quinta-feira, 17 de outubro de 2013

OLÁ, PAIS: assunto sério: "...deverão as crianças poder usar telemóveis? "

"EXAME INFORMÁTICA

 Governo francês pondera proibir crianças de usarem telemóveis 

17/10/2013 11:15  

A partir de que idade, uma criança – ou um adolescente - poderá começar a usar telemóvel?questão está a ser analisada pelo governo francês, depois de um relatório que aconselha a limitar a exposição dos mais novos às radiações eletromagnéticas.


Como muitos pais em todo o mundo desenvolvido, Marisol Touraine, ministra da Saúde da França, tem um dilema de difícil solução entre mãos: deverão as crianças poder usar telemóveis?  
Um relatório da Agência Nacional de Segurança Sanitária na Alimentação, no Trabalho e no Ambiente (ANSES) pode levar o governo francês a tomar uma decisão nos próximos tempos. Segundo o site Numeramam, o relatório da ANSES não propõe a proibição, mas desaconselha o uso de telemóveis (quando em modo de conversação) por crianças, a fim de evitar a exposição às radiações eletromagnéticas geradas pela conexão com as redes móveis.
Confrontada com a questão durante uma entrevista na rádio France Info, a ministra da Saúde francesa admitiu que a questão de proibir o uso de telemóveis pelas crianças está a ser ponderada.
O assunto não é propriamente novo: em 2010, a aprovação da denominada lei Grenelle 2 abre a possibilidade de as autoridades aplicarem a proibição do uso de telemóveis por crianças com menos de seis anos de idade. Caso o governo francês volte a tomar uma iniciativa legislativa na matéria, há uma segunda questão que se coloca: será que vai enveredar pela proibição total? E a proibição será aplicada apenas a crianças com menos de seis anos de idade, ou poderá estender-se aos adolescentes?
Há uma probabilidade considerável de o governo gaulês não tomar qualquer decisão até 2014. No início do próximo ano, a ANSES deverá dar a conhecer um relatório mais detalhado sobre os efeitos que a exposição às radiações das redes móveis pode ter no desenvolvimento do cérebro nos utilizadores mais novos. O que pode ajudar o governo a tomar uma decisão sobre a matéria
Ainda antes desse relatório pormenorizado ser anunciado, Dominique Gombert, diretor de Avaliação de Riscos para a Saúde da ANSES, recomendou que se limite o uso de telemóveis por crianças, e que sempre que possível, se opte pelos auriculares Bluetooth. O envio de SMS não foi sujeito a qualquer reparo ou restrição.
A França não é o único país da UE que já começou a trabalhar em legislação que impede o uso de telemóveis por crianças. Na Bélgica, foi aprovada, em março de 2013, uma lei que impede a venda de telemóveis a crianças com menos de 7 anos de idade. Segundo as estimativas mais recentes, duas em cada três crianças belgas têm telemóveis."
FONTE
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2013-10-17-governo-frances-pondera-proibir-criancas-de-usarem-telemoveis?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2013-10-17

Sem comentários: