quinta-feira, 28 de março de 2013

Receita de Pão- de Ló de Margaride para a Páscoa


Margaride é uma freguesia portuguesa do concelho de Felgueiras, com 6,17 km² de área e 9 653 habitantes (2011). Densidade: 1 564,5 hab/km². Tem o nome alternativo de Santa Eulália e inclui a cidade de Felgueiras.
Esta freguesia empresta o seu nome a um famoso pão-de-ló, o mais conhecido de Portugal.
Brasão de armas de Margaride

Margaride está localizado em: Portugal Continental
http://pt.wikipedia.org/wiki/Margaride

http://www.docesregionais.com/pao-de-lo-de-margaride/                       
O Pão de Ló de Margaride é uma referência na doçaria tradicional portuguesa, tendo a Câmara Municipal de Felgueiras apresentado, em 2011, a sua candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia, na categoria de doces. A qualidade e excelência deste doce regional foram reconhecidas pela Casa Real Portuguesa, tendo sido atribuído à sua criadora, D. Leonor Rosa da Silva, o título de “Doceira da Casa Real”.
O autêntico pão de ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas são constituídas por três tigelas, duas iguais e uma mais pequena, sendo esta colocada invertida no centro de uma das outras tigelas, formando um cano.
Ingredientes:
  • 1 pitada de sal
  • 19 gemas + 6 ovos inteiros
  • 250 g de farinha
  • 500 g de açúcar
  • casca de 2 limões
Confeção:
Deite os ovos, o açúcar, as cascas de limão e o sal num recipiente amplo e bata até a mistura clarear e fazer castelo (a massa faz um montinho quando se deixa cair de uma colher).
Retire as cascas de limão e, aos poucos, junte a farinha em chuva, peneirada no momento. Note que a farinha não deve ser batida, mas sim bem misturada com as mãos, sendo, por isso, necessária a participação de duas pessoas — uma para peneirar e outra para envolver a farinha. Este processo manual poderá durar aproximadamente ½ hora e o pão de ló com uma textura muito fofa. No entanto, poderá também fazê-lo numa batedeira elétrica, que lhe irá poupar tempo.
Deite a massa numa tigela previamente forrada com papel manteiga (ou outro papel grosso) untado, em quadrados sobrepostos. Encha a forma de pão de ló até um pouco mais de meio, vire os bicos do papel para dentro e tape com a segunda tigela.Leve a cozer em forno moderadamente quente, durante 30 a 45 minutos no máximo. Verifique a cozedura com um palito. Retire do forno e desenforme, deixando depois arrefecer o seu pão de ló de Margaride.

Sem comentários: