Um epónimo refere-se a uma personagem, real ou mítica, que "empresta" o seu nome a...
Alguns exemplos interessantes:
Balzaquiana: é como são designadas as mulheres na casa dos 30 anos, porque o escritor francês Honoré de Balzac escreveu uma obra intitulada: "A mulher de trinta anos".
Boicote: tem origem no nome do capitão Charles Cunningham Boycott (1832-97), irlândes e capataz de propriedades de grande riqueza, que era um homem muito exigente no seu trabalho. Expulsava os arrendatários que não tivessem os seus impostos pagos atempadamente, em relação à terra que ocupavam. Como represália, os lesados conseguiram influenciar os vizinhos a desobedecerem às regras de Boycott. Hoje, poderá dizer-se que os lesados boicotaram as ordens de Boycott...
Daltónico: refere-se a alguém que não consegue distinguir uma ou várias cores. John Dalton (1766-1844), um químico inglês, foi o primeiro a alertar para esse tipo de deficiência na visão. Como descobriu ele isso? Quando, por mero acaso, ao comprar um par de meias para oferecer a sua mãe, julgou que estas fossem pardo-azuladas...mas, afinal, eram vermelhas...!
Saxofone: o belga Antoine Sax foi um conceituado fabricante de instrumentos. Quando tentava criar um novo tipo de tuba, deu origem ao saxofone.
Claro que ainda há mais exemplos interessantes, que ficarão para uma próxima vez...
Sem comentários:
Enviar um comentário