Há precisamente dois meses, por altura do meu aniversário, tive uma grande surpresa ao receber a notícia de que iria ser avó - foi a melhor prenda que eu podia ter recebido!
Senti, nesse momento, que daí a uns meses, iria ser mãe duas vezes, e dei por mim a prometer a mim mesma que, a partir desse dia, eu iria ter de passar a ter uma outra visão da vida, pois o "virar de página" a que acabara de ser submetida, assim o exigia...! Seria uma nova etapa no meu caminho, como tantas outras que já enfrentara...
Andei uns dias inundada por um turbilhão de sentimentos que me faziam sentir como se, a partir do momento em que ouvi a notícia, tivesse sido transportada para um outro mundo, mundo esse, celestial! Eu sentia-me a flutuar!
Vinha aí gente nova... Eu tinha de acompanhar as mudanças e estas já se desenhavam diante dos meus olhos... Conheço bem a sensação, pois quem é professor tem-na sempre presente. O assunto era-me demasiado caro e eu deixei-me arrastar pelo sentimento dessa grande responsabilização que me iria caber um dia, ao ser avó! A partir desse momento, um pequeno ser já formado, começava a impor-se na minha vida!
Fiquei obcecada por essa felicidade e senti que, no meu dia-a-dia, até as minhas atitudes e os meus pequenos gestos para com os outros, eram acompanhados de uma grande tolerância, como se estivesse a começar a viver pela primeira vez, cheia de amor e boa-vontade, enfim, numa dádiva total...
E a minha imaginação começou a voar, fantasiando já no meu sub-consciente uma série de imagens em que aparecia sempre um "principezinho" ou uma "princesinha" como personagem principal! Ah! era isso: faltava conhecer uma outra parte não menos importante: menino ou menina?
Pois hoje, a 1 de Maio, dia muito importante pelo aniversário daquele que constitui um dos "pilares" essenciais da nossa família, a notícia que faltava foi dada como prenda de aniversário: menino !!! - as imagens dos exames médicos falavam por si - repito, me-ni-no...!!! Toda a família ficou en suspens...
Pois é verdade! Vamos ter mais "um homem" na família...
E como isto "encheu as medidas" aos restantes!!! Era vê-los, todos ufanos, andando pela casa e a dizerem com a maior segurança estampada nos rostos..."Só podia ser rapaz ... já se sabia... outra coisa não era de esperar... pela lei das probabilidades... há muitos rapazes na família... as hipótese de ser menino eram grandes... tinha de ser... desde o início, estava mais que visto !"
As mulheres da família sentiram-se em minoria, pois, desde o princípio, julgaram que iria ser uma menina... Os homens, não, esses sempre "bateram o pé" em como seria um menino ... até o bisavô, com 94 anos, disse logo: "Vai ser um rapaz"!!!
A minha nora mostrava-se imperturbável, com o ar mais feliz do mundo... menino?...menina? que interessava? A aceitação foi plena! Afinal de contas, era o seu bebé...
Depressa reagi e no meio das felicitações aos "papás", compreendi que quem manda é a Mãe-Natureza, e nisso não há volta a dar, até que resolvi dizer, à boa maneira portuguesa: "desde que venha perfeitinho, saudável, é o que interessa!" E é ... ! Disse-o com a perfeita convicção de que só mesmo isso é que interessa... (Mas confesso que ainda continuava a pensar na menina...)
Depressa reagi e no meio das felicitações aos "papás", compreendi que quem manda é a Mãe-Natureza, e nisso não há volta a dar, até que resolvi dizer, à boa maneira portuguesa: "desde que venha perfeitinho, saudável, é o que interessa!" E é ... ! Disse-o com a perfeita convicção de que só mesmo isso é que interessa... (Mas confesso que ainda continuava a pensar na menina...)
É um verdadeiro acto de humildade aceitar o que a Natureza decide: é ela quem manda, só ela sabe criar... E ainda permite que se façam outras tentativas na busca de outros seres diferentes... que mais queremos nós da vida? Ela dá-nos tudo, compete-nos compreendê-la!
Esse serzinho já começou a intimidar-me e, afinal de contas, dou comigo a pensar: "há que estar à altura"! Digo bem: há que estar à altura para o poder amar, compreender e orientar, quando ele de mim precisar...
A esta hora, numa homenagem ao meu querido filho mais velho e sua linda mulher, já se desenha no meu pensamento a imagem de um rapaz irrequieto, todo reguilla, eléctrico...como o pai era!!! Afinal de contas, (isto sou eu já a pensar como avó) "quem sai aos seus, não degenera" (acreditem, não estou já a tentar desculpá-lo...).
As diabruras que irá cometer já estão presentes quando olho para todos os cantos da casa... Já vejo tudo em rebuliço, e eu e o avô atrás dele a tentar que nos deixe, pelo menos, meia-casa inteira...
Bem hajam, meus amores!
4 comentários:
Parabéns, Teresa, porque vais ser avó.
Um grande beijinho de Parabéns à nova vóvó!
Carla Martins Cepeda
Olá teresa avozinha.
Meus sinceros parabéns. finalmente vim ao teu blog.
Bj
M. Lurdes
Olá Teresa,
Que felicidade. Que bom te sentires assim viva e com forças para a tua nova etapa da vida. A vida é feita de etapas e esta vai ser mais uma com facilidade saberás cumpri-la.
Parabéns aos pais e avós...
Beijinhos,
Orlanda
Enviar um comentário