sábado, 24 de março de 2012

Educação: má gestão da Parque Escolar, segundo o Tribunal de Contas

                 

Pode ler-se no Jornal Público de hoje: "Gestão da Parque Escolar compromete modernização das secundárias"

"24.03.2012 - 00:01 Por Clara Viana, João d´Espiney
Educação

A PE foi criada em 2007 para gerir obras de modernização em escolas secundárias até 2015 (Fernando Veludo/nFactos)

A conclusão do programa de modernização das escolas secundárias a cargo da empresa pública Parque Escolar (PE) “pode estar comprometida”, nomeadamente no que respeita às intervenções da fase 3, para as quais foram seleccionados 100 estabelecimentos, a maioria dos quais já em obra.

Quem o diz é o Tribunal de Contas (TC) no relatório de auditoria a esta empresa pública, acabado de divulgar. Os juízes do TC alertam ainda para o facto de o montante de endividamento da PE “ser incomportável para o Estado”.

Do relatório sobressai um quadro a negro da actividade da Parque Escolar (PE), que ultrapassa em muito o que foi apurado pela Inspecção-Geral de Finanças, numa auditoria iniciada em Setembro passado e divulgada este mês.

Entre outros factos, o TC responsabiliza os administradores da empresa, que entretanto se demitiram, por terem autorizado despesas e pagamentos ilegais num montante superior a 500 milhões de euros; considera que estes restringiram “os mecanismos de concorrência” na contratação dos projectos de arquitectura; que permitiram um acréscimo de 53,7 milhões de euros no valor global das contratações iniciais das empreitadas com a realização de ‘trabalhos a mais’ e de trabalhos de suprimento de “erros e de omissões’”, sem que se tivesse procedido à responsabilização dos seus actores. O mesmo aconteceu com o “incumprimento generalizado” dos prazos das empreitadas, com atrasos na conclusão obras superiores a 100 dias.

A PE foi criada em 2007 para gerir obras de modernização em 332 escolas secundárias até 2015. O TC lembra que, quando do lançamento do programa, foi previsto um investimento total de 940 milhões. Em 2010, quando estavam abrangidas 205 escolas, o investimento considerado necessário já tinha mais do que triplicado e situava-se em 3,2 mil milhões de euros. “Um aumento de, pelo menos, 218,5%, não obstante abranger apenas 64% do número de escolas que se pretendiam modernizar”, esclarece o TC.

Esta situação contribui também para estar agora em risco não só a concretização do objectivo inicial do programa (332 escolas), como também as intervenções no âmbito da fase 3, acrescenta. A este respeito, o TC alerta que “não se encontra assegurado o financiamento necessário à concretização das intervenções naquelas escolas” – estão em falta 990 milhões de euros –, isto numa situação em que “são de esperar dificuldades acrescidas no acesso aos mercados financeiros para a obtenção de financiamento (...) e o aumento da pressão para a redução da divida pública onde se inclui a dívida da PE”, que poderá chegar a 2,1 mil milhões de euros.

Das 100 escolas seleccionadas para a fase 3 já foram suspensas intervenções em 34. As outras estão em obra. Também foram suspensas as intervenções nas 90 escolas seleccionadas para a fase 4. Segundo a empresa, foram concluídas obras em 105 escolas.

Os juízes do TC alertam ainda para o facto de o montante do endividamento da Parque Escolar, “atendendo à situação actual do nosso país, pode ser incomportável para o Estado, dado o impacto que tem em termos do montante global da dívida pública e compromissos assumidos no âmbito do acordo de financiamento”.

A auditoria do Tribunal de Contas revela que “a confirmarem-se as necessidades de financiamento bancários adicionais de 990 milhões de euros (além das já contratualizadas até finais de 2010, no valor global de 1150 milhões)” – junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (BDCE) – “os encargos com as amortizações irão, previsivelmente, ultrapassar os 100 milhões de euros/ano” até 2030.

Até ao final de 2010, o endividamento bancário da empresa ascendia a 665,9 milhões de euros, o que representa um agravamento de 22,9% em relação ao limite fixado no Programa de Estabilidade e Crescimento 2010-2013."


Mas afinal, que país é este? Ninguém é responsabilizado? Está em jogo a EDUCAÇÃO dos nossos jovens, o trabalho de milhares de professores, o normal funcionamento das aulas, o cumprimento dos currículos escolares com condições adequadas...

Isto não pode continuar!

Protesto veementemente contra esta situação!





sexta-feira, 23 de março de 2012

Homenagem ao "Gigante" Chico Anysio...



"Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012), foi um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, com a qual tinha contrato até 2012.

Ao dirigir e trabalhar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país.

Morreu dia 23 de março de 2012, às 14h48, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro por conta de uma falência múlltipla de órgãos."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Anysio

Dedico este Poema ao grande humorista Chico Anysio:

O LUAR
O luar,

é a luz do Sol que está sonhando

O tempo não pára!

A saudade é que faz as coisas pararem no tempo...

...os verdadeiros versos não são para embalar,

mas para abalar...

A grande tristeza dos rios é não poderem levar a tua imagem...

Mário Quintana

                                                             

Herança da arquitetura portuguesa pelo mundo

Um lindo passeio histórico pelos marcos arquitetónicos produzidos pelos nossos ancestrais portugueses.

Uma beleza! Faltou incluir as Fortalezas de Santa Cruz e de São João, no Rio de Janeiro, duas fantásticas obras de engenharia.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Um pensamento realista...

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.” 

                                 FERNANDO PESSOA
                          

segunda-feira, 19 de março de 2012

A Música Reconfortante de Heber Marques

Gosto de ouvir a música de Heber Marques.

As letras das suas canções são tranquilizantes, ajudam a alma de quem as ouve.

Nada mais adequado neste Dia do Pai!

domingo, 18 de março de 2012

Música primaveril - Bolero de Ravel - "Les Uns et les Autres"

O famoso «Bolero» de Ravel (1928)...

A introdução da voz humana nesta melodia...
O famoso filme francês «Les Uns et les Autres» (1981), que utilizou o Bolero...

Dizem ser a melhor história que o cinema fez...

É fantástica a conjugação da música, da dança e do canto...