segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como apareceu o "OCEANO"?

imagem obtida em: grimoriodosdeuses.blogspot.com
"OCEANO é o elemento original que apareceu antes do próprio mundo e que preside à criação; o OCEANO tem um lugar importante na mitologia. 

Filho de Úrano e de Geia ele é a personificação divina da água. 

Circunda a terra como um imenso rio onde tudo se cria e onde tudo vem morrer. 

É o pai de cerca de três mil rios que alimentam, com suas águas, os homens e fertilizam a terra.

Tétis, sua esposa, concebeu uma multidão de filhas, as Oceânides. 

Tardiamente representado nas obras de arte, o Oceano, com o aspeto de um ancião de barba esverdeada, segura um corno de touro, que simboliza a abundância poderosa e alimentadora das águas."
in Dicionário de Mitologia Grega e Romana, de Joel Schmidt, edições 70

"Filho de Urano e Gaia, Oceanus, também conhecido como Oceano ou Okeanos. Esse titã personificava o imenso rio que rodeava toda a terra como se a abraçasse.  Possuia uma anatomia grotesca que contava com um corpo humano, com garras de caranguejo, chifres e uma imensa barba, além de 
uma cauda semelhante à de uma serpente.

Em algumas historias antigas, Oceanus, era a representação dos mares mediterrâneo e Atlântico, apenas nas versões mais atuais, os domínios mediterrâneos foram associados a Poseidon.
Oceanus se une a Tétis, para gerar as Oceânides – também conhecidas como As ninfas do mar – As Nereidas e todos os animais marinhos que tem relação com as histórias dos deuses mitológicos, como por exemplo, os golfinhos.

Oceanus aparece nas historias em três momentos importantíssimos, além de aparições menores. Primeiro ele se recusa a participar da traição contra Urano, onde Cronos e outros irmãos titãs o castram. Assim como Prometheus, ele também não participa da guerra contra os deuses Olímpicos, e ajudou Zeus a libertar seu irmãos que haviam sido engolidos por Cronos – sua filha Métis, é quem prepara a poção responsável por fazer Cronos vomitar os filhos."
 in http://grimoriodosdeuses.blogspot.pt/2013/08/os-titas-oceanus-o-deus-tita-dos-mares.html

Sem comentários: