terça-feira, 20 de julho de 2010

O Porto




Miguel Torga elogiou o Porto, desta forma:





(...)  "Chão humoso das nossas caseiras virtudes e defeitos. Porto de Portugal e não da Europa ou do mundo, quem o enquadrar, como eu, numa visão espectral da pátria, há-de por força senti-lo também embalado numa toada velha e diligente de socos a roer granito. (...) O Porto representa apenas, como não podia deixar de ser, um retalho precioso do pequeno mapa que nos coube na lotaria do globo. Esse pouco, porém, chega e sobra. O granito é mica, quartzo e feldspato, - mas é granito.  (...)
        Se, de resto, Garrett pôde nascer no calor do seu coração, se António Nobre pôde morar em paz dentro de suas portas, e se mesmo numa das suas cadeias pôde ser escrito O Amor de Perdição, que demónio é preciso mais para honrar os pergaminhos de alguém?
         Ah! Eu gosto do Porto!" (...) Gosto de um Porto cá muito meu, de que vou dizer já, e amo-o de um amor platónico, avivado de ano a ano à passagem para a minha terra natal, quando o Menino Jesus acena lá das urgueiras. (...)
         De vez em quando perco a cabeça, estrago os horários e vou ao Museu Soares dos Reis ver o Pousão, passo pela igreja de S. Francisco, ou meto-me num eléctrico e dou a volta ao mundo, a descer à Foz pela Marginal e a subir pela Boavista. (...)
       Como aqueles nossos velhos solares que, limpos das teias de aranha, fazem corar de vergonha qualquer arranha-céus de cimento construído ao lado, o Porto só precisa de ser espanejado do pó do tempo para competir com qualquer terra que se lhe queira medir."   (...)            
                              
in Portugal, Miguel Torga




            
                           









Sem comentários: