid-19 e das perturbações que causou, fazendo-nos perder um precioso terreno que não nos podemos permitir ceder e as consequências vão ser pagas em mortes e em perda de qualidade de vida dos mais vulneráveis”, insistiu a diretora da UNICEF, Henrietta Fore, sublinhando que a pandemia “degradou uma situação que já era má”.

A taxa de vacinação DTP3 ficou bloqueada em 86%, vários anos antes da pandemia e em 2020 baixou para apenas 83%.

No caso do sarampo, uma doença extremamente contagiosa, que precisa de uma taxa de cobertura de vacinação de 95% para ser bem controlada, apenas 71% das crianças recebeu a segunda dose.

Fonte da notícia: texto de Agência Lusa in observador.pt 15.07.2021

Vamos vacinar as nossas crianças, quanto antes! 

Fica aqui uma orientação para quem precisar!  
(fonte: Direção Geral de Saúde.)


Em Portugal: 

Programa Nacional de Vacinação

( Atualizado a 25/06/2021 )

O que é o Programa Nacional de Vacinação?

O Programa Nacional de Vacinação é um programa universal gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal. Foi implementado em 1965 e, desde o início, que mantém os seus princípios básicos:
universalidade, destinando-se a todas as pessoas que em Portugal tenham indicação para vacinação
gratuitidade, para o utilizador
acessibilidade
equidade
aproveitamento de todas as oportunidades de vacinação
Quais os objetivos do Programa Nacional de Vacinação?

O objetivo do programa é proteger os indivíduos e a população em geral contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e individual e para as quais há proteção eficaz por vacinação.

A nível individual pretende-se que a pessoa vacinada fique imune à doença ou, nos casos em que isso não é possível, que tenha uma forma mais ligeira da doença quando contactar com o agente infecioso que a causa.

A nível da população pretende-se eliminar, controlar ou minimizar o impacto da doença na comunidade, sendo necessário que a percentagem de pessoas vacinadas na população seja a mais elevada possível.
O Programa Nacional de Vacinação é adequado?

Sim. O Programa Nacional de Vacinação tem permitido eliminar ou controlar doenças evitáveis pelas vacinas, incluindo vacinas internacionalmente consideradas mais adequadas para a proteção da população. O esquema de vacinação recomendado tem como objetivo obter a melhor proteção, na idade mais adequada e o mais precocemente possível.
A quem se aplica o Programa Nacional de Vacinação?

O Programa Nacional de Vacinação é universal e aplica-se, gratuitamente, a todas as pessoas presentes em Portugal. Ou seja, a universalidade do Programa Nacional de Vacinação implica que toda a pessoa que se apresente numa qualquer unidade funcional do Serviço Nacional de Saúde seja vacinada ou, no mínimo, seja encaminhada para a unidade funcional mais próxima que disponha da(s) vacina(s) necessária(s), mesmo que essa pessoa esteja inscrita noutra unidade ou não esteja ainda registada no Registo Nacional de Utentes ou no Serviço Nacional de Saúde.
Qual o Programa Nacional de Vacinação que está em vigor?

O Programa Nacional de Vacinação foi atualizado em setembro de 2020 com a publicação da Norma nº 018/2020 de 27/09/2020, e entrou em vigor a 1 de outubro de 2020.
Quais as principais alterações em relação ao programa anterior?

O Programa Nacional de Vacinação 2020 passa a incluir, no esquema vacinal
recomendado:
alargamento a todas as crianças, aos 2, 4 e 12 meses de idade, da vacinação contra doença invasiva por meningite meningocócica (Neisseria meningitidis) do grupo B (vacina MenB)
alargamento ao sexo masculino, aos 10 anos de idade, da vacinação contra infeções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV), incluindo os genótipos causadores de condilomas ano-genitais

A vacina contra o rotavírus (vacina ROTA) para grupos de risco, principal causador de gastroenterites em crianças, também passa a integrar o Programa Nacional de Vacinação 2020, mas será aplicada apenas para grupos de risco.
Que vacinas estão incluídas no Programa Nacional de Vacinação 2020 e em que idades devemos vacinar?

As vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação 2020 têm como objetivo obter a melhor proteção, na idade mais adequada e o mais precocemente possível.

O calendário é, atualmente, o seguinte:

À nascença:
1ª dose da vacina contra a hepatite B (VHB)

Aos 2 meses de idade:
vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB
1ª dose contra a difteria, tétano e tosse convulsa (DTPa)
1ª dose contra doença invasiva por Haemophilus influenzae tipo b (Hib)
1ª dose contra a poliomielite (VIP)
2ª dose da vacina contra a hepatite B (VHB)
1ª dose da vacina conjugada contra infeções por Streptococcus pneumoniae de 13 serotipos (Pn13)
1ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 1)

Aos 4 meses de idade:
2ª dose de DTPa, Hib e VIP (vacina pentavalente DTPaHibVIP)
2ª dose de Pn13
2ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 2)

Aos 6 meses de idade:
3ª dose de DTPa, Hib, VIP e VHB (vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB)

Aos 12 meses de idade:
3ª dose da Pn13
3ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 3)
vacina contra a doença invasiva por Neisseria meningitidis C – MenC (dose única)
1ª dose da vacina contra o sarampo, parotidite epidémica e rubéola (VASPR)

Aos 18 meses de idade:
vacina pentavalente DTPaHibVIP
1º reforço de DTPa (4ª dose) e de VIP (4ª dose)
único reforço de Hib (4ª dose)

Aos 5 anos de idade:
2ª reforço (5ª dose) de DTPa e de VIP – vacina tetravalente DTPaVIP
2ª dose de VASPR

Aos 10 anos de idade:
reforço da vacina contra o tétano e difteria (Td)
2 doses da vacina (com intervalos de 6 meses) contra infeções pelo vírus do Papiloma humano de 9 genótipos (HPV9)

Durante toda a vida:
reforços das vacinas contra o tétano e difteria (Td) em doses reduzidas aos 25, 45, 65 anos de idade e, posteriormente, de 10 em 10 anos

Grávidas:
em cada gravidez, dose única da vacina contra tétano, difteria e tosse convulsa (Tdpa), em doses reduzidas

Grupos com risco acrescido:
vacina contra a tuberculose (BCG)
vacina contra infeções por Streptococcus pneumoniae de 23 serotipos (Pneumo23)
vacina contra doença invasiva por Neisseria meningitidis dos grupos ACWY
vacina contra hepatite A, quando expressamente referidas e recomendadas

Os adultos não vacinados ou com atraso na dose de reforço contra o tétano devem fazer esta vacina em qualquer idade.

As pessoas que não tenham registo vacinal de determinada vacina, são consideradas não vacinadas.
Por que razão algumas vacinas fazem parte do Programa Nacional de Vacinação e outras não?

As vacinas que integram o Programa Nacional de Vacinação são as vacinas consideradas de primeira linha, isto é, comprovadamente eficazes e seguras e de cuja aplicação se obtêm os maiores ganhos em saúde.

Este documento é regularmente revisto e atualizado pela Direção-Geral da Saúde, após proposta da Comissão Técnica de Vacinação em função das vacinas disponíveis, da frequência e distribuição dessas doenças no nosso país, da evolução social e dos serviços de saúde.

Algumas das vacinas não incluídas no Programa Nacional de Vacinação, embora confiram proteção a quem as toma, não demonstraram, até à data, proporcionar tantos ganhos na saúde da população como as incluídas.
Onde me posso vacinar?

A vacinação é efetuada no seu centro de saúde.
Estou deslocado. Onde me posso vacinar?

Se está deslocado, deve dirigir-se ao centro de saúde mais próximo para vacinação.
O meu bebé é prematuro. Quando é que ele poderá ser vacinado?

Os bebés prematuros têm menos anticorpos recebidos da mãe através da placenta do que as crianças nascidas com um tempo de gravidez normal. Deste modo, as doenças podem ser mais graves nesses bebés, sendo que a vacinação não deve ser adiada. A única exceção é a vacina contra a hepatite B, que deverá ser dada ao fim do 1º mês de vida ou quando o bebé atingir os 2 quilos (o que se verificar primeiro).

A vacina BCG (para prevenção da tuberculose) só pode ser administrada a bebés prematuros pertencentes a grupos de risco quando a criança atingir os 2 quilos de peso.


Les Symboles (Clés) de la République Française

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Bonne Fête Nationale 14 Juillet - Célébration: Le Jour de la Bastille - Vive la France!

image in researchgate.net





La fête nationale française, également appelée 14 Juillet est la fête nationale de la République française. C'est un jour férié en France.

Elle a été instituée par la loi Raspail du 6 juillet 1880, pour commémorer la prise de la Bastille du 14 juillet 1789, symbole de l'union de la Nation. 

La loi ne mentionne pas quel est l'événement commémoré : « La République adopte le 14 Juillet comme jour de fête nationale annuelle ». 

(in https://fr.wikipedia.org/wiki/Fête_nationale_française)

A Tomada da Bastilha

Hoje é feriado em França. Há exatamente 231 anos ocorria a Tomada da Bastilha, em Paris, acontecimento que marca o fim do regime absolutista do Rei Luís XVI.

Em 1789, França era um país falido. Gravemente atingido pela fome e farto de imensas injustiças, o povo revolta-se contra o rei e o seu poder absoluto e reivindica o fim dos privilégios do clero e da nobreza.

Ao amanhecer do dia 14 de Julho de 1789 em Paris, uma multidão de homens armados tomava posição junto da Bastilha, a fortaleza que servia de prisão aos opositores ao reinado de Luís XVI, e punha em marcha uma das maiores revoluções da história.

A queda da Bastilha significou o fim do Antigo Regime e o triunfo do povo sobre as imposições do absolutismo. A 26 de Agosto de 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão viria a confirmar a vitória dos ideais do Iluminismo, assentes na célebre fórmula: Igualdade-Liberdade-Fraternidade que está na base da Revolução Francesa.

Luís XVI é julgado por traição e condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution” (atual Praça da Concórdia), em Paris, no dia 21 de janeiro de 1793. No mesmo ano, no dia 16 de outubro, a sua mulher, a rainha Maria Antonieta, também é guilhotinada.

FONTE DESTE TEXTO: 
https://portal.uab.pt/a-tomada-da-bastilha/ 

Portal
 da Universidade Aberta 
 



Adoçantes artificiais podem provocar sérios problemas na nossa saúde

Todos nós temos experiência de tomar refrigerantes, sumos, iogurtes, que se intitulam light nas suas embalagens; ou então, de comermos certo tipo de bolachas, biscoitos, que anunciam o seu fabrico com adoçantes, indicando metade das calorias...e tudo com o mesmo sabor natural e apetecível...

Partilho aqui, a partir da leitura dum post de um  Blog, informação fornecida por cientistas, o que nos obriga a refletir muito bem se queremos continuar a prejudicar o nosso organismo com esse tipo de bebidas ou alimentos! 

É claro que depois de nos inteirarmos como tudo se passa na realidade, e comprovado pela ciência, a vontade já não é nenhuma de continuar a ingeri-los...

Não há como ler essa informação no blog: 
https://chuva-bomtempo.blogspot.com/2021/06/adocantes-artificiais-podem-causar.html

sábado, 26 de junho de 2021

Adoçantes artificiais podem causar problemas sérios de saúde

Adoçantes artificiais comuns podem fazer com que bactérias intestinais saudáveis se tornem doentes e invadam a parede intestinal, podendo causar sérios problemas de saúde, revela um estudo liderado por uma universidade britânica.




Os cientistas afirmam que o trabalho, já publicado no International Journal of Molecular Sciences, é o primeiro a mostrar os efeitos patogénicos de alguns adoçantes artificiais amplamente usados (sacarina, sucralose e aspartame) em dois tipos de bactérias intestinais, E. coli (Escherichia coli) e E. faecalis(Enterococcus faecalis).

Estudos anteriores mostraram que os adoçantes artificiais podem alterar o número e o tipo de bactérias no intestino. A nova investigação molecular, liderada por académicos da Anglia Ruskin University (ARU), demonstrou que os adoçantes também podem tornar as bactérias patogénicas.

"Essas bactérias podem ligar-se, invadir e matar células Caco-2, que são células epiteliais que revestem a parede do intestino", explicam os autores do trabalho em comunicado publicado online na quinta-feira.

De acordo com os especialistas, bactérias como a E. faecalis, que atravessam a parede intestinal, podem entrar na corrente sanguínea e reunir-se nos gânglios linfáticos, fígado e baço, "causando várias infecções, incluindo septicemia".

Os resultados do estudo mostraram que numa concentração equivalente a duas latas de refrigerante "diet", os três adoçantes artificiais aumentaram significativamente a adesão de E. coli e E. faecalis às células intestinais Caco-2 e aumentaram a formação de biofilmes.

"Bactérias que crescem em biofilmes são menos sensíveis ao tratamento de resistência antimicrobiana e são mais propensas a toxinas e factores de virulência", moléculas que podem causar doenças, lê-se no comunicado.

Os três adoçantes fizeram com que as bactérias intestinais patogénicas invadissem as células Caco-2 encontradas na parede do intestino, com excepção da sacarina que não teve efeito significativo na invasão de E. coli.

Citado no documento, o autor principal do artigo, Havovi Chichger, professor de Ciências Biomédicas na Anglia Ruskin University (ARU), alertou que há uma grande preocupação com o consumo de adoçantes artificiais, com alguns estudos a mostrarem que podem afectar a camada de bactérias que sustentam o intestino, conhecido como microbioma intestinal.

"O nosso estudo é o primeiro a mostrar que alguns dos adoçantes mais comummente encontrados em alimentos e bebidas - sacarina, sucralose e aspartame - podem fazer com que bactérias intestinais normais e "saudáveis" se tornem patogénicas. Essas alterações incluem maior formação de biofilmes e aumento da adesão e invasão de bactérias nas células do intestino humano", sustentou.

(Fonte da notícia: LUSA/HN)

Publicada por Daniel Furtado à(s) 10:37