| imagem in https://www.portocidadaniaportuguesa.com.br |
PORTO - é um concelho cuja cidade terá tido origem na zona que conhecemos por Miragaia .
Chamava-se CALE devido à travessia dos barcos para a outra margem.
O étimo de CALE (também cal, kal) tem o significado de "pedra, rocha, lugar elevado e rochoso" (segundo João Fonseca, autor do "Dicionário dos nomes das terras", ed. casa das Letras).
Portuscale vem do romano Portus e Cale, mas também era conhecido como Portucale <<porto de Cale>>, junto ao Douro , mais concretamente, na foz do rio de Vila.
Foi assim que Portucale se tornou um EPÓNIMO, pensa-se que a partir do século IV
(a explicação do vocábulo epónimo, segundo o que pesquisei em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt..." um epónimo significa (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa):
a) como substantivo, «personagem real ou lendária que dava o seu nome a uma cidade ou aos diversos povos gregos» e «magistrado ateniense que dava o seu nome ao ano»;
b) como adjectivo, «que dá o seu nome a alguma coisa», «que, em Atenas, dava o seu nome ao ano», «[relativo] aos heróis gregos que deram os seus nomes aos vários povos gregos».
Classe de Palavras - substantivo
Áreas Linguísticas - Léxico; Semântica
Campos Linguísticos -Atestação/Significado de palavras')
(in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa)
![]() |
| imagem in idealista.pt |
Continuando a história da palavra PORTO, o seu epónimo substituiu o nome Cale (designação local) e que segundo a minha pesquisa da referida obra de João Fonseca, mais tarde no tempo, e com documentos comprovativos, desde o "primeiro quartel do século XII mas, na prática, já antes, mantendo apenas o primeiro elemento do seu nome, a cidade passa a chamar-se Portus, que evoluiu naturalmente para PORTO".

Sem comentários:
Enviar um comentário