imagem obtida em: etiquetaeboasmaneiras.blogspot.com |
Será que observamos as regras da boa educação, quando falamos ao telefone ou ao telemóvel?
Pois então vamos lá segui-las, aproveitando para ver se é como normalmente agimos: será como se aconselha a seguir? Façamos a comparação, já agora...!!!
- Nunca se deve atender o telefone com um grito...
- Deve dizer-se "Está lá", em vez de "Tô" ou "Tá"...
- Se ninguém responder do outro lado, nada de insultos ...(pode haver avaria ou até a chamada ter caído...nunca se sabe!)
- Quando alguém nos ligar por engano, não tratemos quem está do outro lado como se esse alguém fosse um atrasado mental...Esclareçamos, mantenhamos a calma e desliguemos com educação...
- Nunca se deve perguntar "Quem fala?" quando tomarmos a iniciativa de ligar a alguém; deverá dizer-se, isso sim, "Eu gostaria de poder falar com X... Seria possível?"...
- Nunca se deve desligar primeiro o telefone se não se teve a iniciativa de ligar...
- Deve evitar-se ligar à hora das refeições...
- Se se quiser estar algum tempo ao telefone, perguntemos primeiro se a outra pessoa não está ocupada e se pode alongar-se na conversa...
- Nunca se deve desligar o telefone na cara da pessoa a quem ligámos ou que nos ligou...
- Quando chegar a altura de desligar, evite-se dizer "Com licença"...
- Nunca telefonar depois da tal hora considerada decente (22:30)...
- Se por acaso se resolver deixar mensagem no gravador, não se deve esquecer de se identificar ou de deixar o seu contacto...
Sem comentários:
Enviar um comentário