terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A festa da Nª Srª Aparecida, em Lousada (II)

Romaria da Senhora Aparecida

No dia 13 faz-se uma festa de gado, Passeio Equestre e corridas de cavalo. Encontro de Bombos (consoante o número de anos da romaria) e Festival Folclórico.Romaria centenária que se realiza na freguesia do Torno, povoação da Senhora Aparecida, nos dias 13, 14 e 15 de Agosto em honra de Nossa Senhora Aparecida.

No dia 14 começa com as entradas das bandas e a preparação dos andores para a grande procissão. Enfeita-se uma pomposa e comprida procissão, com andores (incluindo o Andor Grande, o maior do país, com 20,26 metros e transportado por perto de 90 homens), muitos pendões de seda, cruzes alçadas, figuras alegóricas a pé e a cavalo, bois muito grandes enfeitados com flores, campainhas e cavalos. Ao fim da manhã, é celebrada a Eucaristia Solene no Auditório do Santuário com milhares de fiéis.

É uma romaria de tradições religiosas sendo de destacar a importante procissão, que decorre sempre ao fim da tarde do dia 14, onde se mostra o maior andor existente no país (inscrito no livro dos records do Guinness), transportado por homens. É comovente e consolador ver a crença dos devotos que vêm cumprir as suas promessas, no fim da procissão, arrastando-se de joelhos, amortalhados e carregados com diversos círios. Algumas pessoas, em momentos de aflição, oferecem a Nossa Senhora Aparecida os seus anéis, os seus cordões de ouro, os seus brincos e a Ela lhos vão entregar no dia da sua festa. A fé nota-se sempre crescente em todas as pessoas, desde os mais humildes até às de mais elevada posição.
À noite queima-se uma enorme sessão de fogo de artifício (diz-se por ai que é sempre umas das melhores da zona), diversas filarmónicas ali se reúnem também.
No dia 15 há corrida de motorizadas de 50CC e 80CC durante a tarde, a recordar as velhas corridas de feira. A noite é animada com conjuntos musicais populares e grande sessão de fogo de artifício em volta do Santuário e do Grande Andor que se encontra em exposição no adro.

Oração à Nossa Senhora Aparecida

Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida.
Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
vós que sois a mais bela das Mães,resfazer
a quem eu amo de todo o meu coração.
Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.
Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,
até a hora da minha morte. 
        in http://pt.wikipedia.org/wiki/

in: www.rotadoromanico.com

Sem comentários: