domingo, 31 de agosto de 2014

É tudo uma questão de etiqueta...

imagem obtida em: etiquetaeboasmaneiras.blogspot.com

Será que observamos as regras da boa educação, quando falamos ao telefone ou ao telemóvel?

Pois então vamos lá segui-las, aproveitando para ver se é como normalmente agimos: será como se aconselha a seguir? Façamos a comparação, já agora...!!!
  • Nunca se deve atender o telefone com um grito...
  • Deve dizer-se "Está lá", em vez de "Tô" ou "Tá"...
  • Se ninguém responder do outro lado, nada de insultos ...(pode haver avaria ou até a chamada ter caído...nunca se sabe!)
  • Quando alguém nos ligar por engano, não tratemos quem está do outro lado como se esse alguém fosse um atrasado mental...Esclareçamos, mantenhamos a calma e desliguemos com educação...
  • Nunca se deve perguntar "Quem fala?" quando tomarmos a iniciativa de ligar a alguém; deverá dizer-se, isso sim, "Eu gostaria de poder falar com X... Seria possível?"...
  • Nunca se deve desligar primeiro o telefone se não se teve a iniciativa de ligar...
  • Deve evitar-se ligar à hora das refeições...
  • Se se quiser estar algum tempo ao telefone, perguntemos primeiro se a outra pessoa não está ocupada e se pode alongar-se na conversa...
  • Nunca se deve desligar o telefone na cara da pessoa a quem ligámos ou que nos ligou...
  • Quando chegar a altura de desligar, evite-se dizer "Com licença"...
  • Nunca telefonar depois da tal hora considerada decente (22:30)...
  • Se por acaso se resolver deixar mensagem no gravador, não se deve esquecer de se identificar ou de deixar o seu contacto...
Resumido e baseado em:"o pequeno livro de  etiqueta e bom senso", de Maria João Saraiva de Menezes, 501 conselhos para você brilhar em qualquer ocasião, 10ª edição, LEYA

Sem comentários: