quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Festa de Nossa Senhora das Candeias festejada anualmente a 2 de fevereiro

Apresentação do Senhor
Vitral na Igreja de São Nicolau em Örebro, na Suécia.
Apresentação de Jesus no Templo
imagem in pt.wikipedia.org

Festa de Nossa Senhora das Candeias, a Candelária, festa das velas ou, em francês, LA CHANDELEUR, significam o mesmo. É a festa da Apresentação de Jesus no Templo, em Jerusalém.

A sua tradição é aqui contada:

Qual é a tradição de LA CHANDELEUR ou festa das candeias? ​

Cada feriado tem sua própria tradição culinária: o tronco de Natal (La bûche de Noël)  em 25 de dezembro para o Natal, a galette des rois em 6 de janeiro por ocasião da epifania, chocolates em abril para a Páscoa... e crêpes em 2 de fevereiro para a Festa de Nª Sª das Candeias. Mas por que, exatamente, salteamos crêpes na Chandeleur? E qual é a origem desta festa? 

Quando é comemorada a Chandeleur ou festa de Nª Sª das Candeias?

Como o Natal, a Epifania ou a Assunção, as Candeias é comemorada na mesma data todos os anos. A saber: 2 de fevereiro. Uma data que não é escolhida ao acaso, pois corresponde a um acontecimento muito particular da história. É um feriado cristão ou pagão? Celebrada no dia 2 de fevereiro, a Candelária comemora a Apresentação de Jesus no Templo, em Jerusalém. Maria e José, ao realizarem este gesto 40 dias após o nascimento de seu primogénito, perpetuam assim um costume hebreu. No passado, também celebrávamos a Purificação da Virgem Maria, após o parto.

Ao chegarem ao Templo, Maria e José encontram um velho chamado Simeão. Lucas, no seu Evangelho (2, 22-40), narra assim a cena: "Simeão tomou o menino nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, ó Mestre, podes deixar ir para a paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações pagãs, e glória para o teu povo de Israel. A Festa da Candelária está, portanto, associada à luz, leva o nome das velas carregadas pelos fiéis durante as procissões que aconteciam em Roma. Foi o Papa Gelásio I quem decidiu instituí-la para lutar contra o paganismo. A primeira ocorreu em 472. 

Apresentação de Jesus no templo
Apresentação de Jesus no Templo, imagem em https://www.rccbrasil.org.br

Festa litúrgica de Nossa Senhora das Candeias - Vatican News
Nª Sª das Candeias
imagem in vaticannews.va

La Chandeleur (A Candelária) ou a festa à luz de velas.

Nossa Senhora das Candeias: por que acender velas na janela?
imagem em dol.com.br

Na época da propagação do cristianismo no Império Romano, as festas pagãs ainda são muito populares. Elas devem ser levadas em consideração pela Igreja. A Candelária substitui assim as Lupercalia, festas em honra de Lupercus, deus da fertilidade, que aconteceu por volta de 15 de fevereiro. 

Por que comemos crêpes na festa da Senhora das Candeias?

Crepes com doce de morango | Receitas | Pingo Doce
imagem de pingodoce.pt


Pâte à crêpe - Cookidoo® – a plataforma oficial de receitas Bimby®
imagem in cookidoo.pt

Desde a Lupercália, para celebrar o fim do ano, acendiam-se velas à meia-noite e comiam-se crêpes de cereais para invocar o regresso do Sol. Redondos e amarelos, os crepes e mais crêpes lembram o disco solar

Quando instituiu a Candelária, o Papa Gelásio I mandou distribuir bolos - fáceis de fazer - aos muitos peregrinos que chegavam a Roma. Além disso, como o crêpe é feito com sobras de farinha da safra do ano anterior, ela é um símbolo de prosperidade. ​ 

Várias tradições estão associadas a ela, como a de explodir o primeira crêpe com a mão direita enquanto se segura um luís de ouro (ou uma moeda) na mão esquerda. Alguns, especialmente no sudoeste, até colocam o primeiro crêpe no topo de um armário para garantir felicidade e prosperidade em casa durante todo o ano. 

Se inicialmente eram feitos de uma mistura de farinha e água, os crêpes hoje têm muitos sabores. A oportunidade para as grandes marcas venderem açúcar, cremes para barrar, compotas... o suficiente para fazer nutricionistas e dentistas trabalharem! 

FONTE: in geo.fr 
(com a tradução e a adaptação possível; o que está sublinhado ou "a negrito" é meu)

Sem comentários: