Pesquisando a palavra "greve" encontramos definições e explicações deveras interessantes.
No Dicionário Prático Ilustrado, da Lello & Irmão - Editores, consta o seguinte: greve, s.f., do francês grève. Parede, conluio de pessoas que se ligam para fazer cessar o trabalho e que se recusam a trabalhar, enquanto lhes não atendem certas reclamações: pôr-se em greve.
No Dictionnaire Hachette Encyclopédique Illustré, en couleurs:
1. grève n.f. 1. praia de cascalho, de areia, ao longo do mar ou de um curso de água. 2. Banco de areia que se desloca.
Grève (praça de), nome que se usava antes de 1806 (por alusão à margem do Sena), a uma parte da actual praça da Câmara Municipal de Paris, onde tinham lugar as execuções capitais e onde se reuniam os operários à procura de trabalho.
Na Wikipedia, encontramos a seguinte explicação:
"Origem
A palavra origina-se do francês grève, com o mesmo sentido, proveniente da Place de Grève, em Paris, na margem do Sena, outrora lugar de embarque e desembarque de navios e depois, local das reuniões de desempregados e operários insatisfeitos com as condições de trabalho. O termo grève significa, originalmente, "terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do mar ou do rio", onde se acumulavam inúmeros gravetos. Daí o nome da praça e o surgimento etimológico do vocábulo, usado pela primeira vez no final do século XVIII.
Originalmente, as greves não eram regulamentadas, eram resolvidas quando vencia a parte mais forte. O trabalho ficava paralisado até que ocorresse uma das seguintes situações: ou os operários retornavam ao trabalho nas mesmas ou em piores condições, por temor ao desemprego, ou o empresário atendia total ou parcialmente as reivindicações para que pudessem evitar maiores prejuízos devidos à ociosidade."
Sem comentários:
Enviar um comentário