segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Benefícios do vinho




O consumo moderado de vinho pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, artrite e até cancro de mama. A bebida também pode ajudar a controlar o peso, prevenir efeitos negativos do sedentarismo e proteger as mulheres da osteoporose. 

Os componentes do vinho que são os responsáveis pela sua fama são o álcool e os polifenóis. O álcool aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), reduz o risco de formação de coágulos e possui efeito anti-inflamatório. Já os polifenóis reduzem a produção de substâncias vasoconstrictoras e a formação de trombos pela agregação plaquetária, além de possuir efeito antioxidante. 

O resveratrol pode prevenir os efeitos negativos do estilo de vida sedentário. A substância não é uma substituta para o exercício, mas pode ajudar a reduzir alguns efeitos. Vale lembrar que a prática de exercícios físicos é super importante para nossa saúde!

Vinho pode proteger mulheres contra a osteoporose e reduzir o risco de artrite. Pode ainda impedir aumento de peso: a substância piceatannol, presente no vinho tinto, pode retardar a geração de células jovens de gordura impede-as de se transformarem em células maduras. A pesquisa foi realizada pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

O consumo moderado pode proteger contra doenças cardíacas e diabetes: o resveratrol, presente no vinho tinto, ajuda pessoas com alto risco de doença cardíaca e diabetes. O antioxidante pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. 

O Vinho pode ajudar mulheres a engordar menos: mulheres que saboreiam a bebida com moderação, especialmente uma taça de vinho tinto por dia, engordam menos. A pesquisa realizada por Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, avaliou por 13 anos 19.200 americanas a partir de 39 anos. O estudo sugere que o corpo processa as calorias do álcool de forma diferente das dos alimentos. 

Vinho tinto pode ajudar a reduzir risco de cancro da mama em mulheres: o estudo do Centro Médico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, constatou que substâncias químicas nas cascas e sementes das uvas tintas reduziram ligeiramente os níveis de estrogénio, enquanto elevaram a testosterona, em mulheres na pré-menopausa que ingeriram a bebida à noite durante cerca de um mês.

O resveratrol ainda melhora o desempenho físico, a função do coração e a força muscular. As descobertas são de experimentos de laboratório realizados pela Universidade de Alberta, no Canadá. 

Conclusão: uma ou duas taças de vinho por dia podem melhorar a qualidade de vida.

Lembre-se que antes de tudo, é importante consultar o médico.

Saúde!

Fonte de Pesquisa: Portal Terra

Sem comentários: