sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Aprender a tricotar (é um bom calmante para estes tempos de pandemia)

CURSO COMPLETO DE TRICÔ ONLINE:


Sim, faz bem tricotar ou fazer crochet, traz muitos benefícios para a nossa saúde física e mental: acalma o espírito, reduz o stress que há dentro de nós, exercita alguns músculos, ajuda a esquecer a dor, faz bem à nossa mente...que mais podemos querer?

Ora veja-se:

Uma organização britânica que tricota para ajudar quem precisa, e que tem mais de 15 mil membros, mergulhou nos vários estudos sobre o tema para apresentar uma extensa lista de benefícios físicos e mentais

Knit for Peace, uma rede de mais de 15 mil pessoas que tricotam para ajudar os outros, no Reino Unido, analisou vários estudos sobre os efeitos desta prática na saúde física e mental e realizou um inquérito a mil dos seus membros. Conclusão: fazer tricô leva uma diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade, retardamento do início da demência e distração em relação à dor crónica.

Um dos estudo analisados foi realizado em 2007 por um instituto ligado à faculdade de Medicina da Universidade de Harvard que demonstrou o efeito calmante que advém de tricotar e não apenas a nível psicológico – os resultados mostram que o ritmo cardíaco baixa, em termos médios, 11 batidas por minuto, um efeito semelhante ao alcançado com uma sessão de yoga.

Esta atividade pode ainda reduzir a probabilidade de perda de memória e de capacidade cognitiva, como concluiu estudo publicado no Journal of Neuropsychiatry & Clinical Neurosciences, em 2011, que avaliou o efeito em idosos com idade superior ou igual a 70 anos.

Mas há mais: no meio da repetição do movimentos das agulhas, é libertada serotonina, um neurotramsissor com influência na regulação dos estados de humor e na sensibilidade à dor. Ou seja, tricotar pode fazer com que fique de melhor humor e até servir como analgésico.

Os benefícios do tricô estendem-se ainda à dimensão social. “É uma atividade social que ajuda a ultrapassar o isolamento e solidão, muitas vezes características de uma idade avançada. É uma capacidade que pode perdurar mesmo quando a visão e a força atrofiam”, constata o relatório da associação, que mostra ainda que 65% das pessoas que responderam ao seu inquérito disseram que tricotar para outros os fazia sentirem-se úteis.

Encontrei in: 
visão.sapo.pt 
Visão Saúde, um texto de Paulo Miguel Godinho 18.03.2018

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Adagiário popular meteorológico para o mês de janeiro

in mulhervirtual.com.br



Aqui estão alguns provérbios populares muito interessantes para o mês de janeiro, que extraí do livro de Manuel Costa Alves, Mudam os ventos, mudam os tempos, gradiva 2006:

"janeiro, 

cada sulco 

seu regueiro 

(ribeiro)"


"janeiro e fevereiro, 

enchem ou vazam o celeiro"


"janeiro fora, 

mais uma hora 

e quem bem contar 

hora e meia há-de achar"


"janeiro frio e molhado, 

enche a tulha 

e farta o gado"


"janeiro frio e molhado, 

não é bom para o gado"


"janeiro frio ou temperado 

passa-o enroupado"


"janeiro geadeiro"


"janeiro geadeiro, 

fevereiro aguadeiro, 

março chover cada dia seu pedaço, 

abril águas mil coadas por um funil,

maio pardo celeiro grado, 

junho foice em punho"


"janeiro geadeiro, 

fevereiro chuvoso, 

março escanevoso, 

abril ventoso, 

maio remeloso, 

fazem o ano formoso"


"janeiro geleiro 

não enche o celeiro"


"janeiro quente 

traz o diabo no ventre"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Que significa a expressão: "virar o bico ao prego" ?

in correiodamadeira.com



Esta expressão portuguesa é muito conhecida e está muito popularizada no dia-a-dia das nossas conversas.

virar o bico ao prego significa: 

mudar de assunto propositadamente, desviar a conversa por conveniência.


Encontrei 
in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. 
Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-15 12:38:16]. 

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

PRESIDENCIAIS: debate na RTP entre os sete candidatos hoje, 12.01.2021, às 21:55

in observador.pt


Bancos altos e mesas de apoio para o debate

Ao longo do dia, e enquanto percebia se estavam ou não reunidas condições de segurança para realizar o debate com todos os candidatos, a RTP estudou formas alternativas de assegurar que tudo vai correr da melhor forma. 

Em alternativa à habitual mesa onde decorreram os frente a frente, o debate terá bancos altos com mesas de apoio. 

O debate terá duração de 1 hora e 45 minutos, será moderado por Carlos Daniel e é transmitido a partir do Pátio da Galé, em Lisboa. (in observador.pt, 12.01.2021, por Miguel Santos Carrapatoso)

Debate na RTP dependente de autorização da ARS para que Marcelo esteja presente

O debate de logo à noite entre os sete candidatos presidenciais deverá mesmo acontecer com todos presentes nos estúdios da estação pública. Ao que o Observador apurou a confirmação estará apenas dependente da autorização do delegado de saúde de Lisboa para que Marcelo Rebelo de Sousa esteja presencialmente nas instalações da RTP. Recorde-se que o Presidente da República testou negativo já durante o dia de hoje. (in observador.pt, por Carlos Diogo Santos 12.01.2021)

Vai haver debate na RTP. Marcelo Rebelo de Sousa estará presencialmente após autorização das autoridades de saúde

Vai haver debate esta noite entre todos os candidatos à Presidência da República na RTP, segundo confirmou fonte da estação pública ao Observador. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar presente, após autorização das autoridades de saúde.

O delegado de saúde da ARS de Lisboa considerou não existir qualquer perigo de contágio desde que se respeitem as distâncias de segurança e as restantes regras de segurança sanitária entre os vários candidatos.

O debate entre os sete candidatos começa às 21h55 na RTP. (por Rui Pedro Antunes, in observador.pt, 12.01.2021)