sexta-feira, 29 de setembro de 2017

"O menino e o caixote": um conto de Mário Henrique Leiria (escritor surrealista)

Mário Henrique Leiria nasceu em 1923, foi escritor e poeta, fez parte do grupo surrealista português.

É o autor de vários contos publicados nos Contos do Gin Tónico (1973) donde são extraídos os  Novos Contos do Gin e O menino e o caixote (1978). Neles, o fio condutor é o "fantástico". 

"Partiu" em 1980!

Vamos reler "O menino e o caixote":

in: http://www.bulhosa.pt

-Não pode ser - disse o senhor Sousa ao filho, o Ernestinho de oito anos.

-Mas, papá, eu vejo nos filmes. Todos têm - afirmou a criança, à procura de uma salvação para aquilo que lhe parecia um desejo certo.


-Onde é que já se viu um leão em casa? Só nessas fitas idiotas. E, além disso, o menino não vê que não há espaço? Para a semana arranjo-lhe um gato bonito, daqueles que bebem leitinho e fazem miau. 

O Ernestinho desistiu de convencer o pai. Para quê? Era um homem com bigode, sempre a explicar o que não era preciso. Nem sequer percebia de leões.

Sentou-se no chão a pensar. Com certeza que devia haver um leão, ali em casa!

Não era a vassoura atrás da porta, nem a cadeira larga da mãe dormir aos domingos, nem sequer o embrulho do lixo à espera de ser deitado fora. Foi investigar, toda a gente sabe que os leões estão onde menos se espera.

Na cozinha, lá ao fundo, estava o caixote vazio que trouxera as compras da Cooperativa. O Ernestinho pousou-lhe a mão, acariciou-o com ternura e um certo receio.

O caixote rugiu e sacudiu a areia amarela e antiga que lhe aquecia a juba. O menino puxou-o ao de leve, como quem ensina e acompanha, e o caixote seguiu-o, pisando firme.

O Ernestinho sentou-se no chão da sala. Entre o sofá e a mesinha da televisão o caixote ficava mesmo bem, confortável, como na caverna onde nascera e dera o primeiro rugido.


-Agora vamos caçar, Baluba - explicou o Ernestinho ao caixote.

-Que faz o meninho aí com esse caixote? - perguntou severamente o senhor Sousa, abrindo a porta, de sobrolho franzido.


O menino olhou para o pai, assustado, e depois para o seu amigo Baluba.

-Mata o velho, Baluba! - gritou, num desespero.


O leão saltou veloz e, com uma única dentada eficaz, arrancou a cabeça do senhor Sousa. 

Mário-Henrique Leiria (1923-1980), "Contos do Gin-Tonic", 1973
Podem folhear o livro AQUI
Watch the book HERE  "

Referência: in studentshow.com

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Polémica: "Livros para rapazes e livros para raparigas..."

in: www.portoeditora.pt
A Porto Editora voltou a pôr "os livros da polémica" à venda, o que significa que a confusão gerada não tinha grande consistência. 

Nada como transcrever o artigo do jornal observador.pt, de 26.09.2017, para ficarmos mais esclarecidos:
"Porto Editora volta a colocar à venda livros de atividades para rapazes e raparigas
Os livros de atividades para rapazes e raparigas que a Porto Editora suspendeu depois das fortes críticas de discriminação estão novamente à venda.
A Porto Editora voltou a pôr à venda os livros de atividades para rapazes e raparigas que tinha suspendido na sequência de fortes críticas de discriminação, anunciou, esta terça-feira, a empresa.
A editora decidiu “pôr fim à suspensão de venda”, lê-se num comunicado emitido, em que a empresa livreira diz ter ficado comprovada “a não existência de qualquer discriminação” nos blocos de atividades diferenciados para rapazes e raparigas, dos quatro aos seis anos.
A empresa justifica que decidiu suspender a venda daqueles artigos para “permitir uma análise serena e ponderada do caso, sem ceder às pressões e avaliações imediatistas e precipitadas” a propósito de um caso que gerou imediata polémica assim que foi conhecido e também para denunciar o que classifica de “lamentável manipulação”.
A empresa alega agora que o relatório do Conselho Editorial da Porto Editora, com base no parecer técnico da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) divulgado em agosto, refuta muitas das considerações formuladas por aquela entidade. Lembre-se que, na sequência das críticas, a editora e a CIG estabeleceram contactos e chegaram a um compromisso para colaborarem no futuro.
Tendo-se concretizado os objetivos pretendidos e comprovado a não existência de qualquer discriminação, põe-se fim à suspensão da venda daqueles livros no quadro do exercício pleno da liberdade de expressão da autora e das ilustradoras, bem como da liberdade de edição, respeitando estes valores fundamentais”, afirma a empresa.
No final de agosto, a CIG recomendou à Porto Editora que retirasse do mercado dois manuais com blocos de atividades, um com capa azul para os meninos e o outro em cor de rosa para as meninas, por terem exercícios distintos consoantes o género, o que, para a CIG, promovia a diferenciação entre homens e mulheres.
“A Porto Editora tem plena consciência da sua missão e da sua responsabilidade na promoção do desenvolvimento educacional, cultural e civilizacional”, sublinha a editora."

terça-feira, 26 de setembro de 2017

La vie, selon Raymond Queneau


in: http://www.imdb.com

Um pensamento fantástico de Raymond Queneau:

"La vie: un rien l'amène, un rien l'anime, un rien la mine, un rien l'emmène."

Raymond Queneau foi um poeta e escritor francês, que nasceu em Le Havre a 21 de fevereiro de 1903 e morreu a 25 de outubro de 1976, em Neuilly-sur-Seine.

Era licenciado em Latim e Grego (1919) e também em Filosofia (1920). De 1921 a 1923, frequentou a Sorbonne. Em 1924 juntou-se aos Surrealistas embora não tenha seguido nem adotado as teorias políticas destes.

A Gallimard editava os seus trabalhos; em 1938 iniciou-se ali como leitor, vindo a ser seu secretário-geral.

Compôs uma canção "Si tu t'imagines" que se popularizou numa versão de Juliette Greco.


domingo, 24 de setembro de 2017

Paulo Coelho: "Ame as pessoas ao seu redor"...

in: https://www.pensador.com
Ame as pessoas ao seu redor,
diga-lhes o quanto elas significam para você,
perceba que a felicidade é uma coisa tão simples,
que você pode alcançá-la num só gesto,
Desde que esse gesto transmita tudo de bom que existe em você.
Desde que signifique SINCERIDADE
Desde que demonstre AMOR.
Ame as pessoas como se não houvesse amanhã ....


Paulo Coelho
(escritor brasileiro)

encontrei in: https://www.pensador.com