A Conferência em Brasília teve a preciosa colaboração da presidência portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Teve lugar na noite de 25 de Março, um espectáculo depois de ter sido "inaugurada" a exposição "Língua Viagem - em português todos se encontram" em que Maria Bethânia, declamou poemas de alguns autores portugueses, de entre eles, Fernando Pessoa, no espaço principal onde se realizaram os trabalhos - no Itamaraty, pertencente ao Ministério das Relações Exteriores.
O tema dominante de toda a Conferência, foi a Língua Portuguesa, onde se sublinhou o valor desta como elemento de coesão da Comunidade e um instrumento dinâmico de projecção em todo o mundo.
Muitos trabalhos foram realizados com o objectivo de se concretizarem Planos de Acção, Projectos, onde se pode ler, no Jornal de Letras, projecto de TV ligado à CPLP, difusão de material audiovisual no programa televisivo internacional, programas que contemplem formação educacional, divulgação da Língua Portuguesa nos meios de comunicação de massa e muitas mais questões diversificadas, ligadas ao nosso idioma...
Não posso deixar de prestar aqui a minha grande homenagem a iniciativas como esta, que evidenciam bem a preocupação que existe em relação à Língua Portuguesa, por parte de entidades portuguesas e brasileiras.