in dw.com |
Uma equipa internacional de investigadores determinou que a origem do surto de Covid-19 é o mercado de peixe assim como a vida selvagem de Wuhan, na China. As descobertas, publicadas na revista "SCIENCE", mostram que, em pelo menos dois casos, o vírus foi transmitido de animais para seres humanos presentes no mercado.
Os autores do estudo também explicaram porque é que, das centenas de pessoas hospitalizadas em Wuhan com Covid-19, apenas cerca de 50 tinham uma ligação direta e rastreável ao mercado. Adiantaram que muitas tiveram apenas sintomas ligeiros, continuando a circular livremente em Wuhan espalhando o vírus e que foi dificil interligar os casos mais graves com o mercado.
De acordo com os investigadores, estas descobertas negam a suspeita que o vírus tenha tido origem num laboratório. Os animais portadores do vírus incluem morcegos, raposas e outros mamíferos vivos, vendidos para consumo pela carne ou pelo.
A Organização Mundial da Saúde estima que houve mais de 566 milhões de casos confirmados de COVID em todo o mundo e 6,3 milhões de mortes desde a declaração da pandemia no início de 2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário