imagem in gullon.es |
Portugal, territorialmente, é um país pequeno, mas dentro dele a língua portuguesa constitui um enorme património imaterial.
Como já lemos no título deste post, a expressão laurear a pevide, parece que vai dar que falar...
Com efeito, segundo o Professor e Escritor João Carlos Brito, no seu livro EM PORTUGUÊS NOS (DES)ENTENDEMOS, da Ideias de Ler (Porto Editora), a referida expressão significa: vadiar, passear.
"Curiosamente, esta é uma expressão muito utilizada no Norte do país e que tem igual frequência entre os algarvios. Significa "vadiar" ou, como se diz, "andar no laré".
Laurear é uma adulteração do verbo "laurear", e, no sentido figurado, pode também significar "festejar, passear sem grandes preocupações". Trata-se de um verbo que, na maioria dos casos, não é muito utilizado para dar corpo ao seu significado primeiro ("premiar, coroar de louros"), mas é aplicado frequentemente neste sentido. No que diz respeito à segunda parte da expressão, "pevide", no sentido mais carroceiro, é o mesmo que "traseiro", ou seja, "laurear a pevide" é andar a passear o traseiro por aí, sem destino, sem qualquer preocupação de ter de trabalhar ou cumprir uma função."
Como estamos em agosto e é tempo de férias, nada melhor para aproveitar os dias de descanso como seguir esta curiosa expressão...!
Sendo assim, vamos lá "laurear a pevide"...
Sem comentários:
Enviar um comentário