|
in: discogs.com |
O Jornal observador.pt, a 1 de agosto noticia assim a morte da irmã mais nova de Amália Rodrigues:
Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã mais nova de Amália Rodrigues. Tinha 95 anos e 73 de carreira, uma vida dedicada ao fado. A morte da artista foi confirmada pelo neto, Diogo Varela Silva, ao final da manhã desta quarta-feira. “É com um enorme peso no coração, que vos dou a noticia da partida da minha Celestinha, da nossa Celeste”, anunciou o realizador, responsável por um documentário sobre a artista, “Fado Celeste”, de 2010.
“Hoje deixou uma vida plena do que quis e sonhou, amou muito e foi amada, mas acima de tudo, foi a pedra basilar da nossa família, da minha mãe, da minha tia, dos meus irmãos, sobrinhos e filhos, somos todos orgulhosamente fruto do ser humano extraordinário que ela foi”, escreveu Diogo Varela Silva na sua página do Facebook. “Que a sua humanidade, bondade e maneira de estar bem com a vida, seja um ensinamento, que nós possamos honrar pelas nossas vidas fora.”
Celeste, que começou a cantar profissionalmente aos 22 anos, construiu uma carreira ligada ao fado mais típico, atuando em algumas das mais famosas casas lisboetas, como o Café Latino, o Marialvas, Adega Mesquita, Tipóia e Adega Machado ou a Parreirinha de Alfama. Entre os seus fados mais conhecidos, contam-se temas como “A Lenda das Algas”, o “Fado das Queixas” e, sobretudo, “Olha a Mala”.
“A fadista para quem cantar era uma alegria, inspirou gerações de artistas com o seu talento e dedicação”, afirmou o Ministério da Cultura em comunicado. Deixou “a sua marca e voz associadas ao fado castiço, ao fado de rua e às suas raízes”. Em maio, na celebração dos 73 anos de carreira num concerto no Tivoli BBVA, em Lisboa, Celeste Rodrigues disse estar “muito contente por os mais novos”, para quem era uma inspiração, “pegarem” nos fados que cantou durante os mais de 70 anos de carreira. Até Madonna se rendeu ao talento da fadista, a quem chamava uma “lenda viva. As duas cantoras chegaram a gravar um dueto, que a cantora norte-americana partilhou no Instagram.
Obrigada, Celeste!
Adeus, até sempre!
|
in: movenoticias.com |
Sem comentários:
Enviar um comentário