quarta-feira, 28 de abril de 2010

"Pelo futuro do Português" (I)


"Conferência de Brasília
Pelo futuro do Português"

Baseando-me nas leituras que fiz no Jornal de Letras (de 7 a 20 de Abril de 2010), constatei haver vários destaques em relação a um projecto de valorização e divulgação mundial  da Língua Portuguesa.

Logo no "Editorial", José  de Vasconcelos fala-nos de uma iniciativa brasileira,  com várias sessões de trabalho, a Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, em Brasília, de 25 a 27 de Março.

No dia 31, o Conselho de Ministro dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reuniu  extraordinariamente, de novo, para continuação dos trabalhos sobre o nosso idioma: "Esta sessão destinou-se a preparar, de acordo com a Declaração da Cidade da Praia (de 2008) sobre a Projecção da Língua Portuguesa no Mundo, as estratégias e propostas sobre a matéria e o ensino do Português, que devem ser discutidas e aprovadas na bienal Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Luanda, em Julho próximo."

José Carlos de Vasconcelos enaltece esta Conferência, que se mostrou muito ambiciosa, não só pelo modo como foi organizada, mas também pelos meios utilizados. Tudo ao serviço de convidados notáveis "de todos os países da nossa língua". Portugal co-presidiu à Conferência, e desempenhou um papel relevante na sua preparação.

Refere ainda que a Conferência abrangeu várias áreas e o facto de estarem presentes individualidades de oito países  de quatro continentes, foi  compensador, pois todos lutavam por uma causa comum - a Língua Portuguesa.

O autor deste "Editorial" acha que se podem tirar "algumas lições" da Conferência de Brasília, dando como exemplo, a necessidade da RTP Internacional mudar e de fazê-la cumprir os seus objectivos, como serviço público que é.

Fico muito esperançada que iniciativas como esta possam contribuir para que a língua de Camões seja menos maltratada: herdámos um património colossal que temos de aprender a preservar; cada um de nós tem de desenvolver esforços nesse sentido. Também é importante aprender aliar a língua à cultura, aprofundando o conhecimento sobre ambas, compreender como elas interagem.

Vamos lutar pela nossa língua... vamos protegê-la... vamos mostrar que a nossa paixão por ela é intensa!

Sem comentários: