segunda-feira, 3 de maio de 2010

Coco Chanel, uma celebridade francesa!


O nome verdadeiro de Coco Chanel era Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971).

Teve algumas pequenas ocupações, sem fazer carreira a sério; depois de trabalhar numa  loja de chapéus (1910), acabou por se estabelecer,  por conta própria. Começou pela confecção de chapéus, blusas e camisas e foi assim que se celebrizou como estilista.

Era uma pessoa muito inovadora, cheia de criatividade. Lançou muitos adereços de roupa, destacando-se o vestido camiseiro (1920), as primeiras calças para mulheres e os tailleurs.

Para além de ser amiga de Picasso, Stravinsky, Cocteau... Coco Chanel conhecia Luchino Visconti e Greta Garbo, entre outros.

Entretanto, pensou em lançar uma marca de perfume feminino. Queria-o de grande qualidade e que fosse diferente: entrou em contacto com um dos mais afamados perfumistas, Ernest Beaux, para que este criasse um "perfume de mulher, com cheiro de mulher, mas diferente de todos os outros"...

Daqui resultou o Chanel Nº 5: contendo uma mistura de oitenta fragrâncias, foi lançado com o apelido de Coco Chanel e o Nº 5 correspondia ao seu número da sorte. Coco apresentou-o no dia 5 de Maio de 1921.

Quem tornou o perfume famoso foi a célebre actriz norte-americana Marylin Monroe, quando numa entrevista declarou que o que vestia para dormir era "apenas duas gotas de Chanel Nº5"...!!!

Como símbolo de vanguarda, o design do frasco do Chanel Nº 5, entrou para o Museu de Arte Moderna de New York.





Pesquisas possíveis:

http://www.leme.pt/biografias/80mulheres/chanel.html

http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113288.shtml

Sem comentários: