sábado, 8 de maio de 2010

Roteiro de Lazer para este fim-de-semana, no Norte de Portugal...

Hoje, sábado, dia 8 de Maio, é dia de São Victor! O sol nasceu às 05h32 e pôr-se-á às 19h35. A Lua apresenta-nos o Quarto Minguante.Teremos, portanto, muito tempo para aproveitar o dia!

Às 10h00, na Póvoa do Lanhoso, pode conhecer Sobradelo da Goma, aldeia turística da Carreira, uma freguesia que oferece a possibilidade de um fim-de-semana completo, para quem quer fugir da confusão, procurando paz e calma. É o que encontrará na Casa da Capela, de turismo rural.


Às 10h30 pode descobrir a freguesia a pé, caminhando até Ribeiro Queimado,  percorrendo 6 Km. Segue por Monte de Merouço sempre pelo eucaliptal até ao destino. Vale a pena parar no Lugar de Várzeas, para visitar a Capela de Santo António.


Às 13h: pois, agora, está na hora de retemperar forças, principalmente depois deste esforço: almoce no restaurante Palheiro das Eiras (é um antigo palheiro recuperado), escolhendo entre costeletão com batatas a murro, bacalhau com broa ou cabrito. Repare nos candeeiros em filigrana que adornam o restaurante!

Às 15h: se quiser fazer compras em Sobradelo da Goma, tem a Oficina do Ouro, onde se vende filigrana, contas minhotas... fique a saber como estas se fazem, mas atenção, só com marcação, pelo telefone 253 943 945.

Às 16h30, finalmente, depois de um dia bem aproveitado, pode lanchar no bar do Parque de Lazer do Pontão, que se situa na Albufeira das Andorinhas. Aprecie as águas espelhadas do rio Ave, tentando apreciar as lontras que por aí vivem.

Para amanhã, domingo, 09 de Maio, dia do Beato São Nicolau Albergati, pode viajar para Trás-os-Montes. Pelas 10h00, faça uma visita ao Parque Natural de Montesinho, com 75 mil hectares. Aproveite uma das visitas programadas, organizada pela Montesinho Vivo.

Às 13h00 pode desfrutar de um almoço típico, no restaurante Abel, que se situa em Gimonde, incluído num dos programas da Montesinho Vivo: há posta de vitela com batata a murro, acompanhada de arroz e legumes.

Às 14h00, pode visitar, em Vinhais, o Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho, na Casa da Vila.

Às 15h30, tem a hipótese de fazer um belo passeio de carro (o jipe é o mais indicado), pelas estradas que atravessam o centro do Parque Natural de Montesinho,atravessando os vales dos Rios Baceiro e Tuela.

Às 17h00, aprecie as belas paisagens de Maio, com os campos todos floridos, na zona de Vilarinho e faça o percurso pedestre das Termas do Tuela. Pode regressar a Bragança, passando por Gondosende e Espinhosela.

Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A coruja é o símbolo da sabedoria!


Na mitologia grega, a coruja era a mascote da deusa Atena*.

As corujas são aves nocturnas, por não conseguirem suportar a luz solar.

Devido à fraca luminosidade do luar, os seus olhos conseguem localizar as presas - característica com que a natureza as presenteou.
Ora, para os antigos gregos, esse olhar das corujas tornou-as no símbolo do conhecimento intuitivo. Como o primeiro tipo de conhecimento vem da reflexão racional sobre os factos, enquanto a intuição surge da percepção simples e imediata das coisas, como elas se orientam pela reflexão da luz solar na lua, e não pela percepção directa da luz solar, os gregos associaram-nas  ao conhecimento, fruto da reflexão e da sabedoria.


*Atena: era a deusa grega da sabedoria e das artes. Para os romanos a correspondente era Minerva. Era fruto da união dos deuses, Zeus e Métis.
Era uma deusa linda, protectora da cidade de Atenas, guerreira e virgem.


Para Zeus, seu pai, Atena era a filha favorita. A verdade é que quando Métis engravidou, Zeus engoliu-a, com receio que a filha viesse a ter mais poderes do que ele, destronando-o.

Conseguiu convencer a sua mulher a "entrar numa brincadeira" de cariz divino, em que cada um se transformaria num animal; Métis nem pensou nas consequências, e, ao aceitar o desafio, acabou transformada numa mosca que Zeus logo engoliu, ficando Métis alojada na cabeça dele.

Os anos foram passando e Zeus, a dada altura, teve uma "forte dor de cabeça"; sentindo com isso um grande incómodo, pediu a Hefesto que lhe desse uma forte pancada com um machado.

Aí, Atena, que já se encontrava no estado adulto, saltou do cérebro do pai, "já com armadura, elmo e escudo".




quinta-feira, 6 de maio de 2010

5 de Maio - O Dia da Língua Portuguesa!

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemorou ontém, dia 5 de Maio, pela primeira vez, o «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP».

Foi  instituído na  XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde, em 2009, a 20 de Julho.

Esta decisão ficou bem vincada no documento da CPLP:  a língua portuguesa é «um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada»,  é um  «meio privilegiado de difusão da criação cultural entre os povos que falam português e de projecção internacional dos seus valores culturais, numa perspectiva aberta e universalista» e, «no plano mundial, fundamento de uma actuação conjunta cada vez mais significativa e influente».

Foi definida, em Março, na Conferência de Brasília, Pelo Futuro do Português, uma estratégia consertada com vista à projecção/afirmação do português, a nível internacional e sua afirmação, "nomeadamente no sistema das Nações Unidas, sob a forma de um plano de acção a ser apresentado para aprovação à VIII Cimeira da organização, este ano, em Luanda, estratégia essa que inclui a promoção de programas de apoio à formação de tradutores e intérpretes e a contribuição para a valorização dos profissionais que actuam nestas áreas."

Consulte este tema e o conteúdo importante do documento da CPLP, no seguinte link:
http://www.instituto-camoes.pt/encarte-jl/5-de-maio-dia-da-lingua-portuguesa-na-cplp.html

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Para dispor bem...

Vamos rir...

Entre namorados:
- Meu amor, desde que te conheci, não posso usar chapéu.
- Porquê?
- Porque perdi a cabeça.



Aguardente:
Conversa entre dois amigos:
- Sabias que, sempre que se bebe um cálice de aguardente se perde um dia de vida?
- Ai sim? Então já morri há vinte anos!



Perdido:
Um miúdo perde-se na rua, quando passeava com a mãe. Andou às voltas e, quando avistou um guarda, perguntou-lhe:
- Senhor guarda, por acaso não viu passar uma
   senhora sem uma criança como eu?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Coco Chanel, uma celebridade francesa!


O nome verdadeiro de Coco Chanel era Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971).

Teve algumas pequenas ocupações, sem fazer carreira a sério; depois de trabalhar numa  loja de chapéus (1910), acabou por se estabelecer,  por conta própria. Começou pela confecção de chapéus, blusas e camisas e foi assim que se celebrizou como estilista.

Era uma pessoa muito inovadora, cheia de criatividade. Lançou muitos adereços de roupa, destacando-se o vestido camiseiro (1920), as primeiras calças para mulheres e os tailleurs.

Para além de ser amiga de Picasso, Stravinsky, Cocteau... Coco Chanel conhecia Luchino Visconti e Greta Garbo, entre outros.

Entretanto, pensou em lançar uma marca de perfume feminino. Queria-o de grande qualidade e que fosse diferente: entrou em contacto com um dos mais afamados perfumistas, Ernest Beaux, para que este criasse um "perfume de mulher, com cheiro de mulher, mas diferente de todos os outros"...

Daqui resultou o Chanel Nº 5: contendo uma mistura de oitenta fragrâncias, foi lançado com o apelido de Coco Chanel e o Nº 5 correspondia ao seu número da sorte. Coco apresentou-o no dia 5 de Maio de 1921.

Quem tornou o perfume famoso foi a célebre actriz norte-americana Marylin Monroe, quando numa entrevista declarou que o que vestia para dormir era "apenas duas gotas de Chanel Nº5"...!!!

Como símbolo de vanguarda, o design do frasco do Chanel Nº 5, entrou para o Museu de Arte Moderna de New York.





Pesquisas possíveis:

http://www.leme.pt/biografias/80mulheres/chanel.html

http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113288.shtml

domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe

 Poema dedicado a minha Mãe





No mais fundo de ti,


eu sei que traí, mãe.


Tudo porque já não sou


o menino adormecido


no fundo dos teus olhos.




Tudo porque tu ignoras


que há leitos onde o frio não se demora


e noites rumorosas de águas matinais.


Por isso, às vezes, as palavras que te digo


são duras, mãe,


e o nosso amor é infeliz.



Tudo porque perdi as rosas brancas


que apertava junto ao coração


no retrato da moldura.




Se soubesses como ainda amo as rosas,


talvez não enchesses as horas de pesadelos.




Mas tu esqueceste muita coisa;


esqueceste que as minhas pernas cresceram,


que todo o meu corpo cresceu,


e até o meu coração


ficou enorme, mãe!




Olha - queres ouvir-me? -


às vezes ainda sou o menino


que adormeceu nos teus olhos;


ainda aperto contra o coração


rosas tão brancas


como as que tens na moldura;


ainda oiço a tua voz:




Era uma vez uma princesa


no meio de um laranjal...




Mas - tu sabes - a noite é enorme,


e todo o meu corpo cresceu.




Eu saí da moldura,


dei às aves os meus olhos a beber.



Não me esqueci de nada, mãe.


Guardo a tua voz dentro de mim.




E deixo-te as rosas.


Boa noite. Eu vou com as aves.


                                             Eugénio de Andrade


Homenagem a um novo ser

Há precisamente dois meses, por altura do meu aniversário, tive uma grande surpresa ao receber a notícia de que iria ser avó - foi a melhor prenda que eu podia ter recebido!

Senti, nesse momento, que daí a uns meses, iria  ser mãe duas vezes, e dei por mim a prometer a mim mesma que, a partir desse dia, eu iria ter de  passar a ter uma outra visão da vida, pois o "virar de página" a que acabara de ser submetida, assim o exigia...! Seria uma nova etapa no meu caminho, como tantas outras que já enfrentara... 

Andei uns dias inundada por um turbilhão de sentimentos que me faziam sentir como se, a partir do momento em que ouvi a notícia, tivesse sido transportada para um outro mundo, mundo esse, celestial! Eu sentia-me a flutuar!

Vinha aí gente nova... Eu tinha de acompanhar as mudanças e estas já se desenhavam diante dos meus olhos... Conheço bem a sensação, pois quem é professor tem-na sempre presente. O assunto era-me demasiado caro e eu deixei-me arrastar  pelo sentimento dessa grande responsabilização que me iria caber um dia, ao ser avó! A partir desse momento, um pequeno ser já formado, começava a impor-se na minha vida!

Fiquei obcecada por essa felicidade e senti que, no meu dia-a-dia, até as minhas atitudes e os meus pequenos gestos para com os outros, eram acompanhados de uma grande tolerância, como se estivesse a começar a viver pela primeira vez, cheia de amor e  boa-vontade, enfim,  numa dádiva total...

E a minha imaginação começou a voar, fantasiando já no meu sub-consciente uma série de imagens em que aparecia sempre um "principezinho" ou uma "princesinha"  como personagem principal! Ah! era isso: faltava conhecer uma outra parte não menos importante: menino ou menina? 

Pois hoje, a 1 de Maio, dia muito importante pelo aniversário daquele que constitui um dos "pilares" essenciais da nossa família, a notícia que faltava foi dada como prenda de aniversário: menino !!! - as imagens dos exames médicos falavam por si - repito, me-ni-no...!!! Toda a família ficou en suspens...

Pois é verdade! Vamos ter mais "um homem" na família...

E como isto "encheu as medidas" aos restantes!!! Era vê-los, todos ufanos, andando pela casa e a dizerem com a maior segurança estampada nos rostos..."Só podia ser rapaz ... já se sabia... outra coisa não era de esperar... pela lei das probabilidades... há muitos rapazes na família... as hipótese  de ser menino eram grandes... tinha de ser... desde o início, estava mais que visto !"

As mulheres da família sentiram-se em minoria, pois, desde o princípio, julgaram  que iria ser uma menina... Os homens, não, esses sempre "bateram o pé" em como seria um menino ... até o bisavô, com 94 anos, disse logo: "Vai ser  um rapaz"!!!

A minha nora mostrava-se imperturbável, com o ar mais feliz do mundo... menino?...menina? que interessava? A aceitação foi plena! Afinal de contas, era o seu bebé...

Depressa reagi e no meio das felicitações aos "papás", compreendi que quem manda é a Mãe-Natureza, e nisso não há volta a dar, até que resolvi dizer, à boa maneira portuguesa: "desde que venha perfeitinho, saudável, é o que interessa!"  E é ... ! Disse-o com a perfeita convicção de que só mesmo isso é que interessa... (Mas confesso que ainda continuava a pensar na menina...)

É um verdadeiro acto de humildade aceitar o que a Natureza decide: é ela quem manda, só ela sabe criar... E ainda permite que se façam outras tentativas na busca de outros seres diferentes... que mais queremos nós da vida? Ela dá-nos tudo, compete-nos compreendê-la!

Esse serzinho já começou a intimidar-me e, afinal de contas, dou comigo a pensar: "há que estar à altura"! Digo bem: há que estar à altura para o poder amar, compreender e orientar, quando ele de mim precisar...

A esta hora, numa homenagem ao meu querido filho mais velho e sua linda mulher, já se desenha no meu pensamento a imagem de um  rapaz irrequieto, todo reguilla, eléctrico...como o pai era!!! Afinal de contas, (isto sou eu já a pensar como avó) "quem sai aos seus, não degenera" (acreditem, não estou já a tentar desculpá-lo...).
 
As diabruras que irá cometer já estão presentes quando olho para todos os cantos da casa... Já vejo tudo em rebuliço, e eu e o avô atrás dele a tentar que nos deixe, pelo menos, meia-casa inteira...
 
Bem hajam, meus amores!

imagem in pinterest.pt