imagem obtida em https://jornal.usp.br/atualidades/guerra-na-ucrania/
Notícias da guerra:
Era bom que não tivessemos de nos interrogar para que serve esta guerra que tanto tem de absurda como de ridícula, provocando vítimas inocentes e prejudicando o mundo inteiro em todos os domínios.
Este conflito entra-nos pela casa diariamente "inundando-nos" há mais de um ano; estamos "contaminados" por este ambiente hostil de grande violência que nos é mostrado, quase constantemente.
Pesquisando as notícias sobre o que se passou nos últimos dias na pt.euronews.com encontrei:
Ofensiva de inverno da Rússia ficou aquém dos objetivos
Últimas notícias: 04/04/2023
Fontes russas, ucranianas e ocidentais afirmam que a ofensiva de inverno da Rússia não atingiu os objetivos do Kremlin de conquistar as fronteiras administrativas das regiões de Donetsk e Luhansk até 31 de março.
O chefe-adjunto da Guarda Nacional Russa (Rosgvardia) na região ocupada de Donetsk afirmou que as falhas durante a ofensiva provocam sentimentos negativos e causam perdas de pessoal.
Outras Notícias:
Grupo Wagner proclama vitória sobre Bakhmut mas Kiev discorda
Vitória sobre Bakhmut - assim o proclama Evgeny Prigozhin, o líder do grupo de mercenários ao serviço de Moscovo conhecido como Wagner. Para prová-lo, empunhou a bandeira russa no interior da Câmara da disputada cidade ucraniana, num vídeo agora divulgado.
Prigozhin dedicou a alegada conquista ao blogger russo pró-guerra morto num atentado à bomba em São Petersburgo, neste domingo, num café que pertence precisamente ao grupo Wagner. Foi entretanto detida uma ativista que é a principal suspeita da autoria do ataque.
Kiev, por seu lado, garante que ainda controla grande parte da simbólica Bakhmut e não há uma retirada expressiva das unidades ucranianas no terreno.
Volodymyr Zelenskyy diz que uma vitória em Bakhmut é cada vez mais crucial.
Os combates pelo controlo da cidade-chave no leste da Ucrânia arrastam-se há meses e, apesar do pouco valor estratégico segundo os analistas, uma conquista da localidade terá um grande valor moral e psicológico.
Zelenskyy destaca importância de vitória em Bakhmut
De Euronews com Associated Press
• Últimas notícias: 30/03/2023
Volodymyr Zelenskyy diz que uma vitória em Bakhmut é cada vez mais crucial.
Os combates pelo controlo da cidade-chave no leste da Ucrânia arrastam-se há meses e, apesar do pouco valor estratégico segundo os analistas, uma conquista da localidade terá um grande valor moral e psicológico.
Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia:
"Putin vai vender esta vitória ao Ocidente, à sociedade russa, à China, ao Irão e a todos os países. Vai vendê-la à sua sociedade. Será um pequeno passo, dizendo: 'Esperem um minuto, vou tomar uma decisão com a Ucrânia'. E, depois, outro passo e mais outro e mais outro..."
Zelenskyy teme que uma derrota em Bakhmut force Kiev a um compromisso com condições que considera inaceitáveis.
O presidente ucraniano voltou também a dizer-se disposto a falar com o homólogo chinês e convidou Xi Jinping a visitar o país.
Volodymyz Zelenskyy, presidente da Ucrânia:
"É claro que percebo todas as iniciativas diplomáticas e convites, públicos e não públicos, dirigidos ao presidente da China. E eu quero falar com ele, porque já tive contacto com ele antes da guerra em larga escala. Mas, durante todo este ano, mais do que um ano, não tive contacto e espero realmente que as nossas equipas encontrem uma solução. [...] Estamos prontos para o ver aqui."
Zelenskyy fez as declarações durante uma longa entrevista concedida a uma equipa da agência Associated Press. Numa rara iniciativa, vários jornalistas puderam acompanhar o presidente ucraniano durante os dois dias em que percorreu, esta semana, as zonas de guerra da Ucrânia de comboio.
Sem comentários:
Enviar um comentário