terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Dia Internacional dos Direitos Humanos


10 dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos ...
imagem in: aeaveiro.pt


Dia dos Direitos Humanos 

Pretende enfatizar o pleno poder dos direitos humanos como o caminho para o mundo que queremos e em que podemos tornar-nos mais pacíficos, iguais e sustentáveis. 

O tema deste ano é um apelo ao reconhecimento da importância e da relevância dos direitos humanos na vida diária. 

É a oportunidade de mudar as ideias através do combate ao discurso de ódio, corrigindo e combatendo a desinformação. Este é o momento de mobilizar ações para revigorar um movimento global pelos direitos humanos.

O Dia dos Direitos Humanos foi proclamado através da Resolução 423 (V) pela Assembleia Geral da ONU, a 4 de dezembro de 1950.


Human Rights Day 2024- The world we want - animation | UN Human Rights

Fonte: Organização das Nações Unidas

Documentos

Declaração Universal dos Direitos Humanos |ONU - Centro dos Direitos do Homem das Nações Unidas, publicação GE.94-15440. 

Resolução 423 (V) da Assembleia Geral da ONU que estabelece o Dia dos Direitos Humanos | Organização das Nações Unidas [en]

Links relacionados


REFERENCIA:
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-dos-direitos-humanos

domingo, 8 de dezembro de 2024

Nossa Senhora da Conceição, padroeira da nossa nação!

Vila Viçosa volta a celebrar a solenidade da Imaculada Conceição. Conheça o  programa
imagem encontrada em: odigital.sapo.pt

E
ste dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma católico no dia 8 de dezembro de 1854. Assim, tem origem a celebração dessa comemoração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Mas, muito antes de ter sido considerado um dogma, a celebração da festa universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV.

Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha.

Foi até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Importa referir que durante séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

FONTE:
https://www.cm-smpenaguiao.pt
NOTA IMPORTANTE: ao consultar este site, pode ouvir-se explicação mais detalhada sobre esta festividade (clicar em OUVIR, no site)